A açao do enfermeiro diante de uma situaçao de precariedade

Qual é a responsabilidade do enfermeiro no aprazamento das medicações?

A enfermagem é capaz de interceptar até 86% dos erros na medicação, provindos dos processos de prescrição, de transcrição e de dispensação, ao passo que apenas 2 % dos erros na administração são interceptados. (CASSIANI, 2010 apud, LEAPE, LL et al 1995).

O que é necessário para que o enfermeiro seja eficaz?

Contudo, para que o atendimento seja eficaz, é necessário que o enfermeiro esteja capacitado para exercer os procedimentos recorrentes e esse tipo de situação emergencial, junto com sua equipe.

Como os enfermeiros estão na linha de frente da pandemia?

Qual a importância dos enfermeiros na pandemia do novo Coronavírus? De volta à vida real, o trabalho dos enfermeiros é essencial no sistema de saúde em qualquer situação. No entanto, na pandemia do novo Coronavírus a atuação dessas pessoas se torna ainda mais relevante e necessária.

O que aconteceu com o enfermeiro e os agentes de enfermagem?

acentuavam-se os conflitos no âmbito das funções exercidas pelo enfermeiro bem como o perfil desta categoria profissional. Era, portanto, uma crise de identidade do enfermeiro e dos demais agentes de enfermagem. Tal realidade R. Bras. Enferm., Brasília, v.


Quais os cuidados de enfermagem ao paciente?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. … Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. … Promover a segurança do paciente. … Prevenir complicações de doenças. … Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. … Prevenção de lesões por pressão.More items…•


Como deve ser a comunicação entre enfermeiro e paciente?

Concluiu-se que os enfermeiros identificam a utilização de estratégias de interação, muitas sugeridas pela literatura, como chamar o paciente pelo nome, comunicar os procedimentos, evitar comentários próximos ao leito, reduzir ruídos, estimular os familiares a interagir, acalmar o paciente pela conversa e toque.


Qual o papel fundamental do enfermeiro durante o atendimento ao paciente em situação de urgência?

O papel do enfermeiro na situação de urgência e emergência é bastante amplo, pois ele atua avaliando a assistência prestada, realizando a classificação de risco, supervisionando e capacitando a equipe de saúde, realizando punção arterial e venosa, entre outros.


Como lidar com conflitos na equipe de enfermagem?

O gerenciamento de conflito feito pelo enfermeiro gestor deve ter aplicação de quatro estratégias: dominação, acomodação, compromisso e solução interativa dos problemas, de acordo com cada situação. Na dominação, ocorre a disputa pelo poder, sem a oportunidade para negociação, fazendo com que um perca e outro ganhe.


Quais são os meios de comunicação utilizados no serviço de enfermagem?

A comunicação verbal pode ser oral ou escrita. Em ambas, a clareza das informações deve estar presente. A comunicação verbal escrita está no dia a dia da Enfermagem, através de registros das ações em prontuário, além de outros sistemas de informações em saúde.


Como funciona o processo de comunicação na enfermagem?

A comunicação não verbal ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados.


Quais os cuidados de Enfermagem na urgência e emergência?

Todo profissional que atua com urgência e emergência em enfermagem deve conhecer 5 pontos imprescindíveis:Acolhimento e classificação de risco. … Suporte Básico e Avançado de Vida. … Atendimento à vítima de trauma. … Assistência ao Infarto Agudo do Miocárdio e ao Acidente Vascular Encefálico.More items…•


Quais são as habilidades que um enfermeiro deve ter para atuar na urgência e emergência?

Que habilidades são necessárias para atuar na urgência e emergência?Manter-se alerta. … Tomar decisões rápidas. … Ter resistência para tolerar os plantões. … Saber lidar com a limitação de recursos. … Comunicar-se com o paciente. … Manter seus conhecimentos atualizados. … Trabalhar bem em equipe.


Qual o perfil do profissional para atuar no setor de urgência e emergência?

O enfermeiro com perfil técnico-científico adequado para atuar em Unidades de Urgência e Emergência e com uma equipe que trabalha em harmonia para conquistar os objetivos na assistência, têm condições suficientes de exercer seu papel com atuação eficiente e resolutiva, proporcionando melhoria na qualidade de vida da …


O que se deve fazer diante de um conflito?

incapacidade de controlar as emoções.Comunicação.Emoções.1 – Defina que tipo de comportamento é aceitável.2 – Abrace o conflito.3 – Não procure uma pessoa para culpar – procure por uma causa raiz.4 – Veja o conflito como oportunidade.5 – Crie espaço para o diálogo.6 – Saiba ouvir, tenha empatia e seja imparcial.


O que é conflito na enfermagem?

Conflitos e os aspectos na área da saúde e enfermagem Conflitos são resultados de um processo de divergências ou confronto entre indivíduos, organizações ou situações que geram estresse para a equipe mesmo que nem todos estejam envolvidos e precisam ser solucionadas.


Qual o papel do enfermeiro gestor na resolução de conflitos na gestão dos serviços de saúde?

Diante desse achado, o enfermeiro gestor necessita desenvolver habilidades, com vistas à avaliação e escolha da melhor estratégia para conduzir ocasiões conflitantes, reconhecendo tal competência gerencial como prioridade, tendo em vista que repercute na segurança do paciente e na redução de danos à saúde, mediante o …


RESUMO

Introdução: As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo e são responsáveis por uma elevada morbimortalidade.


PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA

Diversas pessoas apresentam parada cardiorrespiratória em vários locais, diariamente. Uma série de situações clínicas e cirúrgicas pode culminar como parada cardiopulmonar em indivíduos previamente cardiopatas ou mesmo naqueles que não apresentam qualquer doença cardíaca prévia.


1.2 O PAPEL DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO

Considerando que na maioria das vezes o enfermeiro é o membro da equipe que primeiro se depara com a situação de PCR, este precisa possuir conhecimentos sobre atendimento de emergência, com tomada de decisões rápidas, avaliação de prioridades e estabelecimento de ações imediatas (BELLAN, M. C; ARAÚJO, I. I. M; ARAÚJO, S. 2012).


3. MÉTODO

A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.


4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os artigos apresentados pela literatura sobre o tema proposto foram coletados na base de dados BVS e a busca ocorreu no mês de setembro de 2018, Os descritores utilizados na busca dentro da biblioteca virtual de saúde foram: “Parada Cardiorrespiratória”, “Enfermagem”, “Cuidados de Enfermagem”.


5. DISCUSSÃO

O conhecimento técnico-científico é à base de toda e qualquer profissão, à medida que fundamenta e qualifica as ações cotidianas e atua na edificação de uma carreira.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A PCR, por ser uma intercorrência às vezes inesperada, requer da equipe de enfermagem a identificação e reconhecimento precoce do paciente em tal situação, domínio frente ao diagnóstico prévio, habilidade e treinamento para o atendimento eficaz.
O sucesso no processo de reanimação cardiorrespiratória – RCP, depende de uma série de ações encadeadas, chamada de “corrente da sobrevida” pela American Heart Association (AHA).


Resumo

A atuação do enfermeiro como administrador hospitalar é uma tarefa complexa e que tem por objetivo implementar ações para lucro e desenvolvimento nas instituições, otimizando a burocracia, promovendo recursos para melhoria da produtividade com qualidade.


Abstract

The role of the nurse as a hospital administrator is a complex task that aims to implement actions for profit and development in institutions, optimizing bureaucracy, promoting resources to improve productivity with quality.


Introdução

A administração é uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção.


Metodologia

Para o desempenho dessa pesquisa será por uma abordagem de natureza qualitativa, permitindo entrar na essência do tema sugerido. A pesquisa qualitativa concede interpretar as representações de um determinado grupo e compreender o valor cultural que estes colaboram a determinados temas.


Desenvolvimento Teórico

Ao longo de nossas vidas fazemos parte de alguma organização. Estas organizações podem ser formais ou informais. Ambas as organizações que fazemos parte durante a vida tem objetivos e metas a serem cumpridas e definem métodos, verbas, prazos e procedimentos que permite vislumbrar os objetivos a serem alcançados.


Considerações Finais

A questão “Administração é ciência ou é arte?” tem sido perpetuada em classes / palestras introdutórias ou livros de teorias da administração com respostas não conclusivas, uma vez que “a Administração ainda se encontra numa fase amalgamada de ciência e arte.” (Mattos, 2009).


O que é ética na enfermagem e na área da saúde?

Em linhas gerais, a ética pode ser definida como um conjunto de regras e preceitos morais que orientam o indivíduo a viver em sociedade. Diz respeito também à sua postura profissional e ao relacionamento com seus pares, com o público e com instituições.


Por que a ética na enfermagem é tão importante?

A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.


1. RESUMO

Com este trabalho buscou-se encontrar os erros de medicação mais ocorridos em instituições hospitalares e de saúde, bem como os métodos de prevenção a esses erros.


2. INTRODUÇÃO

Qualquer alteração no quadro clinico de paciente, seja por ação correta ou incorreta dos profissionais de saúde, e que resulte em consequências que prejudiquem o paciente, é conhecido como iatroterapia.


3. MEDICAMENTOS

Uma das atividades de maior responsabilidade do corpo de enfermagem de qualquer instituição é a administração de medicamentos. Para tanto, existem técnicas que são utilizadas para a administração, de acordo com a prescrição médica em cada caso.


4. ERROS DE ENFERMAGEM E CLASSIFICAÇÕES

A iatrogenia, segundo Dos Santos e Ceolim (2009), é a ocorrência de qualquer alteração patológica que ocorre devido à intervenção dos profissionais de saúde, correta ou equivocada, na qual o paciente seja prejudicado.


5. MÉTODOS DE PREVENÇÃO AOS ERROS DE MEDICAÇÃO

Foi realizado o levantamento bibliográfico dos erros de medicação encontrados em alguns setores essenciais das instituições de saúde, e também os métodos preventivos aplicados ou em plano de aplicação para evitar a incidência de novos erros dos mesmos tipos.


6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir com a realização deste trabalho, que mesmo avançando muito em relação às políticas para prevenção de erros de medicação, ainda assim existem muitas falhas apresentadas, em sua maioria, por falha humana.


7. REFERÊNCIAS

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Portaria SVS/MS nº 344. Aprova o Regulamento Técnico das substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Ministério da Saúde: 12 maio 1998. sitio de internet. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/conceito.htm#4.17. Acesso em: 19 out. 2016.

Leave a Comment