Qual a importância da escola na formação da sociedade?
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.
Qual é a relação da escola com a sociedade?
O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a primeira exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da segunda.
Como a escola pode ajudar na qualidade de vida da sociedade atual?
Com as crianças mantendo uma interação regular com os adultos e com boa qualidade de vida, a escola pode abrir espaço para feedbacks. As opiniões dos alunos são muito importantes para a melhoria da escola. Além de incentivar o senso crítico e a comunicação das crianças, a escola pode fazer melhorias estruturais.
Como deve ser a relação da escola com a comunidade?
Comunidade e escola precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, construindo uma identidade própria e coletiva, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
O que a educação representa para a sociedade?
Esses autores observam que a educação é uma instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante as formas normalizadas de uma construção social. Para simplificar, a educação é o órgão do sistema de uma sociedade responsável por manter a constante reinstauração da ordem estabelecida.
Como a educação pode contribuir para transformar a sociedade?
Permite a compreensão do mundo A importância de compreender o mundo é para qualquer ser humano. A educação torna as pessoas mais críticas e conscientes, colabora no crescimento econômico do país e promove a igualdade social. São diversas as transformações que a educação pode causar no mundo.
O que a escola pode fazer para melhorar?
Confira a seguir:Capacitação e valorização dos professores. … Adoção de uma plataforma de ensino. … Estímulo ao protagonismo dos alunos. … Desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno. … Inserção da tecnologia na sala de aula. … Uso de material didático contextualizado. … Melhora do ambiente educativo.More items…•
A escola enquanto transformadora social
Antes de tudo é preciso entender que a escola precisa ser mais que um lugar que transmite conteúdos engessados e espera que os alunos saiam por aí reproduzindo-os. A educação existe para ensinar a criança a desenvolver suas percepções de mundo.
Desenvolver o pensamento crítico do aluno
Métodos de obediência extrema, apesar de sempre questionáveis, não funcionam tão bem quanto antigamente. A nova geração de alunos costuma ser instigada por todos os lados e mídias.
Formar cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa
A função social da escola na formação do aluno enquanto cidadão é prepará-lo para a sociedade atual. Conectando o conhecimento com as vivências do aluno. Durante uma aula, por exemplo, o estudante tem a oportunidade de aprender algo enquanto se socializa com outros indivíduos de diversas idades, classes sociais, etnias, histórias, etc.
Ensinar os alunos a entenderem seus direitos e deveres
Toda sociedade possui, é claro, regras de convivência que precisam ser obedecidas para que todos sejam tratados, na medida do possível, de forma justa e igualitária.
Desenvolver potencialidades físicas e socioemocionais do estudante
Um dos papéis fundamentais da escola é preparar seus alunos para os desafios da vida. Mais do que preparar o estudante para a vida profissional, ela é responsável por desenvolver e exercitar as potencialidades físicas e socioemocionais deles.