Por que os nazistas criaram os campos de concentração?
Para facilitar a execução da “Solução Final” (genocídio ou destruição em massa de judeus), os nazistas construíram campos de extermínio na Polônia, o país europeu que possuía a maior população judaica em seu território. O objetivo dos campos de extermínio era o de tornar o assassinato em massa mais rápido e eficiente.
Como as vítimas eram tratadas nos campos de concentração?
Nos campos de concentração, os prisioneiros (na grande maioria, judeus) foram sujeitos a todo tipo de maus-tratos e violência que se pode imaginar. Os prisioneiros eram colocados a uma carga de trabalho exaustiva e em tarefas que, em sua maioria, eram manuais.
O que eram os capôs nos campos de concentração?
“Kapo” vem do italiano “capo” (cabeça ou chefe). Era o funcionário mais baixo da hierarquia nazista: um judeu convidado ou compelido a chefiar os outros, nos guetos e nos campos de concentração. Os kapos são lembrados com um misto de repulsa (pelas violências infligidas) e vergonha (pelo caráter colaboracionista).
Como os judeus eram tratados nos campos de concentração?
Eles foram submetidos a leis antijudaicas, o antissemitismo era generalizado entre a população, e milhares de judeus húngaros morreram após serem forçados a servir em batalhões de trabalho na frente oriental da guerra.
Como era a alimentação nos campos de concentração?
ALIMENTAÇÃO. Os prisioneiros recebiam três refeições durante o dia. De manhã, meio litro de “café” (água com um substituto de café de cevada) ou de “chá” (decocção de ervas).
Como era a vida em Auschwitz?
A maioria dos prisioneiros de Auschwitz sobrevivia por poucas semanas ou meses. Aqueles que estavam muito doentes ou fracos para trabalhar eram condenados à morte nas câmaras de gás. Alguns cometeram suicídio se atirando contra as cercas eletrificadas.
Quem eram as pessoas que iam para os campos de concentração?
Os prisioneiros dos campos de concentração eram pessoas deportadas dos territórios europeus ocupados pelos nazistas, especialmente os judeus. Havia, contudo, homossexuais, comunistas, ciganos e Testemunhas de Jeová, prisioneiros soviéticos, padres católicos, pastores protestantes, etc.
Como era o Holocausto?
O Holocausto foi o assassinato em massa de minorias consideradas “inferiores” pelos alemães nazistas. Entre as vítimas estavam principalmente judeus, mas outros grupos também foram alvos, como homossexuais, ciganos e doentes mentais.
Quais as razões que levaram ao Holocausto?
Esse massacre ocorreu como vingança dos nazistas contra um ataque da resistência soviética a um prédio ocupado pelos nazistas em Kiev. Após isso os nazistas ordenaram o fuzilamento de todos os judeus de Kiev, e, em 36 horas, 33.761 judeus foram fuzilados e colocados em valas comuns.
Como os judeus eram reconhecidos?
Em 1º de setembro de 1941, Reinhard Heydrich decretou que todos os judeus do Reich, com seis anos ou mais de idade, tinham por obrigação usar um distintivo, o qual consistia em uma Estrela de Davi amarela, sob um fundo preto, a ser usado no peito, com a palavra “Judeu” inscrito dentro da estrela, em alemão ou na língua …
Quantos judeus morreram nos campos de concentração?
Em 1946, o Congresso Mundial Judeu apontou 5.978.000, sendo 1,5 milhão na URSS. Hilberg estudou toda a papelada administrativa do terror para chegar aos 5,1 milhões, divididos assim: campos de extermínio, mais de 3.000.000 de mortos; fuzilamentos pelos Einsatzgruppen, 1.300.000, e guetos e escassez, 800.000.
Qual foi o pior campo de concentração?
Auschwitz-BirkenauEntre os campos de concentração instalados na Polônia, os mais mortíferos foram: 1. Auschwitz-Birkenau. Período de operação: de abril de 1940 a janeiro de 1945.
Contexto Histórico
A Justificação Geográfica para O Uso Do Termo “Campos Polacos”
-
ver também Negacionismo do Holocausto Justificação frequentemente citada para usar o termo “campos de concentração polacos”, destaca a localização geográfica desses campos em território polaco ocupado. Os campos de concentração nazis foram criados em praticamente todos os países sobre os quais a Alemanha tomou o controle, e alguns deles formaram uma col…
Casos Do Uso Do Termo “Campos de Concentração Polacos” E Reações
-
O Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco enumera os exemplos do uso do termo “campos de concentração polacos” em relação a campos de concentração alemães situados no território polaco e as intervenções polacas contra o uso desse termo.[23] As intervenções contra o uso são listadas aqui. Em 2005, o American Jewish Congress considerou o termo “campos de concentra…
Bibliografia
-
Defective Codes of Memory. How the Memory of International Crimes is Distorted in Public Discourse. (em inglês). – Artur Nowak-Far, Łukasz Zamęcki. Universidade de Varsóvia The Calvary of Europe. (em inglês). – Tadeusz Sobieraj