A Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932, agrupava movimentos e partidos de orientação fascista, nos moldes europeus. Entre eles figuravam a Legião Cearense do Trabalho, a Ação Social Brasileira, o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrianovista. É CORRETO afirmar que são características do integralismo:
Qual foi a origem do movimento integralista no Brasil?
Vários integralistas eram admiradores do nacional socialismo alemão na década de 1930. O principal deles era Gustavo Barroso, um jornalista, historiador e escritor cearense, e então diretor do Museu Histórico Nacional. “Ele era um entusiasta do nazismo, e era inclusive antissemita.
Qual é o símbolo do Integralismo?
Sob o lema de “ Deus, Pátria e Família ” Plínio Salgado lança o Manifesto da AIB em outubro de 1932. O símbolo do Integralismo é a letra grega Sigma (∑) simbolizando a máxima do movimento que buscava a integração da sociedade brasileira.
Quais são os livros que falam sobre o fascismo brasileiro da década de 1930?
Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1997. SILVA, Carla Luciana. Onda Vermelha – Imaginários Anticomunistas Brasileiros (1931-1934). Porto Alegre, EdiPUC-RS TRINDADE, Hélgio. Integralismo: o fascismo brasileiro da década de 1930. SILVEIRA, Cássio. ” O Integralismo Linear”. Editora Linear, 2007 SILVEIRA, Cássio.
Quais eram as principais características dos integralistas?
Além do conteúdo ideológico, os integralistas fizeram o uso massivo dos meios de comunicação, frases de efeito, criação de símbolos e padronização comportamental. Os integralistas utilizavam de uma saudação comum, “Anauê”, expressão de origem indígena, para cumprimentar seus associados.
Qual era a inspiração da Ação Integralista Brasileira?
Inspirado no fascismo italiano, no integralismo lusitano e baseado na Doutrina Social da Igreja Católica, foi fundado em 7 de outubro de 1932 pelo escritor e jornalista brasileiro Plínio Salgado.
Como surgiu o integralismo?
Como movimento cívico-político-cultural de renovação moral e social, o integralismo surgiu das polêmicas discussões internas da Igreja Católica no final do século XIX e início do século XX, especialmente na França.
O que foi o integralismo Brainly?
foi um movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932. E o integralismo também é conhecido como Nacionalismo Intregal ,ou seja,é uma doutrina de inspiração Tradicionalista,ultra-conservadora e inspirada na doutra da Igreja Catolica no século XX.
É correto afirmar que são características do integralismo?
O integralismo negava a democracia, defendendo sempre um Estado com poder centralizado para defender os interesses nacionais e proteger os valores brasileiros, negava o modelo pluripartidário, ou seja, defendia a existência de apenas um partido, logo, propunha o combate a qualquer tipo de oposição política.
O que é uma saudação integralista?
Anauê era a saudação empregada pelos integralistas brasileiros, semelhante às saudações dos fascistas europeus e à saudação nazista, também evoluídas da saudação romana.
Os ‘herdeiros’ de Plínio Salgado
Os mais novos filiados do PTB são integrantes da Frente Integralista Brasileira (FIB), o maior, mais ativo e organizado dos três grupos neointegralistas surgidos na década de 2000.
Último lugar nas urnas
A Ação Integralista Brasileira (AIB) teve vida curta: fundada em 1932, foi extinta apenas cinco anos depois pelo Estado Novo. O nome de Plínio Salgado chegou a ser indicado pela maioria dos filiados como candidato à Presidência da República, em 1938.
Inspiração fascista
Salgado era um grande entusiasta do fascismo italiano, principalmente no início do movimento. Os militantes gostavam de dizer que o integralismo era o fascismo brasileiro. “O fascismo era visto como um regime vitorioso.
Presença no Brasil
O movimento se espalhou pelo Brasil em uma época em que os principais meios de comunicação eram os rádios e os jornais. Os líderes do movimento também viajavam pelo país para fazer palestras e arregimentar pessoas.
Integralismo atual
Nos anos 1980, com a explosão das tribos urbanas, alguns grupos adotam o integralismo como ideologia. “Carecas e skinheads, assim como na Europa, engrossam fileiras de partidos neofascistas”, compara Dotta, que conta que grupos como os Carecas do Brasil e os Carecas do ABC retomam a ideologia em seus fanzines.