A açao d ecumprimento na justiça do trabalho se destina

image

Qual a jurisprudência da Justiça do trabalho?

A Justiça do Trabalho não controverte mais sobre tal ponto e tem jurisprudência uniforme nesse sentido. Há decisão do STF sobre tema correlato: (E- RE 104.543-MG, TP, RTJ, 122:678).

Qual a jurisprudência da Justiça do trabalho sobre planos de saúde?

A Justiça do Trabalho não controverte mais sobre tal ponto e tem jurisprudência uniforme nesse sentido. Há decisão do STF sobre tema correlato: (E- RE 104.543-MG, TP, RTJ, 122:678). Crescem, na Justiça do Trabalho, as ações sobre planos de saúde instituídos por empresa para seus empregados.

Qual a origem da Justiça do trabalho?

Apesar de prevista pela Carta de 1934, a Justiça do Trabalho não chegou a ser efetivamente instalada durante sua breve vigência. A Constituição de 1937 manteve, em linhas gerais, o disposto por sua predecessora para a Justiça do Trabalho, inclusive quanto à sua pertença à estrutura do Poder Executivo.

image


Quando ocorre a prescrição intercorrente na Justiça do Trabalho?

11-A, CLT. Ocorre a prescrição intercorrente no processo do trabalho no prazo de dois anos. § 1° A fluência do prazo prescricional intercorrente inicia-se quando o exequente deixa de cumprir determinação judicial no curso da execução.


Quem tem a capacidade postulatória no processo trabalhista?

3.Capacidade Postulatória (Ius Postulandi) No processo do trabalho, a capacidade postulatória está facultada diretamente ao empregado e empregador, de modo que sejam praticados pessoalmente todos os atos autorizados para o exercício do direito de ação, independentemente do patrocínio de advogado, conforme o art.


Quais os critérios que definem a competência na Justiça do Trabalho?

Ainda, segundo Schiavi{C}[2], “há um certo consenso na doutrina processual brasileira” e, assim, os critérios de competência da Justiça trabalhista são repartidos em razão: das matérias (também chamada de razão objetiva ou em razão da natureza da relação jurídica); das pessoas (em razão da qualidade das partes …


Quando é cabível ação rescisória na Justiça do Trabalho?

Assim, cabe ação rescisória quando houver fundamento para invalidar confissão real, renúncia ao direito, reconhecimento do pedido ou transação em que se baseou a sentença.


Quem tem a capacidade postulatória?

Por definição, a capacidade postulatória consiste na aptidão a peticionar perante o Estado-juiz[1]. Essa capacidade é restrita aos advogados (públicos ou privados), membros da Defensoria Pública e do Ministério Público, estes apenas para o desempenho de suas funções institucionais.


O que é legitimidade postulatória?

LEGITIMIDADE POSTULATÓRIA. É entendimento da jurisprudência do e. Superior Tribunal de Justiça que apenas o advogado possui legitimidade para recorrer do indeferimento do pedido de destaque, no montante da execução, do valor relativo à verba honorária contratual devida pelo seu constituinte.


Quais as competências e incompetências da Justiça do Trabalho?

INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO A Justiça do Trabalho é incompetente para julgar questões de acidentes do trabalho. A EC nº 45, ao dispor que compete à Justiça do Trabalho julgar as ações oriundas das relações de trabalho, não foi explícita em atribuir-lhe competência para decidir sobre acidentes de trabalho.


Como se dá a competência da Justiça do Trabalho em razão do lugar?

A regra para definição da competência em razão do lugar encontra-se no artigo 651 da CLT. De acordo com referido dispositivo a competência em razão do lugar, na Justiça do Trabalho, em regra, se dá no local da prestação dos serviços.


Quais são as hipóteses de relação de trabalho abrangidas pela competência trabalhista?

Três, portanto, são os elementos da relação de emprego: o empregado, o emprego e o empregador. Assim, a Emenda Constitucional nº 45 ao adotar o termo relação de trabalho acabou por alargar a competência material da Justiça do Trabalho.


Quais são os requisitos da ação rescisória no processo do Trabalho?

O prazo legal para interposição da ação rescisória trabalhista é de dois anos. Esse prazo é contado a partir da data de trânsito em julgado da última decisão proferida no processo que seja objeto da rescisória.


Quando não cabe ação rescisória?

“Não cabe ação rescisória quando o julgado estiver em harmonia com o entendimento firmado pelo Plenário do Supremo à época da formalização do acórdão rescindendo, ainda que ocorra posterior superação do precedente.”


O que é uma ação rescisória na Justiça do Trabalho?

A ação rescisória, comumente abreviada de AR, é uma ação que tem como objetivo rescindir ou invalidar uma decisão de mérito proferida de uma ação trabalhista, sentença ou acórdão, que está transitada em julgado, desfazendo assim uma decisão da qual não se possa recorrer.


