A partir da década de 1990, os problemas ambientais ganham atenção mundial, intensifica-se o movimento ecologista e começa-se a dar atenção especial ao que a ação humana pode causar ao meio ambiente. RIO 92, AGENDA 21 E RIO +10
Quais são os problemas ambientais globais?
A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientais globais residem: a) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza. b) nas relações de consumo e não nas relações de produção. c) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis.
Quais são as ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais?
3 ações humanas cotidianas que causam impactos ambientais! É recorrente nos jornais, sites e em outros tipos de meios de comunicação, a presença de notícias sobre os impactos ambientais aos quais o planeta está sujeito, seja em escalas locais como, por exemplo, as ilhas de calor, ou em escalas globais como, por exemplo, o aquecimento global.
Como a questão ambiental deve ser compreendida?
“A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção da sociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, mas às problemáticas decorrentes da ação social.” RODRIGUES, Arlete Moysés. Produção do e no espaço – problemática ambiental urbana.
Qual a relação entre o ambiente humano e o natural?
Como vemos, não há ainda uma ligação harmoniosa entre o ambiente humano e o natural; o segundo está perdendo espaço e sendo constantemente agredido.
Quais os impactos ambientais causados por ação humana?
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Qual é a relação do ser humano com o meio ambiente?
Poluição do ar, rios, lagos, mananciais e mares, desmatamento predatório, contaminação ambiental, espécies de animais entrando em extinção, mudanças climáticas, entre outros diversos malefícios causaram um grande impacto na relação entre homem e meio ambiente.
Como a ação humana pode alterar o equilíbrio da natureza e do meio ambiente?
Esses são só alguns exemplos de atividades humanas que impactam negativamente o meio ambiente. Há várias outras, como o descarte inadequado de lixo, o consumo exagerado de recursos naturais, o aumento crescente das áreas urbanas, o desmatamento e o desperdício de água.
Qual a relação entre os problemas ambientais atuais e a saúde humana?
A poluição atmosférica também afeta diretamente a saúde, causando danos, principalmente, no nosso sistema respiratório. A poluição do ar está relacionada com o aumento dos casos de asma, bronquite e câncer de pulmão. O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população.
Que ações humanas podem modificar o ambiente causando danos e prejudicando a qualidade de vida?
Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos.
Como se dava a relação do ser humano com a natureza sobre o meio natural?
Para obter boas colheitas, criar animais ou outros recursos naturais o homem precisa contar com a regularidade de determinados ciclos naturais que nem sempre acontecem de forma previsível. Durante a Antigüidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período.
Qual a importância de haver equilíbrio entre as atividades humanas e a natureza?
Além da garantia da própria sobrevivência dos seres vivos e do homem, a preservação da natureza é rentável sob o ponto de vista econômico: preservada, ela renderá frutos para o homem e a coletividade, como fonte de vida e recursos econômicos, ou seja, precisamos do desenvolvimento sustentável, ao invés do “progresso …
Qual a relação entre a saúde ambiental e a saúde no ambiente de trabalho?
Assim, as ações de saúde ambiental e saúde do trabalhador devem estar articuladas nos serviços de saúde, uma vez que os riscos gerados direta e indiretamente pelos processos produtivos afetam o meio ambiente e a saúde das populações e dos trabalhadores de modo particular.
Qual é a importância do meio ambiente para a saúde?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a biodiversidade e os ecossistemas são pilares centrais para a vida no planeta. São fontes de alimentos e ingredientes essenciais de medicamentos, compostos medicinais, combustível, energia, além de meios de subsistência, enriquecimento cultural e espiritual.
Qual a consequência da poluição para a saúde humana?
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, …
O meio ambiente
Muitas definições surgem: é o que está no meio, entre; o que une ambientes; o que é natural etc. Porém, muitos estudos epistemológicos não conseguem colocar as questões pertinentes na atual situação do planeta: que meio ambiente temos atualmente? Que futuro nos aguarda? O que fazer para reverter tal situação? A Educação Ambiental é a salvação?
O ambiente humano
Formado pela sociedade com todos os seus conceitos religiosos, étnicos, culturais, éticos, científicos, tecnológicos e econômicos, o ambiente humano ou urbano traz reflexos na mudança do ambiente natural em virtude de sua acomodação dos centros urbanos e até mesmo os rurais (DIAS, 1998).
O ambiente natural
Este seria considerado a integração harmoniosa dos organismos com o ambiente em que estão inseridos, mantendo suas relações de interdependência, com um fluxo contínuo de energia e ciclagem da matéria. Identificamos nele os principais conceitos ecológicos, como: nicho, habitat, ecossistema e cadeia alimentar (ODUM, 1988; DIAS, 1998).
Reflexões para estas e as futuras gerações
O ser humano contemporâneo passa por uma fase de autoconhecimento e de reflexão do seu papel perante a vida e o planeta, tentando entender os reflexos e os custos do altíssimo desenvolvimento das sociedades; acima de tudo, estamos aprendendo com os erros para, a partir deles, buscar soluções a médio, curto e longo prazo.
