Os seres vivos também atuam na transformação do relevo. Algumas espécies formam buracos e orifícios na terra e em formações rochosas em busca de alimento ou abrigo. As formações vegetais, com a formação de raízes, também modificam o relevo ou até ajudam a preservar a sua forma original.
Como é produzido o relevo continental?
O relevo continental é produzido por inúmeras forças geológicas e erosivas. O relevo continental é extremamente variado, e suas diferentes formas são produzidas como consequência de inúmeras forças geológicas e erosivas ao longo de milhões de anos. Esses formulários são os seguintes:
Quais são as principais formas de ação do relevo?
Outra forma de ação é o congelamento dos solos, que se rompem com a “quebra” das geleiras. Outro importante agente externo são os ventos, que atuam no relevo também em um processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira.
Quais são os agentes do relevo?
Origem e formação: os agentes do relevo. Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.
Quais são os agentes naturais que modificam o relevo terrestre?
Os vulcões e os terremotos muito concorrem, em diversas regiões do globo, para modificar o relevo terrestre. Grandes extensões de terra podem ficar soterradas sob os produtos vulcânicos, e até cidades inteiras, como aconteceu com Herculano e Pompéia, na era 79, a. C., durante uma erupção do vulcão Vesúvio.
Percepção dos fenômenos
Algumas dessas transformações são percebidas por nós. É o caso da destruição de praias pelos mares, de fendas abertas por terremotos e erupções vulcânicas, de formação de dunas, desmoronamento de barreiras, fendilhamentos de rochas compactas, etc. Outras, porém, se processam através dos tempos, além do breve período de nossa existência.
Ação do ar no relevo terrestre
O ar age nas modificações do relevo terrestre, seja diretamente, seja indiretamente. A ação direta do ar é mais Importante do que a indireta, esta consistindo na ação de elementos químicos que interferem na sua composição. Três fenômenos caracterizam a ação dos ventos no relevo terrestre:
Transporte
Os fragmentos resultantes da desagregação das rochas são transportados pelos ventos, por vezes a grandes distâncias. Tal transporte se faz tanto mais facilmente quanto o vento sopre numa mesma direção e velozmente.
Construção
Um obstáculo qualquer é suficiente para que os fragmentos rochosos se acumulem, formando dunas. São, geralmente, montículos de areia. No litoral, as dunas se chamam marítimas.
Ação das águas no relevo terrestre
A ação das águas nas modificações do relevo terrestre também se faz sentir como a do ar (e muito mais intensamente) em três fases: destruição, transporte, construção. De fato, por efeito da erosão, as águas destroem as rochas, mormente as rochas sedimentares.
A influência das ondas no relevo terrestre
Os mares, batendo constantemente sobre as costas, produzem escavações que acabam por provocar o desmoronamento das partes superiores das rochas litorâneas. Os fragmentos dessas rochas se tornam joguetes do mar, concorrendo para que se operem novas destruições.
Ação do calor solar no relevo terrestre
Pela ação do calor solar também podem as rochas desagregar-se. Aquecidas durante algum tempo pelo Sol, as rochas se dilatam. Se sobrevêm aguaceiros, estão sujeitas a se fender, pela brusca contração dos seus elementos componentes.
Origem e formação: os agentes do relevo
Relevo é o conjunto de formas presentes na superfície sólida do planeta. Resulta da estrutura geológica (fatores internos) e dos processos geomórficos (fatores externos). O primeiro forma a estrutura do relevo e o segundo esculpe as formas.
Importância do relevo
O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia. É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar.
Relevo brasileiro
O relevo brasileiro é constituído de diversas formas, dentre elas, “serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies”, etc., ocasionadas, principalmente, por processos externos, como a chuva e o vento. No continente, os agentes internos não participaram da formação do relevo, mas algumas ilhas foram formadas por atividades vulcânicas no passado.
Questão 2
Com base nos seus conhecimentos, descreva as quatro formas predominantes de relevo e cite pelo menos um exemplo para planaltos, planícies, montanhas e depressões.
Questão 4
a) o relevo desde o surgimento da Terra não sofreu modificações em sua estrutura.
b) o relevo é formado por modificações resultantes da ação de agentes internos e externos.
c) o relevo é formado pela ação de agentes exógenos e transformado por agentes endógenos.
d) o relevo é apenas a manifestação superficial do que ocorre no interior da Terra.
