Como é a organização da Ação Católica Portuguesa?
Ela foi ferramenta da CIA para interferir nas eleições de países católicos no pós- Segunda Guerra Mundial. A Ação Católica foi fundada em 1929 pelo Papa Pio XI. Em 1938, o Papa Pio XI criou uma direção central para a Ação Católica. Em 1960 o Papa João XXIII criou uma comissão preparatória para o apostolado dos laicos.
Quais as organizações que mais se destacaram na efervescência Católica do século XVI?
Entre as organizações que mais se destacaram na efervescência católica do século XVI, destaca-se a Companhia de Jesus. Com sua fundação no ano de 1534, foi responsável por grande trabalho educacional e missionário em escala mundial, principalmente no Novo Mundo.
Quando foi fundada a Acção Católica Portuguesa?
A Ação Católica foi fundada em 1929 pelo Papa Pio XI. Em 1938, o Papa Pio XI criou uma direção central para a Ação Católica. Em 1960 o Papa João XXIII criou uma comissão preparatória para o apostolado dos laicos.
Quando surgiu a restauração católica no Brasil?
12 AZZI, R. O início da restauração católica no Brasil: 1920. Revista Síntese, Belo Horizonte, MG, v. 4, n. 10, p. 61-89, mai/ago 1977. 13 MANOEL, I. A. A Criação de paróquias e dioceses no Brasil no contexto das reformas ultramontanas e da ação católica.
El Papa
El Papa es el obispo de Roma, cabeza de la Iglesia católica y del Colegio Episcopal. Además tiene el título de soberano en el Estado de la Ciudad del Vaticano y otros como santo padre, vicario de Cristo o sucesor de Pedro.
Cardenales
Los cardenales pueden considerarse los Príncipes de la Iglesia y son elegidos directamente por el Papa y nombrados en una ceremonia llamada consistorio. Para su elección, su santidad debe valorar virtudes como la inteligencia, la piedad o la prudencia en su toma de decisiones.
Obispos y arzobispos
Los obispos se consideran los sucesores de los apóstoles y como tales representan una figura de maestría para la doctrina, sacerdotes del culto y ministros del gobierno.
Presbíteros
Los presbíteros son aquellos sacerdotes que sirven en una determinada diócesis y son representantes de un mismo obispo. Actúan como responsables de una parroquia, aunque no tienen el poder de administrar la confirmación ni ordenar nuevos sacerdotes.
Diáconos
La palabra diácono proviene del griego “diakonos”, cuyo significado era servidor. Entre las funciones principales de los diáconos destacan servir al obispo y a los presbíteros, asistir a diferentes ceremonias como matrimonios, proclamar el Evangelio, predicar con la fe católica y realizar diferentes servicios de caridad.
Laicos y consagrados
Finalmente en el peldaño más bajo de la organización jerárquica de la Iglesia católica encontramos los laicos y consagrados. Este último grupo se consideran los testigos de Cristo, encargados de descubrir o de idear los medios para impregnar de vida cristiana las realidades sociales, también en el interior de la sociedad.
1. RESUMO
O trabalho que exponho analisa as estratégias de inserção na história da Igreja Católica Romana, seus aspectos e relevâncias para o Estado Brasileiro, tendo como base uma teoria metodológica, política e eclesiástica que demanda de Roma.
2. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como objetivo analisar e descrever a História da Igreja Romana para o Brasil, seus objetivos e fundamentos derivados da Igreja Católica Apostólica Romana para sua inserção na política brasileira.
3. A IGREJA DE ROMA COMO SANTA SÉ FORMADORA DA IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA
Com o fim de proporcionar uma melhor compreensão da Santa Sé em meio a um governo republicano no Brasil, importante ser essa questão discutida em separado, quando optando por fazer uma descrição elucidativa da estrutura organizacional da igreja, ante o Estado brasileiro e sua representação diplomática.
5. ESTRATÉGIAS DA ORDEM ROMANA COM A ORDEM CATÓLICA BRASILEIRA
Para melhor compreender a doutrina embasada nas opções estratégicas da Igreja Católica no Brasil, na questão social e no combate ao comunismo, insta esclarecer alguns acontecimentos subsequentes à Revolução de 1930, quando se elaborou uma breve análise da Doutrina Social Católica, sobrepondo-se aos fundamentos da condenação ao comunismo, na defesa da propriedade privada..
6. CONCLUSÃO
Embora não tenha sido firmado um acordo oficial entre o Brasil e a Santa Sé, após a visita de Eugénio Pacelli ao Brasil, em 1934, e com a eclosão do movimento comunista, em 1935, a Santa Sé e o governo assumiram uma postura colaborativa entre Estados, com vistas à contenção do comunismo que, para Vargas, era considerado como uma ameaça externa à soberania nacional e, para a Santa Sé, era visto como a principal ameaça à sociedade cristã..
7. REFERÊNCIAS
AQUINO, Tomás. Suma teológica. Tradução de Alexandre Corrêa, organização de Rovílio Costa e Luis A. de Boni. 2. ed. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, Sulina Editora; Caxias do Sul, Universidade de Caxias do Sul, 1980. 5 v.