Poluição da água
Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta.
Geração de resíduos
Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050.
Superpopulação
Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais.
Modificação genética
Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente.
O Meio Ambiente
O Ambiente Humano
-
Formado pela sociedade com todos os seus conceitos religiosos, étnicos, culturais, éticos, científicos, tecnológicos e econômicos, o ambiente humano ou urbano traz reflexos na mudança do ambiente natural em virtude de sua acomodação dos centros urbanos e até mesmo os rurais (DIAS, 1998). Nesse processo, a consequência é a gênese de um metabolismo q…
See more on educacaopublica.cecierj.edu.br
O Ambiente Natural
-
Este seria considerado a integração harmoniosa dos organismos com o ambiente em que estão inseridos, mantendo suas relações de interdependência, com um fluxo contínuo de energia e ciclagem da matéria. Identificamos nele os principais conceitos ecológicos, como: nicho, habitat, ecossistema e cadeia alimentar (ODUM, 1988; DIAS, 1998). 1. Nicho – posição ocupada pelo org…
Ser Humano: Agente Consumidor/Transformador
-
O ser humano é o principal agente modificador do meio, adaptando-se rapidamente e modificando para atender às suas exigências e para satisfazer as suas necessidades primárias. Porém, somos o único organismo com necessidades secundárias para manutenção do que concebemos como status quo (Córdula, 1999). O ser humano possui um telencéfalo altamente …
Reflexões para Estas E as Futuras Gerações
-
O ser humano contemporâneo passa por uma fase de autoconhecimento e de reflexão do seu papel perante a vida e o planeta, tentando entender os reflexos e os custos do altíssimo desenvolvimento das sociedades; acima de tudo, estamos aprendendo com os erros para, a partir deles, buscar soluções a médio, curto e longo prazo. Uma delas é encontrar a humanidade que …
Referências
-
ABÍLIO, Francisco José P.; SATO Michelé. Métodos qualitativos e técnicas de coleta de dados em pesquisas com Educação Ambiental. In: ABÍLIO, F. J. P.; SATO, M. Educação Ambiental: do currículo da Educação Básica às experiências educativas no contexto do Semiárido Paraibano. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. p. 19-76. BRASIL. Meio ambiente e consumis…
Desmatamento
-
Problema: eliminação total ou parcial da cobertura vegetal ocasionando um desequilíbrio ao ambiente. Causas: a atividade humana é a principal causa do desmatamento para, por exemplo, explorar a madeira e outros produtos da floresta, criar pasto para pecuária e expandir cidades. Consequências: a retirada da vegetação de um local facilita a erosão do…
See more on todamateria.com.br
Mudanças Climáticas
-
Problema: significativas alterações no clima do planeta Terra por causas naturais ou em decorrência das ações humanas. Causas: as mudanças na órbita da Terra e glaciações são exemplos de causas naturais. Já a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, é uma das principais fontes de lançamento de gases nocivos ao ambiente. O acúmulo de gase…
Poluição Do AR
-
Problema: elevação dos níveis de substâncias consideradas poluentes e que acarretam um desequilíbrio ao meio ambiente. Causas: a poluição do ar é causada principalmente por gases poluentes de fontes naturais, como atividades vulcânicas, e atividades humanas, como industrialização e queima de combustíveis fósseis nos veículos. Consequências: o aumento de …
Poluição Da Água
-
Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta. Causas: descarte de produtos e dejetos em corpos d’água, resíduos de atividades agrícolas, domésticas e industriais lançados na água sem o tratamento adequado. Consequências: desequilíbrio dos ecossistemas…
Degradação Do Solo
-
Problema: destruição do solo seja por causas naturais ou decorrente das atividades humanas, inviabilizando a sua capacidade de produzir. Causas: exploração em excesso sem rotatividade de culturas, contato com poluentes, perda de nutrientes, salinização, acidificação, lixiviação e diminuição de matéria orgânica. Consequências: perda de produtividade na agricultura, infertilid…
Geração de Resíduos
-
Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050. Causas: crescimento populacional, industrialização, aumento do consumo, utilização de materiais que demoram a se decompor na natureza, descarte indevido pela população e destina…
Superpopulação
-
Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais. Causas: o fenômeno pode estar relacionado com o aumento da expectativa de vida, diminuição da mortalidade infantil e desencorajamento do uso de métodos contraceptivos. Consequências…
Extinção de espécies
-
Problema: ameaça de desaparecimento de espécies no planeta. Causas: embora a extinção seja algo que aconteceu em vários momentos no planeta, outros fatores, como poluição, mudanças climáticas, destruição do habitat, caçadas e desastres ambientais têm intensificado a ocorrência do fenômeno. Consequências: alteração das cadeias alimentares, perda da biodiversidade, redu…
Modificação Genética
-
Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente. Causas: a busca para desenvolver espécies com características desejáveis, que de forma natural não aconteceria, levou a criação das plantas transgênicas, cujos efeitos ainda são difíceis de estimar com a liber…