Qual a diferença entre os climas desérticos e desertos quentes?
A diferença entre os climas desérticos depende da precipitação, que ocorrer na forma de chuva ou de neve. Os geógrafos denominam de desertos quentes aqueles que recebem a precipitação em forma de chuva.
Qual é a amplitude térmica nas regiões desérticas?
A amplitude térmica nas regiões desérticas é enorme, com variações de temperatura muito acentuadas quanto ao dia e a noite. Os desertos são ambientes nos quais há uma grande variação da amplitude térmica diária, sendo que os dias são muito quentes e as noites são muito frias.
Por que os desertos são tão quentes no verão?
Desertos com climas quentes e secos são extremamente quentes no Verão. Apresentam, em geral, pouca chuva, o que torna difícil a sobrevivência de animais e plantas. Para sobreviver nesses locais, os exemplares da fauna e flora necessitaram desenvolver habilidades especiais.
Por que os desertos são considerados regiões ambientais perigosas?
A formação dos desertos está atrelada às condições geográficas de uma região, como o clima, assim como a ação do homem no meio ambiente — no desenvolvimento de atividades produtivas, por exemplo. Os desertos são considerados regiões ambientais perigosas, em razão das suas condições climáticas extremas.
Quais ações podem ser provocadas pelo vento?
A erosão eólica e seus impactos ao meio ambiente1) Corrosão – É o desgaste físico das rochas através do atrito e impacto das partículas que são transportadas pelo vento. … 2) Abrasão – Um processo erosivo semelhante à corrosão. … 3) Eólico – Processo de depósito sedimentar que tem o vento como agente geológico.More items…•
O que e acção Geologica do vento?
Chama-se acção geológica do vento, os processos geológicos causadas pela erosão eólica. Os ventos são ar em movimentos que carregam grandes, médio e pequenos sedimentos, dependendo da força do vento.
Qual e a erosão causada pelo vento?
4) Deflação – É a erosão provocada pelo vento fazendo com que fragmentos superficiais mais finos sejam retirados do local, restando pedras e pedregulhos. Ocorre normalmente em campos de dunas e regiões desérticas. Também pode ocorrer forte corrosão associada à deflação.
Como e o vento do deserto?
O siroco ou xaroco (em italiano scirocco [ʃiˈrɔkko] e em árabe ghibli) é um vento quente, muito seco, que sopra do deserto do Saara em direção ao litoral norte da África. Este fenômeno causa gigantescas tempestades de areia no deserto e manifesta-se quando baixas pressões reinam sobre o mar Mediterrâneo.
Qual o nome da erosão causada pela água?
Erosão pluvialErosão pluvial: é o tipo de erosão causado pela ação da água das chuvas.
O que é a erosão antrópica?
Erosão antrópica (seres humanos): é a erosão causada pelo homem, que tem papel importante na modificação do relevo, acelerando o processo de erosão, seja desmatando florestas para pastos, estradas, cidades, seja cavando túneis, aplainando morros, alterando biomas, conquistando mares, entre outras ações.
Quais são os tipos de erosão que existe?
Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. … Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. … Erosão fluvial.
O que causa a erosão pluvial?
Erosão Pluvial: como o próprio nome indica, é causada pela água das chuvas. Em menor intensidade, ela provoca apenas a lavagem dos solos, mas, em grandes proporções, provoca alterações mais intensas, com erosões mais profundas.
O que provoca a erosão marinha?
A erosão marinha, também chamada de erosão marítima, é definida como “o processo de desgaste, transporte e sedimentação de rochas e solos litorâneos por agentes erosivos”. Fundamentalmente, ela pode ser causada pela ação de três fatores: ondas, correntes e marés.
O que provoca a erosão glacial?
Erosão glacial é a erosão causada pelo gelo. A erosão ocorre quando os blocos de gelo ou as geleiras derretem a ponto de poderem deslizar na terra .
