A advogacia vai acabar nos proximos anos

image

Qual o futuro da advocacia?

Também faz parte do futuro da advocacia o processo digital, contrato eletrônico, certificado digital para advogados, serviços de mensagem instantânea e vídeo-chamada. Tudo isso facilita a vida do advogado multitarefa que precisa resolver atividades do escritório no aeroporto, nos momentos de espera do fórum, em casa e até em outra cidade ou país.

Quantos Advogados existem no Brasil?

Atualmente, segundo levantamento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), existem mais de 1,2 milhão de pessoas exercendo a profissão no país – cerca de um advogado para cada 190 habitantes, excluindo estagiários e suplementares.

Qual a diferença entre advogados e assistentes jurídicos?

Advogados que executam atividades que dependem de interpretação e deduções subjetivas continuarão sendo cada vez mais valiosos, mas assistentes jurídicos, principalmente em início de carreira, que realizam as tarefas repetitivas inerentes à atividade jurídica, fatalmente, serão substituídos por soluções de inteligência artificial.”

image


Qual o futuro da advocacia brasileira?

Entretanto, quando falamos no futuro da advocacia no Brasil não tem como não citar o uso de tecnologias e métodos digitais. O advogado do futuro deve investir em conhecimento tecnológico e usar métodos digitais para automatizar e otimizar os processos dentro do escritório.


Quais as profissões que serão extintas no futuro?

Profissões que vão deixar de existir…Assistente administrativo.Auxiliar de escritório.Vendedor de comércio varejista.Faxineiro.Motorista de caminhão.Alimentador de linha de produção.Operador de caixa.Professor de nível médio e ensino fundamental.More items…


Qual a área mais promissora da advocacia?

Empresarial O Direito Empresarial é sem dúvida uma das áreas do Direito mais bem remuneradas. Esse fato está associado à alta procura por profissionais qualificados. Aos advogados, o cenário é o melhor possível: salários mais altos que a média da profissão.


Onde falta advogado no Brasil?

Com seus 176 mil causídicos, São Paulo tem quase o dobro de advogados do segundo colocado, o Rio de Janeiro, que possui 91 mil. Minas Gerais vem em terceiro com 48 mil. Na outra ponta da tabela, aparecem Roraima, com 426 profissionais, Amapá com 734 e Acre com 1.346.


Porque a profissão de advogado vai acabar?

Alguns especialistas estão pregando e anunciando o apocalipse da profissão do advogado em razão das novas tecnologias e da transformação digital.


Quais profissões vão acabar até 2030?

Lista de profissões que serão extintas até 20301 – Taxista. Tudo leva a crer que, daqui dez anos, os carros autômatos estarão em alta. … 2 – Entregador. … 3 – Operador de telemarketing. … 4 – Árbitro. … 5 – Caixa de banco. … 6 – Elaborador de obrigações fiscais. … 7 – Operador de máquinas rurais. … 8 – Corretor de imóveis.More items…•


Qual é o futuro do direito?

Com tantos desafios no cenário, a gestão jurídica apresenta oportunidades crescentes e para abraçá-las, algumas competências estão em alta, principalmente na questão comportamental. Além disso, o trabalho do advogado do futuro será muito mais colaborativo.


O que estuda o direito médico?

O direito médico ou direito hospitalar é o ramo do direito que se destina ao estudo e regulamentação de leis que irão balizar as atividades dos profissionais e instituições da saúde. O direito médico tem foco nas pessoas, então não se aplica, via de regra, à medicina veterinária.


O que são as Lawtechs e Legaltechs?

Lawtechs e Legaltechs são empresas que desenvolvem soluções tecnológicas voltadas para o mercado jurídico, como software de gestão, jurimetria e extração de dados públicos. O termo é a abreviação de Legal Technology – law (advocacia) e technology (tecnologia).


É possível viver da advocacia?

Hoje, vivo bem da advocacia. A realidade é que muitos advogados não conseguem viver só da advocacia. Muitos colegas, com anos de OAB, estão dando aulas em universidades pequenas, para ganhar R$1.200,00 ou R$1.500,00 extra mensais, para poder fechar a conta do mês.


Qual o melhor lugar para advogar no Brasil?

5 lugares para os Advogados viajarem no BrasilCampos do Jordão. … Maragogi. … Inhotim. … Paraty. … Gramado.


Sou advogado é estou desempregado?

O importante nesse aspecto é ganhar experiência (caso seja novo no mercado) e aumentar sua rede de contatos para eventuais oportunidades. Um dos maiores sites para cadastro de currículos e busca por empregos, com grande autoridade entre as empresas e ainda é gratuito.


Quais são as profissões que estão desaparecendo?

Conheça quais são as 10 profissões que estão desaparecendoTelemarketing. … Agentes de viagens. … Operador de caixa. … Corretor de imóveis. … Caixa bancário. … Cobrador de ônibus. … Agente de crédito. … Carteiro.More items…


Quais as profissões que não vão acabar?

Conheça as profissões que não serão substituídas por robôs no…Empregos que requerem criatividade, como artistas e músicos. … Trabalhos que envolvam resolução de problemas. … Cabelereiros. … Psicólogos e profissões que demandem um trabalho social. … Professores. … Trabalhadores da área da saúde. … Cuidadores.


Quais funções você acredita que serão extintas?

Quais funções você acredita que serão extintas? Médicos, dentistas, músicos, coletores de lixo, bombeiros… Acredito que nenhum desses empregos sobreviverá às mudanças. Mas, em termos de trabalho remunerado, todas as posições serão extintas.


Quais são as cinco profissões do futuro?

