A açao do buscopan no sistema nervoso

image

Quais são os sintomas da superdosagem do Buscopan?

Entretanto, estamos tratando neste artigo do Buscopan (butilbrometo de escopolamina) e não do Buscopan composto (butilbrometo de escopolamina + dipirona). Isso porque a bula do Buscopan composto informa que um dos raros sintomas da superdosagem dessa versão do medicamento pode ser a sonolência.

Como funciona o Buscopan?

Como funciona? Buscopan é um medicamento que tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina, um composto com ação antiespasmódica e analgésica, responsável por aliviar rapidamente dores, cólicas e desconforto abdominal. Apos administração, Buscopan começa a funcionar sobre o aparelho digestivo cerca de 20 a 80 minutos, após administração.

Quais as contraindicações do Buscopan composto?

Quais as contraindicações do Buscopan Composto? Você não deve usar Buscopan ® Composto se tiver alergia a analgésicos semelhantes à dipirona (como isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona, fenilbutazona ), ao butilbrometo de escopolamina ou a algum outro componente do produto.

Quais são os sintomas de uma dose excessiva com Buscopan ®?

Os sintomas de uma dose excessiva com Buscopan ® podem incluir boca seca, problemas de visão, taquicardia e dificuldade para urinar. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

image


Qual a ação do Buscopan no organismo?

BUSCOPAN COMPOSTO tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor.


Qual mal faz o Buscopan?

Os principais efeitos colaterais do Buscopan incluem tontura, queda da pressão arterial, boca seca, alergia na pele, urticária, palpitação cardíaca, ou retenção urinária. Além disso, o Buscopan composto, por conter dipirona, pode provocar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.


Qual a farmacocinética do Buscopan?

Farmacocinética butilbrometo de escopolamina Absorção: Após administração oral, o butilbrometo de escopolamina é apenas parcialmente absorvido. Os picos de concentração plasmática são atingidos cerca de 2 horas após administração oral.


Qual é o mecanismo de ação da escopolamina?

Actua impedindo a passagem de determinados impulsos nervosos ao S.N.C. (Sistema Nervoso Central) pela inibição da acção do neurotransmissor acetilcolina. É utilizada como antiespasmódico, principalmente em casos de úlcera do estômago, úlcera duodenal e cólica.


Quando não devo tomar Buscopan?

Os pacientes que tenham miastenia gravis (fraqueza muscular grave); megacólon (dilatação do intestino grosso); bem como alergia a qualquer componente da fórmula ou intolerância à frutose, deve evitar o uso do medicamento.


Quem está com a pressão alta pode tomar Buscopan?

Contra-indicações de Buscopan Composto Há necessidade de cuidados em pacientes com pressão arterial sistólica abaixo de 100 mmHg e com condições circulatórias instáveis, infarto do miocárdio, lesões múltiplas e choque recente.


Para que serve a farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.


Qual é o mecanismo de ação da dipirona?

O mecanismo de ação da dipirona é via inibição da síntese de prostaglandina. A dipirona tem demonstrado inibir a ciclo- oxigenase, síntese do tromboxano, a agregação plaquetária induzida pelo ácido araquidônico e a síntese total de prostaglandina E1 e E2. A ação da droga pode ser tanto central como periférica.


Qual é o mecanismo de ação da atropina?

Mecanismos de ação A ação da atropina se baseia no bloqueio reversível dos receptores muscarínicos (m1, m2, m3, m4 e m5), competindo com a acetilcolina e os colinomiméticos pelo sítio de ligação.


Para que a escopolamina é utilizada?

A escopolamina é um fármaco antagonista dos receptores muscarínicos, também conhecido como uma substância anticolinérgica e delirante. É o enantiómero da hioscina, l-hioscina.


Para que serve a escopolamina?

butilbrometo de escopolamina + dipirona monoidratada é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.


Qual o princípio ativo do Buscopan?

