Quais as contribuições da fenomenologia para a educação?
A fenomenologia traz uma grande contribuição à educação porque propicia uma nova forma de ver o mundo o qual pode ser considerado uma construção de impressões e significados. Através do método fenomenológico a realidade descortina-se diante do homem.
Como a fenomenologia interfere na aprendizagem?
Logo, segundo o que compreendemos, a Fenomenologia possibilita pensar a Educação na perspectiva de um processo que visa a humanização da pessoa que compreende a atribui significado as coisas, a si, aos outros, ao mundo da experiência vivida.
Qual foi a contribuição da fenomenologia?
A fenomenologia contribui com a pesquisa em educação por proporcionar métodos que permitem diferentes olhares num movimento de ir e vir sobre o fenômeno educacional, para evitar um único entendimento do contexto. Por ser a educação um fenômeno, é possível analisar suas características essenciais e suas invariantes.
Qual é a atitude intelectual proposta por Husserl?
A fenomenologia de Husserl parece ser uma tentativa de perscrutar o fenômeno em sua “pureza”, isto é, em sua “originalidade”. A proposta husserliana de se evitar a “atitude natural” na apreensão e análise do fenômeno denota no filósofo alemão sua insistente busca pelo rigor metodológico .
O que propõe a fenomenologia?
A fenomenologia procura mostrar que o ser humano deve ser o centro do processo do conhecimento. A consciência humana é doadora de significado e sentido para os fenômenos do mundo. Este sentido se direciona para o que é fundamental do fenômeno, a sua essência.
É considerado o pai da fenomenologia?
Edmund Gustav Albrecht Husserl (alemão: [ˈhʊsɐl]; Proßnitz, 8 de abril de 1859 — Friburgo em Brisgóvia, 27 de abril de 1938) foi um filósofo e matemático alemão fundador da escola da fenomenologia.
Qual foi a maior contribuição da fenomenologia para as ciências humanas?
A fenomenologia estabelece diálogo com as ciências humanas por sua vertente antropológica, por considerar cada ser único, que se faz a si mesmo por intermédio da intersubjetividade.
Quem foi o precursor da fenomenologia?
Edmundo HusserlA fenomenologia surgiu no início do século, na Alemanha, por Edmundo Husserl, que recebeu influências do pensamento de Platão, Descartes e Brentano. Entre os pensadores que sofreram a influência do pensamento husserliano, podem-se destacar: Martin Heidegger, Alfred Schutz, Jean Paul Sartre, Maurice Merleau-Ponty.
Quais são as principais características da fenomenologia?
O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto tende a reconhecer o princípio que não existe objeto sem sujeito.
Quais são as características do pensamento de Husserl?
Ele afirma a existência de “elementos transcendentais do conhecimento”, os quais são acúmulos que vão condicionar a experiência dos indivíduos no mundo. Para ele, a experiência, pura e simplesmente, não se configura em ciência, e que o conhecimento possui uma intencionalidade.
O que defendia Husserl?
Edmund Husserl e a fenomenologia. Husserl procura resolver o problema de como justificar filosoficamente a existência de um mundo objetivo e comum. E faz a ligação entre a consciência e o mundo objetivo por meie da ideia de intersubjetividade.
Quais as principais ideias de Husserl que contribuiu para a psicologia?
Husserl conclui que a psicologia fenomenológica e a fenomenologia transcendental são inseparáveis, visto que, de maneiras distintas, percorrem o mesmo caminho até a subjetividade. Em sua última obra Husserl define a psicologia fenomenológica como uma ciência a priori e universal da vida anímica.
RESUMO
O presente artigo aborda o processo de relação entre professor-aluno e suas implicações na aprendizagem com base em enfoques literários, psicológicos, sócio-históricos e afetivos envolvidos pela Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e a Concepção Vygotskyana.
INTRODUÇÃO
O diálogo e a afetividade acompanham o ser humano durante toda sua vida e desempenham um importante papel no seu desenvolvimento e nas suas relações sociais. Nesse sentido, a criança que possui uma boa relação afetiva, é considerada como segura, tem interesse para adquirir novos conhecimentos e tem chances para um bom rendimento escolar.
1.A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO E DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. Na escola pode-se dizer que a relação professor- aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
2.INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: TRABALHANDO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
A escola enquanto instituição educativa desempenha um papel relevante na interação professor- aluno, pois é o palco das diversas situações que propiciam esta interação, principalmente no que tange sua dimensão socializante, a qual prepara o individuo para a convivência em grupo e em sociedade.
Resumo
-
O presente artigo aborda o processo de relação entre professor-aluno e suas implicações na aprendizagem com base em enfoques literários, psicológicos, sócio-históricos e afetivos envolvidos pela Pedagogia Dialógica de Paulo Freire e a Concepção Vygotskyana. Com o objetivo de analisar como se processa a relação professor- aluno baseada no diálogo, s…
Introdução
-
Livro relacionado: O diálogo e a afetividade acompanham o ser humano durante toda sua vida e desempenham um importante papel no seu desenvolvimento e nas suas relações sociais. Nesse sentido, a criança que possui uma boa relação afetiva, é considerada como segura, tem interesse para adquirir novos conhecimentos e tem chances para um bom rendimento escolar. Diante dis…
A Importância Do Diálogo E Da Afetividade No Processo de Ensino-Aprendizagem.
-
Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. Na escola pode-se dizer que a relação professor- aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com as abordagens de Paulo Freire (2005), percebe-se uma forte valorização do diálogo com import…
Interação Professor-Aluno: Trabalhando Na Zona de Desenvolvimento Proximal
-
A escola enquanto instituição educativa desempenha um papel relevante na interação professor- aluno, pois é o palco das diversas situações que propiciam esta interação, principalmente no que tange sua dimensão socializante, a qual prepara o individuo para a convivência em grupo e em sociedade. Segundo Vygotsky (1976, p. 78), a relação professor-aluno não deve ser uma relaçã…