As drogas e seus efeitos no corpo humano As drogas podem gerar sérias consequências a saúde da pessoa, causando diversas alterações nas estruturas de seu organismo, como doenças cardiovasculares, respiratórias, problemas no fígado, no cérebro e transtornos psiquiátricos como a depressão ou ansiedade entre muitos outros.
Qual o efeito que a droga faz no corpo humano?
O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.
Qual é a ação das drogas no cérebro?
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo “desligado”. Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.
Quais são os efeitos da droga na alma na família e na sociedade?
Surgem sentimentos de culpa, tristeza, desespero, revolta. Acrescenta-se a esse quadro o lado emocional desequilibrado do dependente e temos um cenário propício para a desarmonia, o que torna o familiar ainda mais suscetível ao abuso de drogas.
Quais são as consequências das drogas na família?
Segundo o estudo, o dependente químico afeta as atividades diárias e o psicológico dos familiares: 58% das famílias com algum usuário de drogas têm afetada a habilidade de trabalhar ou estudar, 29% das pessoas estão pessimistas quanto ao seu futuro imediato e 33% têm medo que seu parente beba ou se drogue até morrer, …
O que acontece com uma pessoa que cheira pó?
Efeito imediato: Euforia e felicidade aparecem, provocando um prazer intenso que pode servir como gatilho para o vício. Além disso, o usuário pode ter uma crise de taquicardia, espasmos, elevação da pressão e até mesmo convulsões.
Qual a droga que mais destroem a família?
A cocaína está associada a 31% dos casos de violência física na infância, enquanto a maconha está ligada a 12% das ocorrências do tipo.
Por que o uso de drogas é um problema familiar?
Entre os fatores de risco ao uso de drogas de abuso pelas crianças e jovens estão o uso de drogas pelos pais, a não integração às atividades escolares, a desestrutura familiar, a violência doméstica, a pressão de grupo e a necessidade de integração social, a busca pela auto-estima e pela independência familiar(2).
Quais os benefícios e malefícios do uso de drogas na sociedade?
O uso da maior parte das drogas provoca, em um primeiro momento, efeitos muito positivos como sensação de bem-estar, felicidade e coragem. No entanto, seus efeitos a longo prazo podem ser muito graves, especialmente quando utilizadas por muito tempo.
Como fazer uma redação sobre drogas?
A PRÁTICA PERFEITA DA REDAÇÃO SOBRE DROGAS Antes de iniciar a escrita, reflita acerca da existência de linhas de pensamento distintas ou até contrárias, como por exemplo a que é a favor da legalização das drogas, em contraste à que defende sua criminalização.
Porque não namorar um dependente químico?
O relacionamento do dependente químico Isso pode ser problemático e dificultar o desenvolvimento de uma base sólida para um relacionamento. Quando alguém é dependente de drogas, suas prioridades estão relacionadas às drogas. Eles literalmente ficarão doentes se não receberem seus remédios.
Como é a vida de um usuário de drogas?
Durante as diversas experiências com as substâncias psicoativas, como também o passar do tempo e a continuidade do ciclo de uso, o usuário sofre diversas modificações físicas, mentais e principalmente comportamentais. Alterações no humor e comportamento, são os primeiros sinais do abuso das drogas por uma pessoa.
Quais são os tipos das drogas que existem?
Sabe-se que a grande maioria das drogas causam a dependência química, que acabam por gerar também dependência psicológica e física, que pode ser fatal nos casos de overdose por exemplo.
Classificando as drogas e seus efeitos no corpo humano
Existem variados tipos de drogas, sendo assim, elas foram classificadas de acordo com as ações que acontecem no Sistema Nervoso Central (SNC) do indivíduo, de acordo com as alterações observáveis que acontecem na mente e comportamento de dependentes químicos, portanto, elas podem ser depressoras, estimulantes e perturbadoras.
Efeitos das drogas quanto a dependência química
A dependência química é caracterizada como sendo uma doença crônica, que afeta todas as áreas da vida do indivíduo que não possui cura, mas que existe tratamento específico para ela.
Conclusão
As drogas são substâncias que devido ao consumo excessivo podem acabar gerando a dependência química, que é uma doença séria de caráter irreversível e progressiva que pode acabar levando a morte se não tratada a tempo.
Como são os efeitos das drogas no organismo?
As drogas psicotrópicas, que agem diretamente no sistema nervoso central, atuam de modo temporário nos neurônios, afetando o humor, o comportamento e os processos cognitivos. Assim, elas podem provocar confusão mental, dificuldade na fala e até alucinações.
Como é o tratamento de um dependente químico?
O tratamento de um viciado em drogas exige diversas fases. O primeiro passo é desintoxicar o corpo da substância que causa dependência. O acompanhamento de uma equipe multiprofissional ajuda na reversão dos sintomas e assegura o suporte psicológico para evitar recaídas.
Quais os principais impactos associados ao consumo de drogas?
O consumo de drogas ilícitas causa um impacto negativo em diferentes áreas da vida do indivíduo. Tão logo uma pessoa começa a usar drogas, os impactos são percebidos no aspecto pessoal, na vida afetiva, no desempenho sexual, na produtividade profissional e no convívio social.
Um panorama sobre o uso de drogas no Brasil
As drogas mais consumidas pelos brasileiros são: maconha, ecstasy e cocaína, principalmente nas regiões sul e sudeste, que lideram essa prática ilícita.
