Em uma escola, a ideia do protagonista está muito ligada a colocar o aluno no centro de todas as etapas do processo educativo, permitindo que ele tenha um papel ativo. É a isso que chamamos de protagonismo juvenil. Para que o aluno tenha esse papel ativo, é necessário que a escola esteja aberta para formar grupos e dar espaço para debates.
Qual a importância do protagonismo juvenil nas escolas?
Acredito que a importância do protagonismo juvenil nas escolas tenha um poder muito grande de evitar a evasão escolar. O protagonismo juvenil supera barreiras como o desinteresse na escola, quando o estudante se torna sujeito de sua aprendizagem.
Como estimular o protagonismo dos jovens?
É por isso que a sua escola precisa se orientar a favor do fomento intencional e estruturado ao protagonismo. Isso se dá por meio de boas oportunidades educativas proporcionadas pela escola a partir de desafios que estimulem os jovens a construir uma postura protagonista.
Por que a escola não envolve os estudantes no planejamento dos projetos a serem desenvolvidos?
Se a escola não envolve os estudantes no planejamento dos projetos a serem desenvolvidos, torna-se mais difícil instigar o protagonismo deles. É preferível trabalhar com ampla participação dos jovens em todas as fases de um projeto.
Por que o jovem é o elemento central da prática educativa?
Para deixar claro, segundo Antonio Carlos, neste processo, o jovem se torna o elemento central da prática educativa, participando ativamente de todo o procedimento, desde a elaboração, a execução até a avaliação das ações propostas.
Qual o papel da escola no desenvolvimento do protagonismo juvenil?
A proposta pedagógica pode fomentar o protagonismo juvenil na sua escola. As escolas precisam assumir o compromisso de empoderar os seus alunos desde o planejamento para o ano letivo. Já na proposta pedagógica, os educadores podem incentivar o desenvolvimento do protagonismo juvenil.
Como posso estimular o protagonismo juvenil na escola?
5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escolaDeixe o aluno à vontade. … Não coloque muitas regras. … Faça com que o aluno levante seus problemas e necessidades e tome a iniciativa. … Marque reuniões com frequência. … Apoio do educador é essencial.
Quais são os três pilares do protagonismo juvenil?
Ciclo do ProtagonismoAtitude: É saber quando e onde você quer chegar e o que precisa fazer para chegar lá. … Proatividade: É ter autoconfiança, assumir o controle e responsabilidade pelas suas ações e antecipar necessidades. … Paixão: É quando os objetivos saem da mente e chegam ao coração. … Significado: … Reflexão:
O que é protagonismo juvenil Brasil escola?
No Protagonismo Juvenil o jovem é sempre o ator principal em ações que dizem respeito a problemas concernentes ao bem comum, na escola, nos grupos sociais, nas comunidades de bairro, ou na sociedade de maneira geral. Nesse tipo de ação há a influência do jovem na conjuntura social para resolver problemas reais.
Como promover o protagonismo dos alunos?
Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!5 dicas para promover o protagonismo dos alunos na prática. … Abra espaço para participação ativa em diferentes processos. … Trabalhe com atividades em diferentes formatos. … Demonstre que os erros também fazem parte da aprendizagem.More items…•
Que atitude a escola pode tomar para incentivar o protagonismo e a participação dos estudantes?
Um dos caminhos para estimular o protagonismo nas escolas é entender os adolescentes e analisar as formas de agir em relação a eles. O jovem deve ser visto como solução e não como problema. É imprescindível que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica ou manipulada.
Quais são as habilidades do protagonismo juvenil?
Organizar, sistematizar e disseminar informações de interesse coletivo; compartilhar conhecimentos; expressar-se de maneira clara, oralmente e por escrito; trabalhar em equipe, convivendo com a diversidade de ideias; aprender a autoavaliar-se identificando aprendizagens adquiridas.
O que é protagonismo juvenil explique e dê exemplos?
É a participação do jovem como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade como um todo.
Quais atitudes de um jovem protagonista?