Cada comprimido revestido contém:Butilbrometo de escopolamina (equivalente a 6,89mg de escopolamina)10 mgDipirona monoidratada (equivalente a 221,51 mg de dipirona)250 mgExcipientes q.s.p1 comprimido revestido


Buscopan Composto, para o que é indicado e para o que serve?

Buscopan ® Composto é indicado para o tratamento dos sintomas de cólicas intestinais, estomacais, urinárias, das vias biliares, dos órgãos sexuais femininos e menstruais.


Como o Buscopan Composto funciona?

Buscopan ® Composto tem ação antiespasmódica, agindo sobre as contrações dolorosas e aliviando de forma rápida e prolongada as cólicas, dores e desconforto abdominais. Possui também importante propriedade analgésica, o que faz com que diminua a percepção da dor.


Quais as contraindicações do Buscopan Composto?

Você não deve usar Buscopan ® Composto se tiver alergia a analgésicos semelhantes à dipirona (como isopropilaminofenazona, propifenazona, fenazona, fenilbutazona ), ao butilbrometo de escopolamina ou a algum outro componente do produto.


O que devo fazer quando me esquecer de usar o Buscopan Composto?

Buscopan ® Composto é normalmente usado conforme a necessidade. Se você usa Buscopan ® Composto regularmente e esquecer alguma dose, continue tomando as próximas doses no horário habitual. Não duplique a dose na próxima tomada.


Quais cuidados devo ter ao usar o Buscopan Composto?

Se a dor abdominal forte e de causa desconhecida persistir ou piorar, ou estiver associada a sintomas como febre, náusea, vômito, alterações no movimento e ritmo intestinais, aumento da sensibilidade abdominal, queda da pressão arterial, desmaio ou presença de sangue nas fezes, você deve procurar um médico imediatamente.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Buscopan Composto com outros remédios?

Metotrexato: administração concomitante com metotrexato pode aumentar a toxicidade sanguínea do metotrexato particularmente em pacientes idosos. Portanto, esta combinação deve ser evitada.


Resultados de Eficácia

A avaliação da eficácia analgésica de vários esquemas terapêuticos com duração de quatro dias, em pacientes com dor causada por espasmos (quadros dolorosos, mais ou menos contínuos, de gravidade intermediária provocada por espasmos da musculatura lisa do trato gastrintestinal, biliar ou renal), incluiu o uso oral de Butilbrometo de Escopolamina + Dipirona e obteve os seguintes resultados: alívio da dor em 81,5% dos pacientes (total de 76) tratados com Butilbrometo de Escopolamina + Dipirona, contra 9,3% no grupo placebo (total de 151)..


Para que serve

O Buscopan está indicado para o tratamento de dores, cólicas, espasmos e desconforto abdominais.


Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do Buscopan incluem tontura, queda da pressão arterial, boca seca, alergia na pele, urticária, palpitação cardíaca, ou retenção urinária.


Quem não deve usar

O Buscopan ou Buscopan composto não devem ser usados por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham miastenia gravis, dilatação ou estreitamento do intestino, ou que sejam alérgicas à escopolamina, dipirona ou qualquer outro componente da fórmula.


Buscopan, para o que é indicado e para o que serve?

Buscopan ® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.


Quais as contraindicações do Buscopan?

Você não deve usar Buscopan ® se tiver miastenia gravis (fraqueza muscular grave); estenose mecânica no trato gastrintestinal (estreitamento do aparelho digestivo ); íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino); megacólon (dilatação do intestino grosso); alergia a qualquer componente da fórmula.


Quais cuidados devo ter ao usar o Buscopan?

Se a dor abdominal forte e de causa desconhecida persistir ou piorar, ou estiver associada a sintomas como febre, náusea, vômito, alterações no movimento e ritmo intestinais, aumento da sensibilidade abdominal, queda da pressão arterial, desmaio, ou presença de sangue nas fezes, você deve procurar um médico imediatamente.


Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Buscopan maior do que a recomendada?

Você deve procurar auxílio médico imediatamente. Os sintomas de uma dose excessiva com Buscopan ® podem incluir boca seca, problemas de visão, taquicardia e dificuldade para urinar.


Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Buscopan com outros remédios?

Buscopan ® pode aumentar a ação anticolinérgica (como boca seca, prisão de ventre) de medicamentos antidepressivos ( amitriptilina, imipramina, nortriptilina, mirtazapina, mianserina ), antialérgicos (prometazina, dexclorfeniramina, hidroxizina), antipsicóticos ( clorpromazina, flufenazina, haloperidol ), quinidina, amantadina, disopiramida e outros anticolinérgicos (como tiotrópio e ipratrópio, compostos similares à atropina)..


Resultados de Eficácia

Em estudo da eficácia de Butilbrometo de Escopolamina para alívio da dor e desconforto abdominal na síndrome do intestino irritável, a avaliação da melhora dos sintomas pelo médico ocorreu em 76% dos pacientes (em um total de 137) em comparação a 64% dos pacientes no grupo placebo (em um total de 142 pacientes).


Características Farmacológicas

Butilbrometo de Escopolamina exerce atividade espasmolítica sobre a musculatura lisa do trato gastrintestinal, geniturinário e vias biliares. O Butilbrometo de Escopolamina, como um derivado de amônio quaternário, não atravessa a barreira hematoencefálica e, deste modo, não produz efeitos colaterais anticolinérgicos sobre o Sistema Nervoso Central.


Sobre o Buscopan

Buscopan é o nome comercial mais conhecido do fármaco butilbrometo de escopolamina, que também é conhecido e chamado como butilbrometo de hioscina ou butilescopolamina.


Indicações de Uso

O buscopan é um medicamento anticolinérgico que age inibindo a ação do sistema nervoso central sob os músculos lisos, que são um tipo de músculo que pode sofrer contrações involuntárias comandadas diretamente pelo sistema nervoso.


Efeitos Colaterais

A maioria dos efeitos colaterais causados pelo uso do buscopan são bastantes incomuns, e quando surgem costumam ser leves e desapareceram quase que imediatamente. Menos de 1% dos pacientes apresentam os seguintes efeitos colaterais:


Alternativa Natural

Como disse anteriormente, sempre existem formas naturais de tratamento. No caso da necessidade de substâncias com ações antiespasmódicas, que também pode ser encontrado na natureza, como no gengibre, ginkgo biloba, hibisco.


Então, será que Buscopan dá sono?

Conforme as informações contidas na bula do medicamento, não podemos afirmar que Buscopan dá sono porque o documento não informa que o remédio pode trazer efeitos colaterais capazes de provocar, pelo menos diretamente, a sonolência.


Posologia de Buscopan

Consulte um médico para saber qual a dosagem de Buscopan, o modo de uso e a duração do tratamento com o remédio que são adequados para o seu caso em particular. Até porque o medicamento não deve ser administrado de forma contínua ou durante períodos prolongados sem que haja a investigação da causa da dor abdominal em questão, informa a bula.


Indicação

O Buscopan Composto é indicado para o alivio da dor, cólicas e desconforto abdominal, em adultos e crianças, que pode ser encontrado em gotas, comprimidos ou injetável


Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Buscopan Composto​ podem incluir boca seca, visão embaçada, aumento dos batimentos do coração, tontura, retenção urinária, urticária na pele ou coloração avermelhada da urina.


Contraindicações

Buscopan Composto está contraindicado para mulheres gravidas ou amamentando, crianças com menos de 1 ano de idade, pessoas com porfiria, deficiência congênita de glicose-6-fosfatodesidrogenase, redução das células brancas no sangue, glaucoma, aumento dos batimentos do coração, estreitamento do aparelho digestivo, dilatação do cólon, miastenia gravis ou aumento da próstata, retenção urinária, historico de alterações na contagem das células do sangue, pressão baixa, problemas circulatórios ou historico de infarto do coração e para pessoas com intolerância a medicamentos antiespasmódicos, a derivados pirazolônicos, à dipirona sódica, ao butilbrometo de escopolamina ou a outros componentes da fórmula..


