A açao da obra o auto da compadecida

Auto da Compadecida é dividida em três atos: o primeiro narra os mal entendidos e confusões que João Grilo e Chicó acabam se envolvendo após se verem obrigados a pedir ao padre que benza a falecida cachorra de seus patrões. No segundo, encontramos algumas histórias fantásticas, inspiradas na literatura de cordel.

Full
Answer


O que retrata a obra O Auto da Compadecida?

O Auto da Compadecida tem como cenário o sertão e mostra os problemas encontrados na região Nordeste do Brasil, como a seca, a extrema pobreza, o coronelismo e os personas populares da região, a exemplo do cangaceiro.


Qual a moral da história do Auto da Compadecida?

Qual a moral da história do filme o auto da compadecida​ Ele também transmitiu a idéia de que não se pode julgar nenhum ser humano, pois todos nós erramos nessa vida de sofrimentos. Além de mostrar a dura realidade do povo nordestino.


Quais são os 3 atos do Auto da Compadecida?

ResumoO falecimento do cão. A história começa com a morte do cachorro da mulher do padeiro. … O enterro do animal. … A chegada do bando de Severino. … A morte do pobre João Grilo e o juízo final. … Linguagem utilizada. … O dinheiro como aquilo que corrompe. … A inteligência como a única saída possível. … Crítica ao sistema.More items…


Que tipo de texto e O Auto da Compadecida?

Ouça este artigo: Um auto é um gênero dramático, geralmente com elementos cômicos e moralizadores (comédia dramática). O Auto da Compadecida, peça teatral de Ariano Suassuna, é uma das obras deste gênero mais conhecidas no Brasil.


Quais são as principais características dos personagens do Auto da Compadecida?

A Compadecida – é a própria Nossa Senhora. Bondosa e cândida, ela intercede por todos no Julgamento. Manuel – é o próprio Jesus Cristo, e também o juiz do povo, julgando sempre com sabedoria e imparcialidade, mas tem o dom da misericórdia. Nesta versão, ele possui a pele negra, o que causa espanto em alguns.


Que estratégia foi utilizada por João Grilo para convencer o padre a prender o cachorro?

Resposta. ele disse pro padre que o cachorro pertencia ao Major Antônio Moraes que era um homem muito rico.


Quantos atos tem o Auto da Compadecida?

3 atosSinopse*: O “Auto da Compadecida” consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. É uma peça teatral em forma de Auto em 3 atos, escrita em 1955 pelo autor paraibano Ariano Suassuna.


Qual é o nome da cachorra do Auto da Compadecida?

Os personagens são: João Grilo, Chicó, dois amigos sertanejos pobres, mas espertalhões, Mulher e Padeiro, ambos casados, mas há adultério da parte feminina (a mulher possui um cachorro de nome Xaréu e o trata como filho), Antônio Morais, major de pequena participação, Padre, Bispo, Frade e Sacristão representando a …


Qual é a relação entre João Grilo e Chicó?

João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.


É um texto teatral de 1955 cuja temática central e a religiosidade brasileira que serve de inspiração a uma história plena de peripécias?

d) É um texto teatral de 1955, cuja temática central é a religiosidade brasileira, que serve de inspiração a uma história plena de peripécias. e) Além da Compadecida e de outras entidades sobrenaturais, o texto põe em cena personagens da terra, como o padre, o bispo e Chicó. Resposta: Alternativa a.


Quais são as características de personalidade de João Grilo?

João Grilo, que a princípio pode ser considerado um personagem tipo, revela na verdade características complexas e extremamente ricas: ardiloso, trapaceiro, vingativo, é também corajoso e humano. Retratando uma camada social oprimida e ao mesmo tempo inventiva e ousada, é ele o personagem que se destaca nesta obra.


Por que o padre resolveu benzer o cachorro?

O cachorro da mulher do padeiro fica doente, João Grilo e Chicó vão à igreja para pedir ao padre que benzesse Xáreu. Mas o padre não concordou, João então disse que o cachorro era de Antônio Morais, um homem poderoso. Ao ouvir isso o padre aceitou benzer.


Resumo

A peça é narrada pelo palhaço e a história se inicia quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro de sua patroa, a mulher do padeiro. Como o padre se nega a benzer e o cachorro morre, o padeiro e sua esposa exigem que o padre faça o enterro do animal.


Contexto

Sobre o autor
Ariano Suassuna é um escritor nascido em João Pessoa, Paraíba. Defensor da cultura da sua região, o autor de Auto da compadecida lançou o Movimento Armorial, que se interessava pelo conhecimento e desenvolvimento das formas de expressão populares tradicionais.


Análise

A peça trata, de maneira leve e com humor, do drama vivido pelo povo nordestino: acuado pela seca, atormentado pelo medo da fome e em constante luta contra a miséria. Traça o perfil dos sertanejos nordestinos que estão submetidos à opressão e subjugados por famílias de poderosos coronéis donos de terra.


Resumo

João Grilo e Chicó são os amigos inseparáveis que protagonizarão a história vivida no sertão nordestino. Assolados pela fome, pela aridez, pela seca, pela violência e pela pobreza, tentando sobreviver num ambiente hostil e miserável, os dois amigos usam da inteligência e da esperteza para contornarem os problemas.


Análise

A peça Auto da Compadecida é profundamente marcada pela linguagem oral, Suassuna possui um estilo regionalista que pretende replicar com precisão a fala do nordestino:


Personagens principais

Um sujeito pobre e miserável, melhor amigo de Chicó, usa da sua esperteza para contornar as situações difíceis da vida. João Grilo representa uma parcela do povo nordestino que, diante de um cotidiano difícil, faz uso da malandragem e do improviso para se livrar de apertos.


