Quais são as causas das arritmias?
As arritmias têm causa multifatorial, mas, de modo geral, decorrem de cardiopatias, ou seja, doenças cardíacas. Veja as possíveis origens do problema ou seus desencadeadores:
Quais são as causas das Arritmias de padrão rápido?
As arritmias de padrão rápido (taquiarritmias) podem começar sozinhas ou ser desencadeadas por exercícios, tensão emocional, consumo excessivo de álcool, tabagismo ou uso de medicamentos que contém estimulantes, como os que combatem infecções respiratórias simples e os antialérgicos.
Como saber se estou com arritmia?
E essa batida tem que ser regular, que nem um relógio. Se, ao sentir o pulso, seu coração falha, ou o seu coração acelera de uma hora para outra, ou, ele está totalmente fora de ritmo, aí você pode estar com arritmia. Nem todas as taquicardias ou bradicardias significam que você tem uma doença cardíaca.
O que é o diagnóstico de arritmia?
O que é Arritmia? Uma arritmia é um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, como batimento muito rápido, muito lento ou irregular. Quando o coração bate mais rápido que o normal, o paciente tem aquilo que os médicos chamam de taquicardia.
Quem tem arritmia pode tomar Puran?
Devo suspeitar o remédio puram se der taquicardia ? A dose em excesso da levotiroxina (Puran) pode causar taquicardia. Para avaliar se a dose está correta para você é necessário ir ao endocrinologista, que fará o exame clínico e solicitará exames complementares.
Quem tem hipotireoidismo tem arritmia?
O descontrole da tireoide pode causar baixa frequência cardíaca, quando se trata do hipotiroidismo, e arritmia ou insuficiência cardíaca, conectada ao hipertireoidismo. A glândula, localizada logo abaixo do pomo-de-adão, produz dois hormônios principais, o T4 e o T3, fundamentais para o funcionamento do coração.
Quem tem arritmia pode tomar levotiroxina?
Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes idosos com bócio com função tireoidiana normal, que já sofreram infarto do miocárdio ou que apresentam angina pectoris, insuficiência cardíaca ou arritmia (descompasso dos batimentos do coração) com taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).
Como o hipotireoidismo afeta o coração?
Sua disfunção afeta o coração de diversas formas. No hipotireoidismo, que é o problema mais comum e de desenvolvimento mais lento, há principalmente o risco de infarto, de doenças coronarianas, colesterol elevado e de baixa resistência ao esforço físico.
Porque quem tem hipotireoidismo tem taquicardia?
Hipotireoidismo e coração: Quando ocorre diminuição da produção do hormônio da tireoide o coração enfraquece, tornando seus batimentos mais lentos, o que colabora para a constrição dos vasos sanguíneos e o aumento da pressão arterial.
Porque o hipertireoidismo pode causar taquicardia?
Com o aumento da quantidade de T3 e T4 na corrente sanguínea, o hipertireoidismo provoca uma aceleração de todo o organismo. O coração, por exemplo, fica agitado e bate mais rápido, o que favorece episódios de taquicardia.
O que a levotiroxina faz no corpo?
A levotiroxina sódica é a forma sintética do principal hormônio produzido pela glândula tireoide, chamado de tiroxina, também conhecido pela sigla T4. A levotiroxina é, portanto, um medicamento indicado para o tratamento do hipotireoidismo, que é a doença provocada pela deficiente produção de hormônios pela tireoide.
Quem não pode tomar amiodarona?
Devem ser considerados suspeitos de aparecimento de tireotoxicose induzida pela amiodarona, aqueles pacientes que exibirem piora da doença cardíaca de base ou aparecimento ou recorrência de taquicardia ou fibrilação atrial no decorrer do tratamento com droga (7,11).
Quais são os efeitos colaterais do remédio levotiroxina?
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a levotiroxina sódica são palpitações, insônia, nervosismo, dor de cabeça e, com o avançar do tratamento e hipertireoidismo.
Quem tem tireoide pode ter infarto?
A disfunção da glândula tireoide pode afetar o coração de diversas maneiras e até elevar o risco de eventos cardiovasculares, como aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias) e o infarto, mesmo em pessoas jovens.
Quem tem hipotireoidismo pode morrer?
Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.
O que a hipotireoidismo causa no corpo?
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
Quem tem maior risco de arritmia
A arritmia cardíaca pode surgir sem causa aparente ou por um processo natural de envelhecimento, por exemplo. No entanto, alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver a arritmia cardíaca e incluem:
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da arritmia cardíaca é feito por um médico cardiologista que avalia o histórico de saúde e os sintomas, assim como a possibilidade de uso de medicamentos ou drogas de abuso.
Como é feito o tratamento
O tratamento da arritmia vai depender dos sintomas, da gravidade e dos riscos de complicação da arritmia. Geralmente, em casos mais leves, o tratamento pode incluir uma simples orientação, mudanças nos hábitos de vida, acompanhamento médico periódico ou a interrupção do uso de medicamentos que ocasionaram a arritmia.
Distúrbios da pele e subcutâneo
Desconhecidas: angiodema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica), rash (erupções na pele), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), sudorese (suor excessivo).
Distúrbios musculoesqueléticos e dos tecidos conjuntivos
Desconhecidas: fraqueza muscular, cãibras e osteoporose (fraqueza nos ossos) em doses supressivas de levotiroxina, especialmente em mulheres pós-menopausa, principalmente quando tratado por um longo período.
Distúrbios vasculares
Desconhecidas: fogachos (súbita sensação temporária de calor), colapso circulatório (o coração e vasos não são capazes de irrigar todos os tecidos do corpo com oxigênio suficiente) em neonatos prematuros de baixo peso.
Quais os sintomas de arritmias cardíacas?
Primeiro, devo dizer que as arritmias poderem produzir muitos sintomas diferentes e também depende do tipo da arritmia que você está tendo. Tem pessoa que não sente nada, e no Holter está chuveirando de arritmia ou com uma arritmia grave. E tem outras que sentem tudo.
E quais os tratamentos para as arritmias cardíacas?
Depende do tipo da arritmia, se ela é uma arritmia rápida ou lenta ou é um bloqueio cardíaco. Mas seu médico pode passar uma medicação – para parar ou prevenir uma arritmia ou controlar a frequência da arritmia.
Arritmias malignas ou benignas?
As arritmias pode ainda ser classificadas em malignas, quando provocam sintomas – desmaio, convulsão, dor no peito, falta de ar – e geralmente ocorrem em coração doente (com força diminuída, dilatação ou com obstrução coronária).
Causas possíveis da arritmia cardíaca
Geralmente, a arritmia é causada pelo mau funcionamento ou pela interrupção dos impulsos elétricos que controlam os batimentos cardíacos. Pode ser, inclusive, de causa cardíaca ou não cardíaca.
Diagnóstico
Em geral, os principais métodos utilizados no diagnóstico das arritmias cardíacas são o eletrocardiograma de 12 derivações, o Holter 24 horas e o Lopper.
Possíveis complicações da arritmia
As principais complicações das arritmias são as das consideradas malignas, porque podem originar insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e até morte súbita.
Dicas para se prevenir
Para evitar desenvolver algum tipo de arritmia é importante considerar os fatores de risco ditos anteriormente. E lembrar que a prevenção para as doenças cardíacas de uma maneira geral também previne as arritmias.