Quais são as profissões do futuro que você precisa conhecer?Desenvolvedor de Softwares. … Analista de Big Data. … Especialista em Segurança da Informação. … Analista de Marketing Digital. … Gestor Ambiental. … Terapeuta Alternativo. … Gestor de desenvolvimento de negócios de Inteligência Artificial. … Arquiteto e Engenheiro 3D.More items…


Navegue por tópicos

Inteligência Artificial, Advocacia 4.0 e Blockchain. Essas palavras rondam o imaginário do advogado moderno e aparecem em muitas previsões sobre o futuro da advocacia.


Como se preparar para o futuro da advocacia em 4 passos

Quando você imaginou que poderia estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo? Ainda não estamos falando de realidade paralela. Mas não podemos deixar de destacar a importância da tecnologia móvel para o profissional que quer acompanhar o futuro da advocacia.


Aurum

Muito prazer, nós somos a Aurum! Desenvolvemos softwares jurídicos há mais de 20 anos e entregamos produtos de qualidade para aperfeiçoar a gestão e elevar a produtividade dos advogados. Temos dois softwares no mercado: o Astrea, criado para atender as…


Quais profissões devem desaparecer?

Todas essas transformações acarretam mudanças nas relações de trabalho. Estima-se, por exemplo, que profissões nas áreas de exatas vão crescer mais nos próximos anos.


Qual a relação entre automação e o futuro do trabalho?

O avanço da tecnologia está tornando a vida das pessoas mais conveniente e fácil. Mas isso não quer dizer que tudo é perfeito, pois uma das consequências do uso da tecnologia é a extinção de algumas profissões que, até bem pouco tempo atrás, não só eram respeitadas, como muito bem-remuneradas.


Como me preparar para o futuro do trabalho?

Independentemente de a sua ocupação estar ou não na lista das profissões que podem deixar de existir nos próximos anos, uma coisa é certa: ela vai ser modificada pela tecnologia.


Sistema único para as ações judiciais

Não sei porque ainda não se colocou um ponto final nesse problema. Quando queremos protocolar uma ação, temos que encarar uma variedade de processos diferentes. Lidar com interfaces complexas e nada intuitivas.


Morte do cartão de visita

Logo que comecei a advogar, uma dos meus primeiros impulsos foi encomendar uma caixa de cartões de visita. Até hoje tenho essa caixa. Não entreguei nem 1/10 dela.


Montar petições com um clique

Acho que 9 de 10 petições que escrevo são muito similares. Quando temos uma especialidade e nos tornamos fiéis a elas, atraímos mais e mais ações com as mesmas situações e características, poucas variações.


Receber menos telefonemas de clientes

Devemos tudo que temos aos nossos clientes e, sim, eles devem ser mantidos informados de situações bem específicas sobre seus processos. O cliente só precisa entender que um advogado tem vários clientes e que é impossível manter um contato frequente. Caso contrário, perderemos tempo que poderia ser investido em defender a causa dele.


Reduzir ou acabar com os custos de um escritório físico

Ter um escritório é um dos desejos mais presentes entre os advogados. Nós sabemos que, tradicionalmente, ter um lugar bacana para receber os clientes era muito importante.


Audiências vão ser virtuais

Quem advoga, sabe como a audiência é um momento importante no processo. Porém, muitas vezes, algumas partes não podem se deslocar por razões justificáveis.


Nada de trabalhos repetitivos

Muitos amigos meus que foram trabalhar em escritórios saíram frustrados. No fundo, eles não faziam nada que um advogado faria. Acabaram lidando com trabalhos burocráticos e processo repetitivos, como simplesmente inserir dados em planilhas.

image


Tenha Mais Mobilidade Na Rotina

  • Quando você imaginou que poderia estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo? Ainda não estamos falando de realidade paralela. Mas não podemos deixar de destacar a importância da tecnologia móvelpara o profissional que quer acompanhar o futuro da advocacia. Sistemas para advogados, por exemplo, funcionam perfeitamente em qualquer dispositivo com i…

See more on aurum.com.br


Adote Conceitos E Práticas de Outras Áreas

  • A advocacia já não é uma profissão isolada. Quanto mais pensamos no futuro da profissão, mais percebemos que agregar conhecimentos e práticas de áreas complementares só faz evoluir o negócio jurídico e a maturidade profissional dos advogados. É por isso que trazemos para os nossos conteúdos o que aprendemos com os métodos usados no Vale do Silício e que dão cert…

See more on aurum.com.br


Faça Parte Da Democratização Do Conhecimento

  • Você já reparou como hoje em dia é muito mais fácil encontrar e produzir conteúdos úteis e relevantes para advogados? A democratização do conhecimento chegou para todas as áreas graças à internet. E quando se trata do futuro da advocacia, é um comportamento que tende a se fortalecer cada vez mais. Afinal, existe um entendimento maior de que todos nós podemos ser …

See more on aurum.com.br


Fomente A Cultura Do Compartilhamento

  • Para muitos profissionais, a advocacia ainda é vista como um ambiente de rivalidade e alta competitividade. É verdade que saber como conseguir clientes na advocaciae ir atrás de um melhor posicionamento no mercado são premissas que não devem ser abandonadas. Mas para quem observa as mudanças que estão acontecendo rumo ao futuro da advocacia, a competitivi…

See more on aurum.com.br


Conclusão

  • É claro que essas mudanças que observamos não foram as únicas que estão acontecendo ou vão acontecer no futuro da advocacia. No entanto, apesar de parecerem situações até corriqueiras para quem já adota esses comportamentos, as práticas são extremamente representativas para um cenário de inovação da advocacia. É por meio de ações consolidadas n…

See more on aurum.com.br

Leave a Comment