Qual é o sentido da Ação Social?
Assim, o sentido da ação não se encontra no seu resultado e sim na própria conduta, como é o caso daqueles grupos que lutam em prol de valores considerados acima de qualquer outra coisa (movimentos ecológicos, paz mundial, exercício da liberdade etc). A ação social pode ainda ser classificada tomando-se como referência a natureza da motivação.
Qual a diferença entre ação social racional e afetiva?
Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral). Ação social afetiva: também chamada de “ação social emocional”, nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros.
Qual foi a primeira classificação da Ação Social?
Uma primeira classificação da ação social estabelecida por Weber levou em consideração a natureza da racionalidade segmentada em relação aos fins e valores envolvidos no processo desta ação.
Quais são os quatro tipos de Ação Social?
Rio de Janeiro, LTC, 1977, p.139). Max Weber, um dos clássicos da sociologia, autor dessa definição de ação social, que para ele constitui o objeto de estudo da sociologia, apontou a existência de quatro tipos de ação social. Quais são elas? d) Ação tradicional, ação afetiva, ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores.
Como Max Weber definiu o conceito de ação social?
Max Weber implementa em suas obras a teoria da ação social. A ação social pode ser definida como qualquer ação que um sujeito realiza no meio social em que ele vive, essa ação deve possuir sentido para quem a pratica.
Que ação social incluindo tolerância ou omissão?
“A ação social (incluindo tolerância ou omissão) orienta-se pela ação de outros, que podem ser passadas, presentes ou esperadas como futuras (vingança por ataques anteriores, réplica a ataques presentes, medidas de defesa diante de ataques futuros).
Qual das alternativas abaixo corresponde a definição de Max Weber sobre o estado?
Resposta:Para Max Weber o Estado moderno é aquele onde as pessoas estão dentro de um determinado território e reivindicam o monopólio da força legitima, então, a alternativa correta é a 1.
Quais os principais fatos históricos que propiciaram o surgimento da sociologia?
A Sociologia surgiu na França com as ideias de Auguste Comte para uma reordenação social, devido à instabilidade política deixada pela Revolução Francesa e por fatores que mudaram a configuração social europeia.
Ações Sociais Racionais
Ação social racional com relação a fins: aqui o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Ou seja, esse tipo de ação social visa obter, de modo racional, um fim.
Ações Sociais Irracionais
Ação social afetiva: também chamada de “ação social emocional”, nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros.
Para os Clássicos da Sociologia
A mudança social é um dos principais temas de que se ocupa a Sociologia. Os sociólogos apresentaram diferentes pontos de vista no que respeita a essa dinâmica, sem a qual a sociedade não existiria.
Características
Um dos fatores mais importantes para a mudança social é o ritmo, que varia conforme, entre outros, de acordo com o meio onde se insere. Assim, a mudança social acontece mais rapidamente nos meios urbanos.
Tipos
As mudanças sociais são inúmeras e constantes. Os meios de transporte evoluíram, as relações entre professor e aluno, a moda. Dentre as mudanças sociais, citamos:
Causas e Consequências
Atualmente a tecnologia é apontada como o principal causa da mudança. Traduz-se na forma como as pessoas conseguem se comunicar rapidamente com o outro lado do mundo, bem como nos benefícios que trouxe em avanços médicos e outros tantos mais.