O que o Karl Marx defendia?
As principais ideias de karl Marx, suas ideias mais notáveis, são: a transição gradual para o comunismo, a ditadura do proletariado, o materialismo histórico e materialismo dialético, o socialismo científico, o modo de produção, a mais-valia, a luta de classes, a teoria marxista da ideologia e da alienação e o …
O que os filósofos Marx e Engels querem nos dizer com esses textos?
Marx e Engels apontaram que, ao descobrir de ilusões religiosas e políticas a exploração, a burguesia realizou uma ação revolucionária, tornando mais claras as relações humanas na sociedade moderna.
Qual é o grande problema pergunta que Marx busca responder?
Um aspecto importante da teoria de Marx é a chamada mais-valia: o valor criado pelo trabalhador com sua força laboral. O problema, segundo o pensador alemão, é que os donos dos meios de produção se apropriam da mais-valia e tentam maximizar seus ganhos às custas do proletariado.
O que significa a ditadura do proletariado?
Ditadura do proletariado refere-se à condição na qual o proletariado detém o controle do poder político. O termo foi criado por Joseph Weydemeyer e adotado por diversos autores, incluindo os idealizadores do marxismo, Karl Marx e Friedrich Engels, no século XIX.
Qual era o pensamento de Marx e Engels?
A teoria do materialismo dialético, onde Marx e Engels tentam compreender a dinâmica das transformações históricas. Assim como, por exemplo, a morte é a negação da vida e está contida na própria vida, toda formação social (escravatura, feudalismo, capitalismo) encerra em si os germes de sua própria destruição.
O que diz a teoria de Marx e Engels?
Engels e Marx conceberam a teoria que ficou conhecida como marxismo, uma análise econômica da sociedade capitalista e do conflito entre classes como vetor de mudança social. O marxismo concebe a história e a sociedade a partir das condições materiais de existência e da luta de classes.
Qual é a questão mais importante para Marx em seus estudos?
Ao analisar a produção material da Europa, no século XIX, Marx identificou a marcante desigualdade e a exploração de uma classe detentora dos meios de produção (burguesia) sobre a classe explorada (proletariado), o que marcou profundamente a sua carreira.
Qual das alternativas abaixo e correta o sobre pensamento de Marx?
Alternativa correta: c) possui contradições presentes no modo de produção que constroem a própria realidade. A dialética é o modo de compreensão da história composto por toda a complexidade e as contradições existentes na sociedade.
Pode-se afirmar que segundo Marx que se faz necessário conhecer a realidade?
Segundo Marx, é indispensável compreender a realidade histórica em suas contradições, pois só assim é possível superá-las dialeticamente.
Qual é a função do proletariado?
O proletariado é um termo empregado desde o Império Romano para designar a classe social mais baixa (proletarii), que cumpria a função de gerar filhos (prole) para expansão demográfica do império.
O que é a burguesia e proletariado?
Para os filósofos, a sociedade era dividida entre burgueses e proletariados. Os burgueses eram aqueles que controlavam todos os meios de produção, assim como os lucros provindo deles e os proletariados que atuavam na sociedade com sua força de trabalho, mas sem receber um lucro justo por isso.
Que significa lumpen proletariado?
Lumpemproletariado é o grupo do proletariado em condição marginal, de acordo com a sociologia marxista. A principal característica do lumpemproletariado é a ausência de consciência de classe e consequente desinteresse na revolução e luta dos trabalhadores.
Revolução de 1917: Antecedentes
Em janeiro de 1905, um grupo de operários participava de uma manifestação pacífica em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo, uma das sedes do governo. O objetivo era entregar um abaixo assinado ao czar, pedindo melhorias.
Consequências da Revolução Russa
O primeiro ato importante do novo governo foi retirar a Rússia da guerra. Para isso, em fevereiro de 1918, foi assinado o Tratado de Brest-Litovsk com as Potências Centrais.
Conclusão da Revolução Russa
Em 1922 foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob liderança de Lenin. Após sua morte, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin.
Antecedentes da Revolução Russa
Na virada do século XIX para o século XX, a Rússia, então um império czarista que vinha sendo governado por mais de trezentos anos pela mesma dinastia (Romanov), começava a sofrer pressões de ordem econômica e de ordem política. Um dos grandes problemas que a Rússia enfrentava era o atraso tecnológico.
Queda do czar e estouro da revolução
Após as rebeliões e greves iniciadas em 1905, o Império Russo procurou articular-se com os liberais para tentar promover reformas que beneficiassem camponeses, operários e burgueses. A saída para isso foi a criação da Duma, isto é, Assembleia de representação popular.
Questão 4
“… derrotas na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamental, desemprego e crescente miséria das massas.”
Questão 9
1. Fica abolida a propriedade privada da terra, sem qualquer indenização.
2.
Questão 12
O historiador Eric Hobsbawm, em livro que trata da historiografia da Revolução Francesa, assinala que “a luta da década de 1920 na União Soviética foi conduzida com acusações mútuas tiradas da Revolução Francesa”, e cita a frase de um comunista francês que, tendo convivido em Moscou com revolucionários russos, ao voltar para a França, em 1920, declarou maravilhado: “Eles conhecem a Revolução Francesa melhor do que nós!”.