Advertências e Precauções

Antes de usar Buscopan Composto​, deve-se falar com o médico em caso de gravidez ou amamentação, asma, alergia ou hipersensibilidade a medicamentos analgésicos, antirreumáticos, bebidas alcoólicas, alimentos, pêlos, tinturas de cabelo ou conservantes ou histórico de doenças nos rins.


Mecanismo de Ação

Buscopan Composto é um medicamento que tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina e Dipirona Sódica, compostos com ação antiespasmódica e analgésica, responsáveis pelo alivio da dor, espasmos e cólicas.


Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Buscopan Composto​, pode ocorrer mal-estar geral, náusea, vômito, dores gastrintestinais, excitação, convulsões, choque, coma, parada respiratória, problemas no fígado ou rins, retenção de sódio e água, reações alérgicas e anafiláticas, leucopenia, trombocitopenia, agranulocitose ou leucemia.


Indicação

Buscopan drágeas ou gotas é indicado para o alivio de dores, cólicas e desconforto abdominal, no tratamento de contrações e cólicas do estômago, do intestino, das vias biliares, urinárias e do aparelho genital feminino, em crianças e adultos.


Mecanismo de Ação

Buscopan é um medicamento que tem na sua composição Butilbrometo de escopolamina, um composto com ação antiespasmódica e analgésica, responsável por aliviar rapidamente dores, cólicas e desconforto abdominal.


Contraindicações

Buscopan está contraindicado para pacientes com intolerância à frutose, Miastenia gravis, dilatação aguda da parte final do intestino grosso, glaucoma de ângulo fechado, prisão de ventre, problemas para urinar, batimentos aumentados e alterados do coração ou diarreia aguda ou persistente e para pacientes com alergia ao Butilbrometo de Escopolamina, ao brometo de N -butilescopolamina ou a outros componentes da fórmula..


Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais de Buscopan incluem reações na pele, aumento e alteração dos batimentos cardíacos, secura na boca, alterações na produção de suor, dificuldade ou desconforto em respirar ou retenção da urina.


Advertências e Precauções

Antes de usar Buscopan​, deverá falar com o seu médico ou cirurgião-dentista se estiver grávida ou amamentando, tiver diabetes ou se estiver a tomar outros medicamentos.


Superdosagem

Em caso de toma excessiva de Buscopan​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Buscopan podem ser secura da boca, alteração na produção de suor, problemas de visão, batimentos alterados do coração ou dificuldade de urinar.

image


O Que É A Escopolamina (Buscopan)?


para Que Serve

  • O butilbrometo de escopolamina é um fármaco anticolinérgico que age inibindo a ação do sistema nervoso central sob músculos lisos, que é um tipo de músculo de contração involuntária presente em diversos órgãos, entre eles os tratos gastrointestinal, urinário e no útero. Esse bloqueio colinérgico é responsável por inibir a contração de diversos músc…

See more on mdsaude.com


Nomes Comerciais

  • O butilbrometo de escopolamina pode ser encontrado nas farmácias sob a sua forma genérica ou através dos seus vários nomes comerciais. Como já referido, o nome comercial mais famoso da escopolamina é o Buscopan, medicamento produzido pelo laboratório Boehringer e que é considerado o medicamento de referência para a substância butilescopolamina. Além do Busco…

See more on mdsaude.com


Como Tomar

  • O Buscopan pode ser encontrada nas farmácias em drágeas de 10 mg ou em solução oral (gotas) 10 mg/ml. O início do seu efeito costuma ser perceptível com cerca de 20 minutos. 1) Posologia do Buscopan em gotas: 20 gotas de Buscopan equivale a 1 ml de solução e a 10 mg de escopolamina.As doses habitualmente recomendadas são: 1. Adultos e crianças acima de 6 an…

