A agua nao vai acabar

image

As reportagens que falam do terrível futuro sem água costumam divulgar algumas estatísticas que dizem:

  • Que a demanda de água triplicou apenas nos últimos 50 anos, enquanto os níveis de água caem em muitos dos países mais populosos.
  • Muitos dos maiores rios do mundo perderam muito seu volume e alguns secaram completamente.
  • Os lagos do planeta estão desaparecendo em taxas alarmantes: o Mar de Aral, por exemplo, está com menos de um quarto do seu tamanho original.

Full
Answer

Por que a água pode acabar?

A água pode acabar? Escrito por IAS em 28 Outubro 2020 Postado em Blog. Há 4,5 bilhões de anos atrás, quando a Terra se formou, não havia água nessa região do Sistema Solar, já que a ignição do Sol gerou uma explosão cataclísmica, que expulsou as moléculas mais leves (por exemplo a molécula de água, H2O) para longe.

Por que a água não se decompõe?

Com água não. Ela não se decompõe, não apodrece e, quando vira fumaça, desce de novo na forma de gotas. Tanto é assim que o H 2 O que você bebe hoje, seja na forma de água pura, de cerveja ou de picanha, quase certamente já foi bebido por um dinossauro. E talvez tenha alimentado a banheira de Cleópatra, ou a privada de Hitler.

Por que a Terra não tem água?

Há 4,5 bilhões de anos atrás, quando a Terra se formou, não havia água nessa região do Sistema Solar, já que a ignição do Sol gerou uma explosão cataclísmica, que expulsou as moléculas mais leves (por exemplo a molécula de água, H2O) para longe.

Como a água voltou para o Sistema Solar?

Mais tarde essa água voltou para o Sistema Solar através dos cometas (corpos celestes contido em nosso sistema solar e com órbita irregular, que são praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas) ( SUPER INTERESSANTE, 2015 ).

image


Por que a água não vai acabar?

A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.


É verdade que a água vai acabar?

Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado.


Até quando a água pode durar no mundo?

As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido.


O que vai acontecer com o mundo se a água acabar?

Sem água para beber, os animais iriam desidratar e morrer em alguns dias. Não se iluda, nós somos animais e morreríamos mais cedo ou mais tarde também. Possivelmente bem cedo. As plantas também não resistiriam.


Vai faltar água em 2025?

Um estudo das Nações Unidas divulgado este ano prevê que 2,7 bilhões de seres humanos – 45% da população mundial – vão ficar sem água no ano 2025. O problema já afeta 1 bilhão de indivíduos, principalmente no Oriente Médio e norte da África. Daqui a 25 anos, Índia, China e África do Sul deverão entrar na estatística.


Como sobreviver sem água potável?

– Sol: coloque a água em um recipiente transparente, como uma garrafa PET. Cada litro precisa ficar exposto por 6 horas, ou seja, uma garrafa com três litros deve ficar por 18 horas ao sol. Os raios UV são ótimos para matar bactérias e fazem com que metais pesados, comuns em água não potável, afundem.


E possível transformar a água do mar em água potável?

Sim, é possível e por diversos meios. As técnicas de dessalinização da água do mar tiveram seus primeiros usos comerciais no início da navegação a vapor. Os navios de passageiros que atravessavam os mares no século 19 usavam técnicas térmicas para produzir água potável por destilação da água salgada.


Qual a importância da água para a vida no planeta?

A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.


Quais são as consequências da escassez de água?

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.


Quando é que a água vai acabar?

De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial – sofrerão com a escassez de água.


O que vai acontecer se a água acabar no mundo?

Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos. A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a Grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização.


Será que a água pode acabar?

Apesar de dizer que a água é um bem finito, especialistas alertam que isso não significa o fim da água, mas que o uso irresponsável e exagerado para fins além do ciclo natural dela, pode torná-la um bem indisponível e caro, já que os custos para tratamento de reutilização são considerados “altíssimos”.


Por que a água não vai acabar?

Toda a nossa água veio do espaço, de carona em cometas. E não vai fugir daqui: as mesmas moléculas de H2O que você toma hoje já pasaram pela goela de algum dinossauro, já que a água é quase indestrutível. Apenas uma coisa pode acabar com ela: a burrice. … Isso solta moléculas de hidrogênio no ar.


5 COISAS QUE ACONTECERÃO SE A ÁGUA POTÁVEL DO MUNDO ACABAR

Samuel Giordano. O estoque de água no mundo é constante há 500 milhões de anos. Para se debater as questões da água podemos começar pela sua formação no planeta Terra. Afinal a água nem sempre esteve presente na Terra em sua forma líquida, sólida e ou de vapor.

image

Leave a Comment