Questão 5
As formas de relevo resultam das grandes alterações que a superfície terrestre sofreu ao longo do tempo. São exemplos de agentes internos responsáveis por essas modificações:
Questão 6
As planícies são caracterizadas como relevos de baixa altitude, pouco acidentados e onde predomina o processo de acumulação de sedimentos. De acordo com a origem dos sedimentos, as planícies podem ser de quais tipos?
Questão 12
a) porções do continente que se desprenderam e não mais estão ligadas a eles.
b) porções de terra com um terço de dimensões continentais.
c) constituintes do relevo oceânico, que se elevam acima do nível das águas.
d) porção de relevo que flutuam no oceano.
O que é a deriva continental?
A deriva continental é uma teoria, elaborada pelo meteorologista e geofísico alemão Alfred Wegener (1880-1930) no início do século XX, em 1912, que propõe que os continentes terrestres, antes de chegarem a sua forma e posição atual, compunham uma só massa chamada Pangeia há, aproximadamente, 225 milhões de anos.
Origem da deriva continental
Antes da apresentação da teoria da deriva continental feita por Alfred Wegener, outros cientistas e pensadores contemporâneos e também muito anteriores a ele fizeram proposições semelhantes com relação ao ordenamento da litosfera e à forma dos continentes.
Características da deriva continental
A deriva continental explica que, há 225 milhões de anos, no Permiano, todos os continentes estavam unidos em um só bloco que recebeu o nome de Pangeia. O oceano que circundava a Pangeia recebeu o nome de Pantalassa.
Exercícios resolvidos sobre a deriva continental
Questão 1 – (Fuvest) A Litosfera é fragmentada em placas que deslizam, convergem e se separam umas em relação às outras à medida que se movimentam sobre a Astenosfera.
Qual É O Relevo Continental?
Características Do Relevo Continental
-
Em geral, o relevo continental é caracterizado pelo seguinte: 1. Como já dissemos, é característico da porção emergente da litosfera, ou seja, se distingue do relevo oceânico ou submerso. 2. Apresenta enormes irregularidades em consequência da ação erosiva e sedimentar do vento, da chuva e dos rios, e também dos movimentos tectônicos ao longo do t…
See more on conceitosdomundo.pt
Formas de Relevo Continental
-
O relevo continental é extremamente variado, e suas diferentes formas são produzidas como consequência de inúmeras forças geológicas e erosivas ao longo de milhões de anos. Esses formulários são os seguintes: 1. Montanhas , cadeias de montanhas e cadeias . São elevações naturais dapaisagem , formadas pelo dobramento da litosfera devido à tensão entre duasplaca…
Relevo Oceânico
-
É conhecido como relevo oceânico ou submerso no fundo dos oceanos, ou seja, as formas que a superfície terrestre adquire sob as diferentes camadas de água que compõem os mares e oceanos. Este relevo é significativamente diferente do emergido, já que está sujeito às enormes pressões subaquáticas e a formas de desgaste totalmente diferentes. Mais em: relevo oceânico
Percepção Dos Fenômenos
Ação Do AR No Relevo Terrestre
Transporte
Construção
Ação Das Águas No Relevo Terrestre
-
A ação das águas nas modificações do relevo terrestre também se faz sentir como a do ar (e muito mais intensamente) em três fases: destruição, transporte, construção. De fato, por efeito da erosão, as águas destroem as rochas, mormente as rochas sedimentares. Depois, transportam os produtos dessa destruição para outros pontos, onde eles se acumulam…
See more on cienciasresumos.com.br
A Influência Das Ondas No Relevo Terrestre
Ação Do Calor Solar No Relevo Terrestre
Ações Do Núcleo Central No Relevo Terrestre
Classificação
-
Os agentes de relevo são classificados de duas maneiras, a saber: 1. Agentes Internos: chamados de agentes endógenos, correspondem aos agentes formadores do relevo e atuam dentro da Terra, por exemplo, o tectonismo (movimento das placas tectônicas), os abalos sísmicos (terremotos) e o vulcanismo(erupções vulcânicas). 2. Agentes Externos: chamados d…
See more on todamateria.com.br