A acne acabou sozinha

image

Qual é o primeiro tratamento para acne?

Em geral, é o primeiro tratamento prescrito para a maioria dos pacientes. Os cremes com retinoides devem ser administrados uma vez por dia, geralmente à noite, em camada fina, não só individualmente em cada espinha, mas por toda a área sujeita a formação de acne.

Como prevenir episódios de acne?

Uma boa higiene pode ajudar a prevenir episódios de acne, mas, mesmo que uma espinha apareça, ela não deve durar mais do que dois a três dias ou no máximo uma semana. Para evitar o aparecimento de novas espinhas, fique de olho na alimentação e lave o rosto todos os dias.

Qual é o impacto psicológico da acne?

Referências A acne não é uma doença grave que possa causar incapacitação ou levar à morte, porém, seu impacto psicológico pode ser marcante, principalmente porque acomete predominantemente adultos jovens e adolescentes. Nesta fase da vida, a aparência e a aceitação social são muito importantes, e casos graves de acne podem até levar à depressão.

Por que os medicamentos podem causar piora do quadro de acne?

De acordo com a médica, quando o tratamento é feito adequadamente, as chances de sucesso são maiores, mas há riscos de ter uma piora. “No início da terapia, alguns medicamentos podem causar a piora do quadro de acne, isso porque ocorre uma mudança do padrão de funcionamento da glândula sebácea, que é estimulada pelo medicamento.

image


Retinoides tópicos para acne

Os retinoides são químicos derivados da vitamina A, que agem ligando-se a receptores na pele, estimulando a renovação das células da epiderme, reduzindo a produção de sebo (oleosidade) e ajudando a expulsar e inibir a formação de novos comedões.


Antibióticos tópicos contra acne

O uso de antibióticos tópicos é indicado nos casos de acne inflamatória, ou seja, com cravos e espinhas, de leve a moderada gravidade. A prescrição de antibióticos tem como objetivo reduzir a população da bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pelo processo inflamatório que dá origem à espinha.


Antibióticos orais contra acne

Os antibióticos em comprimido são indicados para o tratamento da acne moderada a grave. Nos pacientes com acne no tronco, o uso de antibióticos tópicos pode ser mais difícil devido à extensa superfície que os cremes, géis ou loções devem ser aplicados. Em alguns destes casos é mais confortável o uso de antibióticos por via oral.


Tratamento hormonal contra acne

Nas mulheres com acne, os androgênios (hormônios masculinos) costumam desempenhar importante papel na produção de oleosidade e no desenvolvimento da acne.


Autor (es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


O tratamento antiacne pode dar errado? Entenda por que isso acontece!

De acordo com a médica, quando o tratamento é feito adequadamente, as chances de sucesso são maiores, mas há riscos de ter uma piora. “No início da terapia, alguns medicamentos podem causar a piora do quadro de acne, isso porque ocorre uma mudança do padrão de funcionamento da glândula sebácea, que é estimulada pelo medicamento.


Comecei o tratamento antiacne e estou com mais espinhas. O que pode ser?

Você fez todo o tratamento direitinho, mas a acne acabou voltando? Calma, que a Drª Carolina explica o porquê: “A causa da recidiva pode ser uma característica genética ou reflexo de uma alimentação não favorável.


Para complementar o seu tratamento antiacne, aposte no ácido salicílico!

Uma pele sem espinhas é o desejo de todo paciente acneico. Uma solução para controlar o nascimento dessas lesões é o uso de produtos com ácido salicílico na sua rotina de skincare.

image

Leave a Comment