Qual a diferença entre a enzima polimerase 2 e 3?
O DNA polimerase II é considerada uma enzima de reparto alternativo, ela também tem a função de replicar o DNA danificado quando existe algum erro no filamento molde. E o DNA polimerase III tem a função de não permitir que o molde saia antes do processo estar finalizado.
Qual é a diferença entre a polimerase de DNA e a RNA?
A polimerase de DNA e a RNA polimerase são usadas para montar moléculas de DNA e RNA, respectivamente, copiando uma fita modelo de DNA usando interações de emparelhamento de bases ou RNA por replicação em meia escada. A polimerase de DNA é uma enzima que sintetiza moléculas de DNA a partir de desoxirribonucleotídeos, os blocos de construção do DNA.
Quais são as principais características da polimerase?
Tem como característica alta processividade, potência catalítica e fidelidade. Isso a diferencia da DNA polimerase I que tem como função o reparo e preenchimento de espaços, além de ter uma processividade muito menos eficiente.
Qual a importância das polimerases para a biotecnologia?
Eles também têm sido cruciais para o desenvolvimento do sequenciamento de DNA e da PCR, sobre os quais se constrói grande parte da biotecnologia moderna. Atualmente, as polimerases são as principais ferramentas para a marcação, sequenciamento e amplificação de DNA.
História
A primeira DNA Polimerase descoberta foi a da Escherichia coli (E. Coli), caracterizada por Arthur Kornberg e colegas, em 1956. Eles descreveram o processo de replicação do DNA pelo qual a DNA polimerase copia a sequência de base de uma fita-molde de DNA. Kornberg recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1959 por esse trabalho.
Classificação das Polimerases
Em eucariotos, a classificação das DNA-polimerases é um pouco diferente da dos procariotos. Enquanto em procariotos são classificadas em pol I, pol II, po III, pol IV e pol V, nos eucariotos são subdivididos em: pol α (alfa), pol ß (beta), pol ɣ (gama), pol δ (delta), pol ε (épisilon) e pol ι (iota).