Tipos de drogas
O uso e o tráfico de drogas são um dos principais problemas presentes na sociedade contemporânea. A cada vez mais, os fabricantes reformulam a composição das drogas e sintetizam novas substâncias ainda mais prejudiciais à saúde. Tendo isso em vista, apresentaremos os tipos de drogas mais comuns. Veja quais são:
Drogas ilícitas: o acesso fácil dificulta o controle
Estatísticas divulgadas pelo Relatório Mundial sobre Drogas do ano passado alertam sobre a dificuldade que as autoridades têm de controlar o tráfico. Um dos fatores que mais impedem o controle é a facilidade do acesso a essas substâncias.
Ação das drogas no organismo jovem
Mesmo quando são consumidas quantidades menores, a maioria das drogas ilícitas surte um efeito muito potente em todas as funções orgânicas. Independentemente do tipo em que são usadas, os danos ocorrem de imediato e comprometem a estabilidade do organismo.
Emergências psiquiátricas relacionadas ao uso de drogas
Algumas situações emergenciais requerem intervenções profissionais imediatas para salvar o usuário do risco de morte. Veja quais são as situações mais comuns na rotina de quem está dominado pelo vício.
A importância de buscar ajuda
Como vimos, as drogas representam inúmeros prejuízos à saúde. Ainda que o grupo mais afetado seja composto por adolescentes e jovens, os danos à saúde podem ser irreversíveis em qualquer idade.
Como um hospital especializado pode ajudar
Nos últimos anos, quase 150 mil pessoas foram internadas por consequência das drogas, conforme divulgado pelo OBID. Isso demonstra a importância da internação em uma instituição especializada para a reabilitação da saúde do dependente químico.
Por Que as Drogas Causam Danos Cerebrais?
As drogas podem levar a danos cerebrais duradouros e às doenças, ao mesmo tempo, que causam prejuízos à capacidade de uma pessoa para tomar boas decisões e aprender com os erros.
Como as Drogas Funcionam no Cérebro?
A vulnerabilidade à dependência varia de pessoa para pessoa. Algumas delas são mais propensas devido à sua pouca idade, genética ou transtornos mentais.
Como as Drogas Afetam o Coração?
Uma vez que as drogas são tomadas e entram na corrente sanguínea do coração bombeiam o sangue contendo a droga para o cérebro, onde ela irá afetar a forma como as pessoas se sentem.
Os Efeitos da Droga no Fígado
O fígado decompõe ou altera a estrutura química da droga, gradualmente neutralizando seus efeitos. O uso excessivo, e prolongado do uso de bebidas alcoólicas pode resultar em danos para o fígado, incluindo cirrose, o que pode ser fatal para os seres humanos.
Os Efeitos das Drogas Sobre os Pulmões
Porque os pulmões fornecem o oxigênio diretamente e de forma muito eficaz para o corpo humano, qualquer coisa que seja inalado entra no sangue de forma semelhante e, atinge o cérebro rapidamente. Isto é mais evidente em drogas que são normalmente aspirados, mas são quimicamente alteradas para serem fumada, tal como a cocaína e anfetamina.
O uso de substâncias psicoativas por jovens
A pesquisa “Uso de substância e envolvimento em situações de violência: um estudo tipológico em amostra brasileira”, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP), teve como objetivo analisar o envolvimento de adolescentes que fazem uso de algum tipo de substância psicoativa em casos de violência e problemas de saúde..
Quais são as causas do uso de drogas?
O uso de drogas é constantemente investigado e suas causas são bastante relativas, porém os fatores mais comuns são emoções e sentimentos associados a um intenso sofrimento psíquico, como depressão, culpa, ansiedade e baixa autoestima.
Riscos do uso de substâncias psicoativas
A pesquisa realizada pelo GEPDIP indica que os usuários recorrentes de drogas estão envolvidos em situações de violência física e psíquica, em especial de abuso sexual — sendo as vítimas, nesse caso. Então, entende-se que quanto maior for o uso de substâncias psicoativas, maior será o risco de esses adolescentes sofrerem com casos violências.
principais Tipos de Drogas
Efeitos Das Drogas
-
Os efeitos das drogas podem ser percebidos em poucos minutos, logo após seu uso mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente. A seguir indicamos os efeitos logo após o uso de qualquer droga ilícita:
Efeitos Das Drogas Na Gravidez
-
Os efeitos das drogas na gravidez podem ser observados na mulher e no bebê, e pode levar a aborto, parto prematuro, restrição do crescimento, baixo peso para a idade gestacional e mal formação congênita. Depois do nascimento do bebê, este poderá sofrer uma crise de abstinência das drogas pois o seu organismo já estará viciado. Nesse caso, o bebê poderá apresentar sinto…
Efeitos A Longo Prazo
-
As consequências à longo prazo de qualquer tipo de droga incluem: 1. Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar e realizar atividades 2. Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, como psicose,depressão ou esquizofrenia 3. Lesões no fígado, como câncer hepático 4. Mau funcionamento dos rinse dos nervos 5. Desenvolvimento de doenças contagios…
O Que Pode Acontecer Ao Usar Drogas
-
O consumo de uma grande quantidade de drogas pode causar overdose, que altera gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte. Alguns dos primeiros sintomas de overdose incluem agitação, convulsões, náuseas e vômitos, alucinações, sangramentos, perda de consciência e, quando não há socorro médico, pode ser fata…