A açao modificada pelo vento

image

Qual a relação entre o ar e o vento?

Os ventos sopram das áreas de alta pressão, para as áreas de baixa pressão. O ar se movimenta em busca do equilíbrio atmosférico, tanto de temperatura, como de pressão.

Como surgem os ventos?

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.

Como classificar os ventos?

Os ventos podem ser classificados de acordo com diferentes critérios: origem, regularidade, localização, periodicidade ou intensidade. Aqui optamos por categorizar os ventos de acordo com sua regularidade e também sua área de ocorrência.

Qual é a origem do vento?

Origem do vento Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.

image


O que e a ação dos ventos?

SIGNIFICADO DE AÇÃO DO VENTO Sobrecarga a que estão sujeita as estruturas, resultante do chocar do vento contra partes diretamente expostas das mesmas ou contra elementos intermediários que transmitem às ditas estruturas o seu efeito.


Qual e a ação do vento nessa modificação?

Ação dos ventos Em grande parte dos casos, o vento modifica o relevo em regiões litorâneas e também desérticas. Ambas são áreas de concentração de areia, desse modo, o vento sopra deslocando-a de um lugar para outro. Tal fenômeno é responsável pela formação das dunas.


Qual o principal agente modificador?

Os agentes modificadores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais. A água de chuva, o mar, os rios, os ventos e as geleiras estão continuamente modificando ou esculpindo o relevo terrestre, num incessante trabalho de destruição e construção.


Como ocorre o processo da atuação dos ventos na transformação do relevo?

Os ventos atuam, em especial, no litoral e no deserto, agindo constantemente na formação e transformação do relevo, essa é denominada de erosão eólica, um exemplo comum são as dunas. O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação.


Como a ação do vento e da água pode modificar a paisagem?

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.


Qual e a importância do vento?

Os ventos desempenham um papel muito importante na vida dos seres vivos, pois são eles que levam para longe o ar viciado que nós respiramos e trazem até nós o ar puro, com bastante oxigênio, tão importante para o nosso organismo.


O que são modificadores exemplos?

O modificador é uma função sintática que não é selecionada pelo verbo, nem pelo nome, podendo, por isso, ser eliminado sem comprometer a gramaticalidade da frase. Vejamos: «A Ana vai a Lisboa (amanhã).»


O que é um elemento modificador?

São chamados de modificadores os elementos que estabelecem relação de modificação dentro de um sintagma. Na língua portuguesa o modificador por excelência é o advérbio. Os elementos que exercem função de advérbio são, assim, classificados como modificadores.


Como ocorre o processo de formação do relevo?

O relevo corresponde às irregularidades contidas na superfície terrestre. Sua formação pode ter duas origens, provenientes de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos). Os fatores internos da formação do relevo são o tectonismo e o vulcanismo.


Como se dar a ação do vento ao esculpir o relevo da Terra?

Outro importante agente externo são os ventos, que atuam no relevo também em um processo lento e gradual, esculpindo as formações rochosas e transportando os sedimentos presentes no solo em forma de poeira. A ação dos ventos sobre o relevo é também chamada de erosão eólica.


Como o vento e a chuva interferem nas transformações do relevo terrestre?

A força das ondas provocadas pelos movimentos das águas do mar contribui para a transformação das rochas em sedimentos, no transporte e formação das areias e modelam superfícies litorâneas. O vento, outro importante agente de transformação do relevo, atua também na modelagem e transporte de sedimentos.


O que são agentes exógenos?

Agentes exógenos são elementos naturais que causam impactos na superfície da Terra. Os principais fatores que agem sobre a geografia das regiões são a água, o vento e o clima. Sendo assim, podemos entender que nenhuma paisagem é eterna – o mundo está em constante mudança devido aos agentes externos.


Quais os principais elementos externos?

