A açao incorreta e aque expressa o conlito etico

image


O que é uma ação correta é uma ação incorreta?

a) A ação moralmente correta é aquela em que o indivíduo adere conscientemente a uma norma moral e a cumpre, reconhecendo-a como legítima. A ação moralmente má ou incorreta é aquela que contraria determinada norma moral, embora o indivíduo que a pratique não tenha a intenção de contestá-la.


O que é um conflito ético?

Os conflitos éticos são considerados desafios, fontes de conflitos de valores e deveres, que permitem vários cursos de ação para sua solução, exigindo deliberação e ponderação para se encontrar o melhor caminho, e este precisa ser continuamente reavaliado [4].


O que são conflitos éticos exemplos?

Por exemplo, o conflito ético está no centro de situações em que um pai rouba comida para alimentar sua família faminta ou um empregado que mantém silêncio sobre a má conduta de alguém no local de trabalho a fim de salvar seu próprio emprego.


Quais são os exemplos de ética?

Exemplos de ÉticaA responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;A valorização das relações humanas;O respeito aos valores que sustentam a comunidade;A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.


Ética versus moral

O idioma grego antigo possuía duas palavras de grafias e significados similares: éthos, que significa hábito ou costume, e êthos, que significa caráter, disposição individual e inclinação. A palavra mores, de origem latina, era apenas uma tradução para as palavras derivadas de ethos, significando também hábito ou costume.


O que é ética para a filosofia?

Mais do que um simples corretor de posturas e atitudes das pessoas, a ética é um saber antigo ligado à filosofia.


O que é ser ético?

Mesmo com a distinção entre ética e moral, muitas vezes ser ético significa agir de acordo com a moral. No entanto, nem sempre a moral está correta, sendo a ética aquela que pode verificar a validade das ações morais. As pessoas esperam fórmulas prontas que apresentem de maneira mastigada o que é ser ético.


A ética na história da Filosofia

Os estudos de ética (tal como a conhecemos hoje, ou seja, um campo do saber filosófico que estuda a moral para então determinar como a sociedade deve agir) surgiram ainda na Antiguidade clássica, precisamente com Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco.


A virtude na ética de Aristóteles

Aristóteles faz uma distinção importante entre as determinações da natureza, sobre as quais os seres humanos não podem deliberar e as ações frutos da vontade e de suas escolhas.


A prudência como condição de todas as virtudes

Aristóteles afirma que entre todas as virtudes, a prudência é uma delas e a base de todas as outras. A prudência encontra-se na capacidade humana de deliberar sobre as ações e escolher, baseado na razão, a prática mais adequada à finalidade ética, ao que é bom para si e para os outros.

image

Leave a Comment