Fatores Climáticos
Os desertos ocupam cerca de um quinto da superfície da Terra e nem todos são iguais. O que diferencia um deserto do outro são os fatores climáticos. Existem dois tipos de climas desérticos: desértico quente e desértico frio.
Clima Desértico Quente
Desertos com climas quentes e secos são extremamente quentes no Verão. Apresentam, em geral, pouca chuva, o que torna difícil a sobrevivência de animais e plantas.
Clima Desértico Frio
As zonas influenciadas pelo clima desértico quente frio são, em geral, muito quentes e secas durante o Verão, mas brutalmente frias e secas no Inverno, com temperaturas inferiores da 0ºC.
Vegetação
Como já foi dito, a baixa oferta de água torna difícil a sobrevivência nas zonas sob a influência do clima desértico. Entre as plantas mais comuns estão cactos e gramíneas, que desenvolveram habilidades para armazenamento de água e adaptaram caule e folhas.
Onde estão localizadas as áreas desérticas do globo?
Existem áreas consideradas como desérticas em várias partes do mundo, como o Deserto da Antártica (Antártida), a região do Ártico (Alasca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia) o Deserto do Saara (Argélia, Chade, Egito, Eritreia, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Sudão, Tunísia e Saara Ocidental), o Deserto da Arábia (Arábia Saudita, Jordânia, Iraque, Kuwait, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen), Deserto de Gobi (Mongólia e China).
Características do Clima Desértico
O Clima Desértico ocorre em locais da superfície terrestre localizados em áreas subtropicais, ou seja, aquelas regiões que estão localizadas no contato entre as zonas tropicais e as zonas temperadas em ambos os hemisférios, Norte e Sul.
Amplitude Térmica nos desertos
Os desertos são ambientes nos quais há uma grande variação da amplitude térmica diária, sendo que os dias são muito quentes e as noites são muito frias. Isso ocorre por conta de um conjunto de fatores físicos que ocorrem nas regiões desérticas.
Clima Desértico Frio
Os desertos mais conhecidos são os quentes. No entanto, existem também desertos de clima frio. Os desertos são antes caracterizados pela escassez de pluviosidade do que necessariamente pelas elevadas temperaturas. Assim, os desertos frios são também ambientes com baixíssimos índices de pluviosidade.
Características do deserto
Os desertos são caracterizados como regiões que dispõem de um regime pluviométrico bastante irregular e que acumulam baixo volume de chuvas durante o ano, ficando em torno de 250 milímetros. Diante desse cenário, a capacidade que essas formações têm de sustentar diferentes formas de vida é baixa, embora exista.
Formação do deserto
A formação dos desertos se dá em decorrência de processos e fenômenos naturais ou é resultado da ação antrópica, isto é, da atividade humana. Como vimos anteriormente, muitos fatores próprios da composição e circulação atmosférica condicionam o aparecimento de áreas desérticas, como os ventos contra-alísios e as monções.
Perigos do deserto
O clima extremo e a própria configuração dos desertos oferecem perigos àqueles que visitam essas áreas e aos poucos moradores que vivem nas suas proximidades. Tais perigos são:
Características dos desertos
Há desertos em todos os continentes do planeta. Eles estão localizados em diversas regiões do globo, com destaque para as porções norte, sul e leste da África, norte e sul da América, porção central da Ásia, zonas pontuais do sul da Europa, além de grandes extensões do Oriente Médio e da Austrália.
Os principais desertos do mundo
Os desertos cobrem uma parte significativa da Terra. Logo, são classificados também conforme a sua dimensão espacial. Assim, os cinco principais desertos do mundo são:
Os perigos dos desertos
As condições naturais das áreas desérticas são os principais perigos presentes nessas regiões. Os desertos são considerados ambientes inóspitos, em especial, pela ausência de fontes de água e pelas condições extremas de temperatura.
Artigos Relacionados
A Desertificação na África, O que é o processo de Desertificação na África, Como ocorre o processo de Desertificação na África, Quais são os principais agentes de aceleração do processo de Desertificação na África.