Como ocorre a erosão?
A erosão é um processo de transformação ocorrido no exterior da crosta terrestre, sendo classificada no grupo de fatores exógenos de modificação do relevo. Esse processo natural, mas que pode ser agravado pela ação do homem, pode ocorrer de diversas maneiras.
Qual é a diferença entre erosão dos solos e erosão excessiva?
Enquanto a erosão dos solos é um processo natural, as atividades humanas aumentaram de 10 a 40 vezes a taxa em que a erosão está ocorrendo globalmente. A erosão excessiva (ou acelerada) causa problemas “no local” e “fora do local”.
Quais fatores afetam a erosão do solo?
Além disso, a diversificação de culturas e o não revolvimento melhoram a agregação e contribuem para a infiltração da água no perfil do solo. Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.
Quais são os causadores da erosão?
A principal causa natural é a água! No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como a principal causadora. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra.
Como é o processo de erosão?
Erosão é o sistema de deterioração dos solos e rochas provocado por agentes naturais (chuva, água, vento, gelo, clima, etc.) e antrópicos (intervenção humana). As partículas com os nutrientes da superfície são arrastados de um local para outro, provocando modificações nas paisagens.
Qual é a causa da erosão?
Entre os fatores que mais contribuem para a erosão destacam-se: desmatamento, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem das estradas, mineração, serviços agrícolas de forma desordenada, entre outros.
Quais ações acelera a erosão?
A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, e que pode gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.
Como ocorre a erosão causada pela ação humana?
Erosão antrópica (seres humanos): é a erosão causada pelo homem, que tem papel importante na modificação do relevo, acelerando o processo de erosão, seja desmatando florestas para pastos, estradas, cidades, seja cavando túneis, aplainando morros, alterando biomas, conquistando mares, entre outras ações.
Quais são as causas e consequências da erosão?
O que é erosão do solo, causas e consequências Esse desgaste natural do solo tem provocado diversos problemas para as pessoas, como deslizamentos de terra – provocando até mortes -, assoreamento, além da contaminação da água potável. Os prejuízos financeiros também são significativos.
Quais são os principais agentes causadores da erosão?
Os principais agentes erosivos são:Agente pluvial. Diz respeito às águas da chuva, que variam conforme sua intensidade e frequência. … Agente fluvial. … Agente marinho. … Agente eólico. … Agente glacial. … Agente gravitacional.
O que fazer para conter erosão?
A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.
Como a ação do homem pode acelerar o processo de erosão Cite exemplos?
A agricultura intensiva, o desmatamento, as estradas, as mudanças climáticas antropogênicas e a expansão urbana estão entre as atividades humanas mais significativas em relação ao seu efeito na estimulação da erosão.
Quais são os tipos de processos erosivos?
As etapas da erosão compreende desgaste, desprendimento, arraste e deposição de partículas de solo, sendo as águas das chuvas (erosão hídrica) e os ventos (erosão eólica) os dois principais agentes do processo erosivo no Brasil. E essas etapas passam por processos específicos.
Como a erosão pode comprometer a atividade humana?
A erosão causa efeitos diretos na produtividade agrícola e consequências ambientais, pois a terra transportada pelas enxurradas provoca sérios danos à qualidade da água, poluindo os reservatórios e os cursos de água, o que coloca em risco a saúde humana e animal e a fauna aquática.
O que é erosão do solo e como ela ocorre
A erosão do solo é um processo em que partículas são transportadas da matriz do solo para outro local por meio da ação de algum agente, normalmente o vento ou a água.
Fatores que afetam a erosão do solo
Existem diversos fatores que afetam diretamente a erosão do solo na sua propriedade, eles são a erosividade, a erodibilidade, topografia, a cobertura do solo e uso de práticas agrícolas.
A principal causa natural é a água!
No que se refere às ações da natureza, podemos citar as chuvas como a principal causadora. Ao atingir o solo, em grande quantidade, provoca deslizamentos, infiltrações e mudanças na consistência do terreno. Desta forma, provoca o deslocamento de terra.
O vento e a mudança de temperatura também são causadores importantes da erosão
Nos países onde existem vulcões, quando um entra em erupção quase sempre ocorre um processo de erosão, pois a quantidade de terra e rochas deslocadas é grande.
A principal causa artificial é a intervenção humana na alteração do solo
O ser humano geralmente é o mais importante agente provocador das erosões. Ao retirar a cobertura vegetal de um solo, este perde sua consistência, pois a água, que antes era absorvida pelas raízes das árvores e plantas, passa a correr sobre o solo. Esta água em velocidade causa a instabilidade e consequente erosão do solo.
Prejuízos à humanidade
A erosão tem provocado vários problemas para o ser humano. Constantemente, ocorrem deslizamentos de terra em regiões habitadas, principalmente em regiões carentes, provocando o soterramento de casas e mortes de pessoas.
Descrição geral
Erosão é a ação de processos superficiais, (tal como a ação do fluxo de água ou vento) que remove solo, rochas, ou material dissolvido de um local na crosta da Terra, que então o transporta para outro local. Enquanto a erosão é ação desses processos superficiais, a gliptogênese é a formação da superfície terrestre como consequência dos processos erosivos que provocam a destrui…
Tipos de erosão
A erosão pluvial é causada pelo movimento da chuva resultando o desgaste do solo, e produzem quatro tipos principais de erosão do solo: erosão de respingos, erosão laminar, erosão em sulcos e erosão de desembarque ou voçorocas. A erosão de respingos é geralmente vista como o primeiro e o menos grave estágio no processo de erosão do solo, que é seguido pela erosã…
Fatores que afetam a taxa de erosão
A quantidade e intensidade da precipitação é o principal fator climático que rege a erosão do solo pela água. O relacionamento é particularmente forte se ocorrerem fortes chuvas em momentos em que, ou em locais onde, a superfície do solo não está bem protegida pela vegetação. Isso pode ser durante os períodos em que as atividades agrícolas deixam o solo, ou em regiões semi-áridas onde a vegetação é naturalmente esparsa. A erosão do vento requer ventos fortes, particularme…
Erosão dos sistemas terrestres
As cordilheiras são conhecidas por ter levado muitos milhões de anos para errodir na medida em que deixam de existir. Os estudiosos Pitman e Golovchenko estimam que é preciso mais de 450 milhões de anos para erradicar uma massa montanhosa semelhante ao Himalaya em uma penumbra quase plana se não houver grandes mudanças no nível do mar. A erosão das cadeias de montanhas pode criar um padrão de cúpulas igualmente elevadas, chamadas de cúpula de a…
Fatores que contribuem
Muitas ações promovidas pelo homem, causam o aceleramento no processo de erosão, como por exemplo:
• os desmatamentos (desflorestamentos) que consequentemente irão desproteger os solos das águas pluviais.
• o avanço imobiliário em encostas que, além de provocar o desflorestamento, provocam a erosão acelerada devido ao declive do terreno.
Ver também
• Aluvião
• Assoreamento
• Deslizamento de terra
• Erosividade
• Geologia
Ligações externas
• «ABRH – Associação Brasileira de Recursos Hídricos»
• «Voçoroca – Dicionário livre de Geociências»
• The Soil Erosion Site
• International Erosion Control Association