Sobre a peça

A peça teatral com tema nordestino foi dividida em três atos. Escrita em 1955, Auto da Compadecida foi levado a público pela primeira vez no ano a seguir, em 1956.


Série de TV

O livro de Ariano Suassuna foi inicialmente adaptado para a TV como uma minissérie de 4 capítulos. O resultado foi exibido pela Rede Globo de Televisão entre 5 de janeiro e 8 de janeiro de 1998.


Filme O Auto da Compadecida

Dirigido por Guel Arraes com o roteiro assinado por Adriana Falcão, João Falcão e o próprio Guel Arraes, a adaptação para o cinema do clássico de Ariano Suassuna foi realizada pela Globo Filmes no ano 2000.


Quem foi Ariano Suassuna?

Ariano Vilar Suassuna, conhecido pelo grande público apenas como Ariano Suassuna, nasceu no dia 16 de Junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba. Era filho de Cássia Villar e do político João Suassuna.


Resumo do enredo

O auto começa quando Chicó e João Grilo tentam convencer o padre a benzer o cachorro da mulher do padeiro, Dora. No entanto, o pároco se recusou e o animalzinho morreu. Por isso, o padeiro e sua esposa exigiram que o religioso realizassem o enterro do pet.


Desfecho surpreendente

Chicó entra no plano e finge que está morto. Desse modo, o cangaceiro toca a gaita e o rapaz finge que voltou à vida. Como o cangaceiro acreditou, os rapazes o convenceram de levar um tiro para morrer e ver Padre Cícero no céu e depois voltar à vida com a gaita. Severino acredita e, por isso, é morto.


Personagens

O palhaço – o palhaço, já que a peça é escrita em pantomima (teatro de rua), atua como um apresentador, entrando e saindo da trama e conversando com o público.


Elenco de 1956

Auto da Compadecida foi encenada pela primeira vez no dia 11 de setembro de 1956, no Teatro de Santa Isabel, pelo Teatro Adolescente do Recife, sob direção de Clênio Wanderley, figurino de Victor Moreira e cenários de Aloísio Magalhães, tendo como elenco os seguintes atores:


Elenco de 1967

Em 11 de março de 1967, a peça foi encenada em São Paulo pelo Studio Teatral, sob a direção de Hermolido Filho, no Teatro Natal, sendo os papéis representados pelos seguintes atores:


Resumo


Análise

  • Linguagem utilizada
    A peça Auto da Compadecida é profundamente marcada pela linguagem oral, Suassuna possui um estilo regionalista que pretende replicar com precisão a fala do nordestino: Os personagens possuem um mesmo registro de fala, compatível com o encontrado no ambiente do nordeste brasileiro, embora cada personagem te…
  • O dinheiro como aquilo que corrompe
    No texto de Ariano Suassuna vemos como todos os personagens são corrompidos pelo dinheiro, até mesmo aqueles que supostamente não deveriam estar ligados à matéria (caso dos religiosos). Vale lembrar o comportamento do padre, que aceitou suborno da mulher do padeiro para enterrar o cão e rezar uma missa, em …

See more on culturagenial.com


Personagens principais

  • João Grilo
    Um sujeito pobre e miserável, melhor amigo de Chicó, usa da sua esperteza para contornar as situações difíceis da vida. João Grilo representa uma parcela do povo nordestino que, diante de um cotidiano difícil, faz uso da malandragem e do improviso para se livrar de apertos.
  • Chicó
    Amigo do peito de João Grilo, está ao seu lado em todas as aventuras e tenta se desvencilhar do cotidiano trágico que vive através do humor. É mais medroso do que o amigo e teme quando se vê embrenhado nas mentiras de João Grilo. Chicó é o típico sabido, que se vê obrigado à exercitar a imaginação para conseguir sobr…

See more on culturagenial.com


sobre A Peça

  • A peça teatral com tema nordestino foi dividida em três atos. Escrita em 1955, Auto da Compadecidafoi levado a público pela primeira vez no ano a seguir, em 1956. Mas foi no ano seguinte, em 1957, no Rio de Janeiro, que a peça ganhou grande destaque. O Auto da Compadecidafoi encenado no Rio de Janeiro durante o 1º Festival de Amadores Nacionais. Muitos anos depois, em 1999, a história ganhou uma adaptação televisiva e no ano a seg…

See more on culturagenial.com


Série de TV

  • O livro de Ariano Suassuna foi inicialmente adaptado para a TV como uma minissérie de 4 capítulos. O resultado foi exibido pela Rede Globo de Televisão entre 5 de janeiro e 8 de janeiro de 1998. Devido ao enorme sucesso de público, os realizadores cogitaram criar um longo metragem (projeto que efetivamente seguiu em frente e deu origem ao filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes).

See more on culturagenial.com


Filmeo Auto Da Compadecida

  • Dirigido por Guel Arraes com o roteiro assinado por Adriana Falcão, João Falcão e o próprio Guel Arraes, a adaptação para o cinema do clássico de Ariano Suassuna foi realizada pela Globo Filmes no ano 2000. O longa metragem com 1h35min de duração conta com grande elenco (Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga, Marco Nanini, Lima Duarte, Fernanda Montenegro, etc). O longa foi filmado em Cabaceiras, no sertão da …

See more on culturagenial.com


Quem Foi Ariano Suassuna?

  • Ariano Vilar Suassuna, conhecido pelo grande público apenas como Ariano Suassuna, nasceu no dia 16 de Junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba. Era filho de Cássia Villar e do político João Suassuna. O pai de Ariano foi assassinado no Rio de Janeiro. Em 1942, Ariano mudou-se para o Recife, onde completou os estudos secundários e entrou para o curso de Direito. Suassuana escreveu a sua pri…

See more on culturagenial.com


Conheça também

Leave a Comment