See more on mdsaude.com


Efeitos Colaterais

  • A maioria dos possíveis efeitos adversos do Buscopan são incomuns, leves e desaparecem espontaneamente. Menos de 1% dos pacientes apresenta os seguintes efeitos colaterais: 1. Urticária. 2. Boca seca. 3. Coceira. 4. Taquicardia (coração acelerado). 5. Disidrose (pequenas bolhas nas palmas das mãos e plantas dos pés que coçam). Menos de 0,1% dos pacientes apre…

See more on mdsaude.com


Contraindicações

  • O buscopan deve ser evitado nos pacientes com as seguintes condições: 1. Megacólon. 2. Miastenia gravis. 3. Glaucoma de ângulo fechado. 4. Crianças com diarreia aguda ou persistente. 5. História de alergia à escopolamina ou hioscina. 6. Intolerância à frutose. 7. Obstrução urinária. 8. Gravidez. Não há informações suficientes sobre a presença de Buscopan no leite materno, po…

See more on mdsaude.com


Interações Medicamentosas

  • A associação do Buscopan com outros medicamentos que também apresentam ação anticolinérgica pode aumentar o risco de efeitos colaterais. Alguns exemplos estão listados abaixo: 1. Antidepressivos (amitriptilina, imipramina, nortriptilina, mirtazapina, mianserina). 2. Antialérgicos (prometazina, dexclorfeniramina, hidroxizina). 3. Antipsicóticos (clorpromazina, flu…

See more on mdsaude.com


Referências


sobre O Buscopan

  • Buscopan é o nome comercial mais conhecido do fármaco butilbrometo de escopolamina, que também é conhecido e chamado como butilbrometo de hioscina ou butilescopolamina. A escopolamina é uma substância antiespasmódica, ou seja, que tem o poder de inibir a contração dos músculos lisos, que geralmente revestem nossos órgãos tubulares. A ação do buscopan é …

See more on drrocha.com.br


Indicações de Uso

  • O buscopan é um medicamento anticolinérgico que age inibindo a ação do sistema nervoso central sob os músculos lisos, que são um tipo de músculo que pode sofrer contrações involuntárias comandadas diretamente pelo sistema nervoso. Esse bloqueio colinérgico é responsável pela inibição dessas contrações que podem ocorrer em diversos músculos lisos. E…

See more on drrocha.com.br


Efeitos Colaterais

  • A maioria dos efeitos colaterais causados pelo uso do buscopan são bastantes incomuns, e quando surgem costumam ser leves e desapareceram quase que imediatamente. Menos de 1% dos pacientes apresentam os seguintes efeitos colaterais: 1. Boca seca; 2. Coceiras e alergias; 3. Disidrose – surgimento de bolhas nas mãos e pés que normalmente causam coceira; 4. Taquic…

See more on drrocha.com.br


Alternativa Natural

  • Como disse anteriormente, sempre existem formas naturais de tratamento. No caso da necessidade de substâncias com ações antiespasmódicas, que também pode ser encontrado na natureza, como no gengibre, ginkgo biloba, hibisco. O primeiro caminho, a ser seguido e a adoção de uma alimentação saudável de maneira constante, além de praticar atividades físicas de mod…

See more on drrocha.com.br


Contraindicações

  • A utilização de buscopan é contraindicada para os pacientes com as seguintes condições: 1. Crianças com diarréia aguda e/ou então persistente; 2. Glaucoma de ângulo fechado; 3. Gravidez; 4. Histórico de alergia à escopolamina ou hioscina; 5. Intolerância à frutose (falo com detalhes sobre a frutoseno post frutas); 6. Megacólon; 7. Miastenia gravis; 8. Obstrução urinária. Como n…

See more on drrocha.com.br

Leave a Comment