A açao do homem produz efeitos intencionais

image


O que é a ação humana?

Em sentido idêntico, porém em forma ainda mais sumarizada, define Huerta de Soto: “a ação humana é todo o comportamento ou conduta deliberada” (2013, p. 35). Sendo deliberada, a ação humana inicia com a percepção de um fim. Esse fim é uma situação julgada subjetivamente como de maior realização pelo agente.


Qual o motivo que leva o homem a modificar a natureza?

O homem modifica a natureza em busca de satisfazer suas necessidades, seja para obter alimento, abrigo, proteção e conforto ou ainda para satisfazer a ganância e ganhar muito dinheiro.


Qual a influência do homem no meio ambiente?

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.


O que é ato do homem?

ACTOS do HOMEM – são actos comuns aos restantes animais, resultam da natureza corpórea e animal do homem. – são uma resposta maquinal e corporal, meramente reactiva, a estímulos do meio. – São actos que o homem não controla nem dirige. – São actos independentes da vontade da pessoa.


Qual é o motivo de buscar uma relação com a natureza?

As relações entre sociedade e natureza refletem e produzem as transformações ocorridas no contexto do espaço geográfico. Desde a constituição das primeiras sociedades e o surgimento das primeiras civilizações, observa-se a existência de uma intensa e nem sempre equilibrada relação entre sociedade e natureza.


Qual é a relação do homem com a natureza?

Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.


Quais são as atividades humanas que causam impactos ambientais?

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.


Qual a diferença entre atos humanos e atos do homem?

O ato, objeto da Ética, é o ato humano, ato específico do homem, ato que distingue o homem dos outros seres. Os outros atos (atos do homem) são realizados pelo homem, mas não enquanto homem, apenas enquanto ser biológico ou animal.


Você sabe o que é varicocele ou azoospermia? Saiba tudo abaixo

Quantos homens você conhece que têm ou tiveram dificuldade para engravidar sua parceira? Ou melhor, quantos assumem passar por isso? Pouquíssimos, e o silêncio não reflete a realidade.


Relógio biológico

Um casal é considerado infértil se a mulher de até 30 anos, sem utilizar contraceptivos, não engravidar no período de um ano. Caso já tenham sofrido pelo menos três abortos espontâneos, também entram no grupo. Até há pouco tempo acreditava-se que, no caso dos homens, a idade não interferia na fertilidade.


Isso é problema seu?

Fica um alerta. Mesmo que o problema não seja seu (fisiologicamente), ele é seu. Sim, porque se a questão for com a sua parceira, vocês podem ter uma luta (às vezes inglória) pela frente.


Varicocele

Provoca a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, devido a uma disfunção no sistema circulatório. A má circulação sanguínea provoca aumento na temperatura
da bolsa testicular e pode causar a diminuição do saco escrotal, comprometendo a qualidade do sêmen.


Processos infecciosos

As mais conhecidas são a clamídia e a gonorreia, que comprometem diretamente
o sistema reprodutivo dos homens e são sexualmente transmitidas. Geralmente atingem a uretra e podem afetar também testículos e próstata. Dependendo do processo, um tratamento com antibióticos pode resolver.


Azoospermia

É a ausência de espermatozoide no sêmen, geralmente por causa genética. O mal acomete apenas 1% dos homens, mas cerca de 20% dos inférteis são azoospérmicos. As principais causas são falência dos testículos, ausência ou bloqueio dos vasos encarregados de levar os gametas masculinos ao meio externo.


Novidades no front

A azoospermia foi, por anos, um problema sem solução, mas há boas novas. Mauro Bibancos, especialista em reprodução humana e pesquisador associado da Universidade de Pádua, na Itália, trabalha com um tratamento ainda pouco conhecido no Brasil chamado microdissecção testicular.


1. Hipertensão

O consumo de bebidas alcoólicas em excesso pode causar hipertensão, com aumento principalmente da pressão sistólica, mas o abuso do álcool também diminui o efeito dos medicamentos anti-hipertensivos, e ambas situações aumentam o risco de eventos cardiovasculares, como o infarto.


2. Arritmia cardíaca

O excesso de álcool também pode afetar o funcionamento do coração podendo haver fibrilação atrial, flutter atrial e extra-sístoles ventriculares e isso pode acontecer também em pessoas que não tomam bebidas alcoólicas com frequência, mas abusam numa festa, por exemplo.


3. Aumento do colesterol

O álcool acima de 60g estimula o aumento de VLDL e por isso não é recomendado fazer um exame de sangue para avaliar as dislipidemias após o consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, aumenta a aterosclerose e reduz a quantidade de HDL.


4. Aumento da aterosclerose

Pessoas que consomem muito álcool apresentam as paredes das artérias mais inchadas e com facilidade para o aparecimento da aterosclerose, que é o acumulo de placas de gordura no interior das artérias.


5. Cardiomiopatia alcoólica

A cardiomiopatia alcoólica pode ocorrer em pessoas que consomem acima de 110g/dia de álcool durante 5 a 10 anos, sendo mais frequente em pessoas jovens, entre os 30 e 35 anos de idade. Mas nas mulheres a dose pode ser menor e provocar os mesmos danos. Essa alteração faz com que haja um aumento da resistência vascular, diminuindo o índice cardíaco.


Em parceria com a USADA, ABCD publica vídeos e textos sobre os efeitos nocivos das drogas para melhora de desempenho

Com toda informação, atenção e debate sobre drogas para melhora de desempenho no esporte (ou PEDs, na sigla em inglês para performance-enhancing drugs), muitas pessoas querem entender melhor como essas substâncias afetam o corpo humano.


1 – Agentes Anabólicos (incluindo Testosterona)

O uso médico primário destes compostos é feito em tratamentos de puberdade tardia, em alguns tipos de impotência e perdas de funções causadas por infecção de HIV ou outra doença que acarrete perda muscular.


2. Hormônio Peptídeo, Fatores de Crescimento e Substâncias relacionadas

O uso médico primário destes compostos varia, mas incluem o tratamento de câncer ou ajuda aos bebês nascidos prematuramente.


3. Diuréticos

O uso médico primário destes compostos visa tratar condições como hipertensão, doenças renais e falha cardíaca congestiva. Se utilizado sem supervisão médica, diuréticos podem resultar em redução de potássio e possivelmente até em morte.


5. Narcóticos

Narcóticos em doses pequenas têm uso médico que inclui alívio para dores acentuadas e sono induzido. Entretanto, overdose de narcótico é uma emergência médica e pode levar a uma depressão respiratória e até a morte.


Cannabis (maconha)

A maconha é classificada como a droga número 1 do Ato do Controle de Substâncias (CSA). Isto significa que tem um alto potencial para abuso. Os efeitos do uso da maconha incluem:


7. Bloqueadores Beta

O uso médico primário dos bloqueadores beta visa o controle de hipertensão, da arritmia cardíaca, da angina peitoral (dor peitoral aguda), de enxaqueca, e sensações de nervoso ou condições relacionadas à ansiedade.

image

Leave a Comment