Os jesuítas também enfrentaram inúmeros conflitos com os colonos que escravizavam indígenas durante os séculos XVI e XVII. A ação dos jesuítas em proteger os nativos da escravização levou a Coroa a determinar leis que permitiam a escravização dos indígenas somente em casos de “guerra justa”, ou seja, quando os nativos atacavam algum português.
Quais as consequências da ação dos jesuítas para o índio?
Assim, fica claro, através do desenvolvimento deste trabalho, que se não fosse a ação dos jesuítas, mesmo com todos os seus “pecados e erros”, o índio teria sido explorado e, talvez, exterminado de uma forma muito mais rápida e violenta. Palavras-chaves: Jesuíta, índio, colonizador, guerra, destruição.
Por que os índios abandonaram os jesuítas?
O esvaziamento das missões não se deveu somente à selvageria dos ataques dos paulistas (bandeirantes), a maioria dos índios abandonou os jesuítas por causa da falta de confiança nos padres e pela recusa em obedecer ao rigor das normas cristãs (NARLOCH, 2011).
Qual a relação entre os jesuítas e a educação dos índios?
Os jesuítas e a educação dos índios Quando os jesuítas vieram ao Brasil, no intuito de catequizar os índios, enfrentaram diversos problemas, entre eles, a grande diferença cultural que separava os nativos do sistema educacional europeu.
Por que os índios foram abolidos pelos padres jesuítas?
Os índios eram vistos como seres inferiores, que necessitavam da conversão ao catolicismo para que suas almas não fossem condenadas. Por isso, as práticas religiosas realizadas pelas tribos antes da chegada dos portugueses foram abolidas pelos padres jesuítas.
Como foi a relação dos jesuítas com os povos indígenas?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Qual era o objetivo dos jesuítas para com os indígenas?
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Como os jesuítas Catequizaram os índios?
As Reduções Jesuíticas Também conhecidas como missões, as reduções foram aldeamentos criados pelos padres jesuítas, da Companhia de Jesus, com o objetivo do catequizar os índios brasileiros, além de transmitir para eles os costumes e a cultura europeia.
Quem eram os jesuítas e quais foram as consequências por eles causadas nos povos indígenas?
Os jesuítas estavam sempre junto a governadores na fundação de novas cidades, no combate a invasores, no apaziguamento e na proteção do indígena cristianizado. Porém, contra o indígena antropófago, polígamo e hostil, defenderam a “guerra justa” com sua escravização e morte.
O que eram os jesuítas e quais eram os seus objetivos?
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições.
Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?
Os Objetivos da educação jesuíta As Escolas Jesuítas tinham como objetivo catequizar e converter os nativos habitantes do novo mundo à religião católica. Além disso, os padres jesuítas exerceram forte influência na sociedade, principalmente burguesa.
O que os jesuítas fizeram para diminuir a resistência dos índios?
Resposta: os jesuítas criavam aldeamentos,chamados de missões, para afastar os povos de suas comunidades e lhes transmitir a cultura e a educação europeias.
Como foi o primeiro contato entre os jesuítas e os índios?
O contato inicial entre brancos e índios foi amistoso, como se pode ver, por exemplo, na carta de Pero Vaz de Caminha, onde o escrivão narra momentos de descontração e festa entre as duas raças. Na verdade, esse contato amigável se estendeu pelas três ou quatro primeiras décadas de colonização.
Quem mais matou os índios foram os índios?
As bandeiras são geralmente apontadas como a maior causa de morte da população indígena depois das epidemias. Em cada uma, havia no mínimo duas vezes mais índios – normalmente dez vezes mais.
Quem são os jesuítas hoje?
Hoje há mais de 20 mil membros da ordem em mais de cem países. A missão da ordem sempre foi “evangelizar” e expandir conhecimento e educação, conta o padre João Roque Rohr, reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, em entrevista à BBC Brasil. “O jesuíta sempre foi um viajante.
Quem eram os jesuítas na colonização do Brasil?
Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.
Quem foram os jesuítas que vieram para o Brasil?