Alguns elementos naturais têm capacidade de modificar paisagens criando, assim, novos relevos e geografias. Também conhecidos por agentes intempéricos e erosivos, vamos listar os principais fenômenos e suas características:


Entenda melhor: agentes exógenos e endógenos

Como já vimos, os agentes exógenos são aqueles fenômenos naturais externos, que agem sobre a superfície terrestre. Já os agentes endógenos são os agentes internos, é a energia do interior do planeta que causa modificações. Fenômenos impulsionados pela própria Terra, como vulcões, terremotos, movimento das placas tectônicas.


O que é vento?

O planeta está cercado de ar, que é a atmosfera. Esse ar torna a vida possível e está sempre se movimentando. Quando temos a movimentação do ar, temos os ventos. Sua intensidade pode variar de acordo com as condições geográficas e climáticas, podendo trazer sensações de alívio e frescor ou mesmo causar destruições catastróficas.


Origem do vento

Os ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.


Tipos de ventos

A classificação dos tipos de ventos existentes no planeta varia de acordo com a intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. Vejamos os principais tipos de ventos que ocorrem no mundo.


Movimento dos ventos

A rotação do planeta faz com que, na Linha do Equador, os ventos soprem na horizontal, em linha reta. Entretanto, nos hemisférios Norte e Sul, essa movimentação ocorre de maneira diferente. No Hemisfério Norte, geralmente os ventos são forçados a soprar à direita, ocorrendo o oposto no Hemisfério Sul, isto é, à esquerda.


Importância dos ventos

O movimento do ar é fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra. Em geral, os ventos têm a função de levar ar frio para o Equador e ar quente para os polos, um equilíbrio essencial para as temperaturas não ficarem tão extremas nas áreas citadas. Há também a importância da determinação dos diferentes tipos climáticos.


Fenômenos meteorológicos

A formação de fenômenos meteorológicos muito tem a ver com a movimentação das massas de ar e das diferenças na pressão atmosférica. Eventos como o surgimento de ciclones, furacões e tornados ocorrem em razão das diferenças nas pressões atmosféricas, umidade do ar, além das temperaturas em determinadas épocas do ano.


Rajada de Cb

As nuvens do tipo cumulonimbus (Cb, na forma abreviada), se formam facilmente nos meses de verão por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade na atmosfera. São elas que trazem os temporais .


Dowburst, macroburst, microburst e tornados

Algumas nuvens cumulonimbus podem provocar ventanias especiais como downburst, macroburst, microburst e tornados. Todos estes são fenômenos especiais associados com as intensas rajadas de vento das nuvens de tempestade.


Importância dos ventos

A movimentação do ar, além de contribuir para a manutenção do equilíbrio de temperatura, é também útil para a polinização das plantas, é agente modelador do solo e do relevo, movimenta as embarcações à vela, os moinhos de vento e serve inclusive para a produção de eletricidade por meio da energia eólica.


Origem dos ventos

O ar se movimenta em razão da diferença de temperatura e pressão da atmosfera. Para entendermos melhor como esse fenômeno se processa, precisamos entender a influência da variação de temperatura na pressão atmosférica.


Tipos de ventos

Os ventos podem ser classificados de acordo com diferentes critérios: origem, regularidade, localização, periodicidade ou intensidade. Aqui optamos por categorizar os ventos de acordo com sua regularidade e também sua área de ocorrência.


Vento de Santa Ana

No sul da Califórnia sopra um vento especial, que foi batizado de vento de Santa Ana. É um vento muito conhecido dos californianos e todos os anos leva a culpa por detonar incêndios de grandes proporções em diversas regiões da Califórnia.


Fogo visto por satélites

No dia 5 de dezembro, a densa pluma de fumaça que saía do vários incêndios no sul da Califórnia foram captadas por satélites meteorológicos. A imagem abaixo foi feita na tarde do dia 5 de dezembro de 2017 pelo satélite Terra, operado pela NASA, com o sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer .

image

Leave a Comment