Confira algumas atitudes para você parar de procrastinar e se tornar o diretor do roteiro da sua vida.Tenha foco. … Saber qual direção seguir. … Planejar os passos para te levar na direção dos seus sonhos. … Estar bem consigo mesmo. … Não ter medo de abraçar desafios.
O que é o protagonismo na escola?
O protagonismo do aluno parte da perspectiva de que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender. Assim, o estudante assume uma posição mais ativa no próprio processo de aprendizado e desenvolve habilidades socioemocionais enquanto aprende o conteúdo das disciplinas.
O que é ser protagonista em uma escola?
Como já dito, um aluno protagonista é um aluno autônomo, capaz de pensar e agir por conta própria, de buscar informações e alternativas para resolução dos desafios que se impõem.
O que significa o termo protagonismo juvenil?
Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade.
RESUMO
Neste trabalho, pretende-se refletir sobre a importância da escola no desenvolvimento do Protagonismo, buscando estabelecer conexões entre as características do protagonista com a realização dos seus Projetos de Vida.
1. INTRODUÇÃO
A educação, diante dos enormes desafios do nosso século, tem buscado se adequar e oferecer uma formação que não apenas alcance a dimensão cognitiva do aluno, mas também as dimensões do seu corpo, do seu espírito, das suas emoções. Assim, a educação começa a perder a sua unidimensionalidade, passando a ser interdimensional.
2. O QUE É PROTAGONISMO?
Ao consultarmos o “Dicio”, dicionário online da Língua Portuguesa, constatamos que protagonismo é a “ qualidade da pessoa que se destaca em qualquer situação, acontecimento, exercendo o papel mais importante dentre os demais […].”
3. PROTAGONISMO E PROJETO DE VIDA
Como centralidade do modelo pedagógico da Escola da Escolha, que contempla o Ensino Médio em Tempo Integral em diversos Estados brasileiros, está o Jovem e o seu Projeto de Vida. O sonho, antes apenas visto como algo inatingível, ganhou corpo, metas, estratégias e ações, amplificando as chances de sua concretização.
4. A ESCOLA E OS ESPAÇOS DE PROTAGONISMO
Espaço privilegiado para a aprendizagem, a escola é, também, ambiente propício para a socialização e inserção de jovens em debates de temas de abrangência geral. Na modalidade em tempo integral, as possibilidades de movimentar temas geradores de discussões e provocar as possíveis soluções, pelos diferentes grupos de alunos, é ainda maior.
4.2 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO (O.E.)
A essência do Estudo Orientado (ou Orientação de Estudo) não está propriamente nas aulas, mas em todo um planejamento que as precede. Essa metodologia foi criada para favorecer o autodidatismo e as ferramentas que dele decorrem: planejamento, pesquisa, organização, compromisso, disciplina etc.
4.3 PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E AULAS DE PROJETO DE VIDA
As aulas experimentais das ciências são um ótimo espaço para o exercício do Protagonismo. Principalmente quando o professor não desenvolve todos os procedimentos teóricos e práticos, dando as conclusões e embasamentos, sem sequer abrir espaço para a externalização da curiosidade dos jovens.
No RJ: Amanda e o combate à pobreza menstrual
Foi por causa de um caso de assédio em uma escola militar da Bahia em 2019 que a estudante carioca Amanda Menezes de Sena, de 18 anos, descobriu o Girl Up Brasil – um movimento que apoia, inspira e conecta meninas para que sejam ativistas pela igualdade de gênero. Amanda explica:
No MA: Pâmela e o apoio às jovens empreendedoras
Quando os professores de Empreendedorismo e Logística apresentaram a ideia do Projeto Empreenda para a sua turma, a estudante de 17 anos Pâmela Eduarda Silva Momento se voluntariou de pronto a participar.
Na B A: Clarisse e o direito à educação indígena
Imagine os senhores e senhoras aqui presentes, o que vai acontecer com a educação, caso o Fundeb não seja aprovado? Imagine como vai ser o futuro das meninas e meninos indígenas e quilombolas que não cursarem a educação básica? Não vamos deixar que isso aconteça. E peço para os senhores e as senhoras que façam o mesmo, lutem pela nossa educação.”