INTRODUÇÃO

As leis atribuem aos órgãos judiciais as questões que devem estar ao alcance do seu julgamento, seguindo um princípio de divisão do trabalho. Assim, os órgãos judiciais trabalhistas também têm traçados em lei os seus poderes para conhecer e solucionar as lides. O estudo desse tema é o da competência da Justiça do Trabalho.


1. DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIA

Competência é a distribuição interna do exercício da atividade jurisdicional, ou seja, é a “medida” da jurisdição. Todo juiz tem jurisdição, entretanto só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdicionais.


2. COMPETÊNCIA MATERIAL

Quando à competência material, o tema pode ser analisado sob o ângulo dos setores do direito do trabalho, dos tipos de relações jurídicas e dos dissídios individuais e coletivos.


3. COMPETÊNCIA TERRITORIAL

Denomina-se competência territorial ou de foro aquela determinada com base nos espaços geográficos sobre os quais ata o órgão jurisdicional. Trata-se, portanto, de um modo de delimitação territorial da jurisdição.


4. COMPETÊNCIA FUNCIONAL

A competência funcional é a definida em razão das atribuições das quais se desincumbem as pessoas. Refere-se a um aspecto do processo: os atos que cabem aos diferentes órgãos e juízes, no mesmo processo.


5. CONFLITOS DE COMPETÊNCIA

Dão-se quando dois ou mais juízes se derem por competentes ou incompetentes. Na jurisdição trabalhista, os conflitos de competência, previstos do art. 803 ao 812, serão resolvidos na forma do art. 808, da CLT. De acordo com o art. 805 da CLT, o conflito pode ser suscitado pelo juiz, pelas partes ou pelo Ministério Público.


6. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

A CLT, no seu art. 643, § 2º, dispõe que as questões referentes a acidentes de trabalho continuam sujeitas à justiça ordinária. A Justiça do Trabalho é incompetente para julgar questões de acidentes do trabalho.


Tribunais Regionais do Trabalho

A exemplo do TST, em 1946, quando a Justiça do Trabalho foi integrada ao Poder Judiciário, surgiram os TRTs, em substituição aos Conselhos Regionais do Trabalho.


Juízes do trabalho

Em função da extinção das Juntas de Conciliação e Julgamento (EC 24/1999), a jurisdição trabalhista no primeiro grau passou a ser exercida por um juiz singular, denominado juiz do trabalho, que exerce suas funções nas denominadas Varas do Trabalho.


Caso Prático

O Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quarta-feira (19), a sessão de encerramento do ano judiciário do TST. O presidente, ministro Brito Pereira, destacou dados estatísticos que apontam movimentação processual positiva em 2018.

image


I – Introdução

  • OJudiciário brasileiro tem, desde a Carta de Outubro de 1988, recebido cada vez maiores competências, assim passando aatuar mais ativamente na vida da sociedade. Concomitantemente, o Direito Processual tem, desde então, nas diversas áreas, sido aprimorado,de modo a propiciar ao Juiz pronunciar, com maior celeridade, o ideal de pacificaçã…

See more on jus.com.br


II -Competência Funcional

  • Outraquestão que se coloca é a da competência em matéria de pedido de tutela antecipada,específica ou não (CPC, artigo 273 e ss. e artigo 461, parágrafo 3° e ss.),notadamente em face à natureza colegiada dos Juízos Trabalhistas. Contudo,como de regra se tem verificado para outras hipóteses, as concessões de liminares(porque o inciso XI do artigo 659 consolidad…

See more on jus.com.br


III – Requisitos

  • Porfim, admitida a antecipação de tutela no processo do trabalho, e definida a competênciamonocrática do Juiz Togado, cabe delinear quais requisitos imprimir ao pleito que assimseja deduzido, em face das normas insculpidas nos artigos 273 e 461 do CPC. Oartigo 273 disciplina a antecipação de tutela (inominada), enquanto o artigo 461 aantecipação de tutela es…

See more on jus.com.br


IV -Liminares — Diferenças

  • Comentandoos temas, o emérito professor Cândido Rangel Dinamarco insiste em que a antecipação detutela inserida no processo cognitivo se destina a resguardar o direito material e, assim,não se pode confundir com as tutelas do processo cautelar, que se destinam a resguardarnão o direito da parte, mas o exercício da jurisdição pelo Estado, protegendo oprópri…

See more on jus.com.br


V -Conclusão

  • Nestesentido, a antecipação de tutela, específica ou inominada, denota ser plenamenteaplicável no Processo do Trabalho, sendo decisão que, pela sua natureza interlocutória,e pelo caráter urgente, cabe ser apreciado, quer nas Juntas, quer nos Tribunais, emjuízo singular do Juiz do Trabalho ou Relator, tanto mais porque submetida a reexame aqualquer tempo, e condicionada, …

See more on jus.com.br

Leave a Comment