Jesuítas no Brasil Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
RESUMO
A Companhia de Jesus, através dos jesuítas, chegou ao Brasil em 1549 juntamente com os primeiros colonizadores portugueses. Participou de forma ativa do processo de colonização do país, deixando sua marca na história e influenciando sobremaneira a formação cultural brasileira.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir a ação evangelizadora desenvolvida pelos religiosos jesuítas junto aos índios no Brasil na época da colônia, juntamente com o projeto de colonização implantado por Portugal e, consequentemente, a partir dessa análise, avaliar até que ponto estas ações foram determinantes na praticamente destruição do índio e de sua cultura em terras brasileiras como, muitas vezes, foi e ainda continua sendo colocado por diversos historiadores e autores..
1. OS JESUÍTAS
Para se entender a relação dos jesuítas com a questão indígena no período do Brasil colonial, torna-se necessário conhecer o que foi a Companhia de Jesus ao longo de sua história em todo o mundo, conhecer suas áreas de influências nos vários setores da vida humana, conhecer suas principais personalidades e suas proezas, além de seus desvios e suas mazelas..
2. OS ÍNDIOS
Em relação aos índios brasileiros, segundo Bueno (1997), falando sobre sua origem, o que se sabe até hoje são somente incertezas.
3. OS COLONIZADORES PORTUGUESES
Segundo Fausto (2009, p.9-11), a chegada dos portugueses ao Brasil constituiu-se em “um dos episódios da expansão marítima portuguesa iniciada em princípios do século XV”. Quase cem anos antes de Cristóvão Colombo, que foi enviado pelos espanhóis, chegar à América, Portugal já dava os primeiros passos rumo à sua expansão.
4. AS RELAÇÕES ENTRE O ÍNDIO, O JESUÍTA E O COLONIZADOR
Após o chamado descobrimento do Brasil, Koshiba (1994) relata que os primeiros contatos entre portugueses e indígenas, devem ter sido pacíficos, pois esses índios se mostraram amistosos e profundamente atraídos pelos objetos oferecidos pelos portugueses como presentes.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tudo o que foi narrado neste trabalho serve para mostrar as controvérsias existentes entre diversos autores no que envolve a relação índio-jesuíta-colonizador. Alguns afirmam que os jesuítas são os grandes culpados pela destruição da cultura indígena e, consequentemente, do índio no Brasil.
Causas da escravidão indígena
As causas da escravidão indígena estão ligadas principalmente ao propósito dos portugueses em colonizar o Brasil. Ao contrário do que houve na América do Norte, os colonizadores portugueses não deixaram seus reinos para morar aqui. Eles vinham apenas para explorar as riquezas do Brasil.
Escravidão entre os indígenas
A escravidão entre os índios acontecia logo após uma tribo vencer a outra em um combate. Os derrotados eram transformados em mão de obra escrava, mas o trabalho exigido não se comparava com o que os portugueses esperavam que os índios fizessem.
Igreja e a escravidão indígena
Os primeiros anos da colonização efetiva do Brasil, a partir de 1530, expuseram conflitos entre a Igreja e os colonos portugueses. Os colonos queriam escravizar os índios para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, enquanto os religiosos aproximaram-se deles para catequizá-los.
Coroa e a escravidão indígena
Para evitar o conflito entre os colonos e os jesuítas, a Coroa portuguesa determinou a guerra justa — os portugueses só poderiam escravizar os índios que tivessem entrado em conflito com os colonos, um confronto gratuito, sem provocação dos portugueses.
Abolição da escravidão indígena
A Coroa portuguesa teve mais prejuízo do que benefício com a escravidão indígena. A fuga para regiões mais distantes, a indisponibilidade para o trabalho intensivo exigido pela Coroa e a presença jesuíta na defesa dos índios fizeram com que os portugueses repensassem formas de mão de obra para a lavoura de cana-de-açúcar.
Escravidão indígena X escravidão africana
O negro africano veio trabalhar como escravo no Brasil para atender aos anseios da Coroa de iniciar-se rapidamente a produção açucareira de forma intensiva.
Resumo sobre a escravidão indígena
O trabalho indígena na colônia foi a primeira tentativa de escravizar os índios para que trabalhassem de forma intensiva nas lavouras de cana-de-açúcar no Nordeste.