Causas Da Revolução Russa: Contexto Histórico
See more on todamateria.com.br
Revolução de 1917: Antecedentes
-
Em janeiro de 1905, um grupo de operários participava de uma manifestação pacífica em frente ao Palácio de Inverno de São Petersburgo, uma das sedes do governo. O objetivo era entregar um abaixo assinado ao czar, pedindo melhorias. A guarda do palácio, assustada com a multidão, abriu fogo matando mais de mil pessoas. O episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento…
Revolução de Fevereiro E Outubro de 1917
-
Após a abdicação do czar, forma-se um Governo Provisório, sob a chefia de Kerensky, que se veria envolvido em disputas entre liberais e socialistas. Sofrendo pressões dos sovietes, o governo concedeu anistia aos prisioneiros e exilados políticos. De volta à Rússia, os bolcheviques, liderados por Lenin e Trotsky, organizaram um congresso onde defendiam lemas …
Consequências Da Revolução Russa
- A Rússia se retira da Primeira Guerra
O primeiro ato importante do novo governo foi retirar a Rússia da guerra. Para isso, em fevereiro de 1918, foi assinado o Tratado de Brest-Litovsk com as Potências Centrais. Este determinava a entrega da Finlândia, Países Bálticos, Polônia, Ucrânia e Bielorrússia, além de distritos no Impéri… - Guerra civil na Rússia
Os quatro primeiros anos de governo bolchevique foram marcados por uma guerra civilque abalou profundamente o país. Igualmente, para evitar qualquer tentativa de restauração monárquica, o czar Nicolau II e sua família foram assassinados sem qualquer tipo de julgament…
Conclusão Da Revolução Russa
-
Em 1922 foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob liderança de Lenin. Após sua morte, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin. Derrotado, Trotsky foi expulso do país e, em 1940, foi morto na cidade do México, por um assassino a serviço de Stalin. Sob seu governo, a URSS conheceu uma das mais violentas ditaduras da histó…
Revolução Russa: Resumo
-
A Revolução Russa, ocorrida em 1917, foram dois levantes populares ocorridos em fevereiro e outubro. No entanto, a agitação social vinha de longe. Em 1905, manifestantes pediram ao czar Nicolau II melhores condições de vida, mas foram rechaçados à bala. Como consequência, o monarca procurou modernizar o país com eleições para um parlamento (Duma) e uma Constitui…
Questões sobre A Revolução Russa
- Questão 1
(UFES) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. Assinale a alternativa correta em relação às medidas adotadas pelo novo governo. a) Com a abdicação do Czar, estabeleceu-se uma aliança política entre os líderes do regime czarista e os … - Questão 2
(UFJF) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que: a) a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos. b) a industriali…
Descrição geral
A Ação Revolucionária Armada (ARA) foi o braço armado do Partido Comunista Português (PCP), como organização semiautónoma que esteve em atividade de 1970 a 1973, sob a ditadura do Estado Novo então liderada por Marcello Caetano. A primeira reunião do Comité Central do PCP sobre o uso da violência como ação de autodefesa realizou-se em dezembro de 1962, e marcaria a posição do Partido em relação a este tema, procurando relacionar esta com as ações de mas…
Teoria política
Na reunião do Comité Central do PCP que decorreu em dezembro de 1962, é discutida pela primeira a questão do uso da violência como ação de autodefesa, e como relacionar esta com as ações de massas. A posição tomada nesta reunião seria remarcada nas reuniões posteriores:
“a eventual organização de ações de tipo especial é tarefa a levar a cabo por organismos especiais que embora actuando em conjugação com as ações e manifestações de massas e co…
Antecedentes
O PCP decidiu começar o processo de formação de uma nova organização, focada em “ações especiais”, declarando que:
“O agravamento da crise do regime fascista, o desenvolvimento da luta política de massas, a radicalização destas, a brutalidade do aparelho repressivo e a evolução da guerra colonial, colocam ao Partido uma tarefa nova: a tarefa de organizar ações de autodefesa das massas, aç…
Operações
A primeira ação armada começou o seu planeamento e reconhecimento a agosto de 1970, e, passando um mês, definiu-se o alvo e terminou-se a formulação do plano, mas devido à clandestinidade Gabriel Pedro não pôde chegar a Portugal a tempo. Em outubro, chegam a Portugal o paquete Vera Cruz e o “mais moderno cargueiro das linhas de África”, o Cunene. Gabriel Pedro na…
Operacionais
Após a revolução de 25 de abril de 1974, a ARA foi dissolvida, e os seus operacionais voltaram à vida política normal. Segundo um operacional, “depois do 25 de abril, a ARA deixou de ser necessária, já não era legítima. Mesmo que as suas operações fossem justas, não tinham legitimidade na democracia que se estava a desenvolver.”.
Sobre o uso da letalidade, para os operacionais da ARA “as nossas ações não criariam vítimas …
Ver também
• Brigadas Vermelhas
• Fração do Exército Vermelho
• Antifaschistische Aktion
• Ação Libertadora Nacional
Ligações externas
• «Acção Revolucionária Armada». Operacionais e Comunicados da ARA, por Raimundo Narciso