A agua pode acabar algum dia

image

Full
Answer

Por que a água pode acabar?

A água pode acabar? Escrito por IAS em 28 Outubro 2020 Postado em Blog. Há 4,5 bilhões de anos atrás, quando a Terra se formou, não havia água nessa região do Sistema Solar, já que a ignição do Sol gerou uma explosão cataclísmica, que expulsou as moléculas mais leves (por exemplo a molécula de água, H2O) para longe.

Como Aproveitar o Dia Mundial da água?

No Brasil, isso ocorre na Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri e numa estação montada em São Paulo por alunos da Escola Politécnica da USP. Vale também reutilizar a água da chuva para lavar o quintal, carro e usar na descarga.

Quais são os principais problemas da água?

Perde-se muita água com vazamentos, torneira ligada sem necessidade e banhos demorados. Outro problema grave é o aumento da poluição de mananciais, rios, lagos e lençóis freáticos (água que fica embaixo da terra). Além disso, a distribuição do líquido pelo planeta é irregular.

Qual a importância de cuidar da água no dia 22 de março?

No Dia Mundial da Água especialistas alertam sobre a importância de cuidar deste recurso natural Anualmente, sempre no dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993.

image


Será que um dia a água pode acabar?

O engenheiro Léo Heller, da Universidade Federal de Minas Gerais, explicou que a quantidade de água no planeta é a mesma nos últimos milênios e não deve mudar no futuro, ou seja, a água como um todo não vai acabar.


Quanto tempo até a água acabar?

As teorias mais pessimistas dizem que a água potável deve acabar logo, em 2050. Nesse ano, ninguém mais tomará banho todo dia. Chuveiro com água só duas vezes por semana. Se alguém exceder 55 litros de consumo (metade do que a ONU recomenda), seu abastecimento será interrompido.


É verdade que a água do mundo está acabando?

Apesar de termos a impressão de que a água está “acabando”, a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há 500 milhões de anos graças a um processo chamado ciclo hidrológico, através do qual as águas do mar e dos continentes se evaporam, formam nuvens e voltam a cair na terra sob a forma de chuva, neblina e …


Por que a água não vai acabar?

A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.


Pode faltar água doce?

Resultado: a água pronta para beber e fácil de captar está nos rios e lagos, num total de 90 mil quilômetros cúbicos, ou 0,26% do estoque mundial. Mas nem essa porção está inteiramente disponível. Para não esgotar o precioso líquido, só podemos utilizar a água renovável pelas chuvas.


Como seria ficar sem água por um dia?

Por enquanto, não há um indicador exato de quão rápido a desidratação mataria uma pessoa, mas a estimativa é que um ser humano pode sobreviver de dois dias a uma semana sem líquidos. Segundo especialistas da Washington University, em um ambiente muito quente, um adulto pode perder entre 1 e 1,5 litros de suor por hora.


Vai faltar água em 2025?

Um estudo das Nações Unidas divulgado este ano prevê que 2,7 bilhões de seres humanos – 45% da população mundial – vão ficar sem água no ano 2025. O problema já afeta 1 bilhão de indivíduos, principalmente no Oriente Médio e norte da África. Daqui a 25 anos, Índia, China e África do Sul deverão entrar na estatística.


O que acontecerá com a água no futuro?

A ameaça maior para o futuro da água não é o seu desaparecimento, uma vez que ela evapora, se transforma em chuva e volta para o solo. Esse ciclo continuará acontecendo, mas as mudanças climáticas e de características locais, como aumento do desmatamento na Amazônia, podem alterar sua frequência, por exemplo.


O que aconteceria se toda a água do planeta acabasse?

Sem água, obviamente não tem ciclo da água nem chuva. Florestas secariam em alguns meses e toda essa vegetação morta e seca levaria inevitavelmente a incêndios. Nem precisa mencionar os impactos no aquecimento global, né?! Sem água para controlar a temperatura, a terra seria pior que um forno.


O que aconteceria se toda a água do planeta acabasse?

Sem água, obviamente não tem ciclo da água nem chuva. Florestas secariam em alguns meses e toda essa vegetação morta e seca levaria inevitavelmente a incêndios. Nem precisa mencionar os impactos no aquecimento global, né?! Sem água para controlar a temperatura, a terra seria pior que um forno.


Qual a situação da água no mundo de hoje?

O volume de água existente na terra é de aproximadamente 1,35 milhões de quilômetros cúbicos. Desse total, infelizmente, somente 2,5% é água doce e a maior parte se encontra congelada. Disponível para consumo da humanidade restaram apenas 0,3%. A água potável é essencial para sobrevivência humana.


Quais as consequências da falta de água no mundo?

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.


Desertificação

A primeira coisa em que pensamos quando se trata de falta de água é na sede. Mas a água não serve apenas para nos hidratar, ela hidrata os solos, consequentemente os deixa nutridos o suficiente para que seja passível de plantações. Sem água, os solos seriam desertificados, num mundo assim, não haveria comida. Sem comida, sem água, não há vida.


Guerras hídricas

Imaginem só, viver em um planeta que o acesso à água é regulado pelo governo, você só pode beber determinada quantidade de água por dia, passar dias sem poder tomar banho, escovar os dentes e afins. Bateu desespero? Ou você ainda acredita que esse tipo de coisa nunca vai acontecer? Se a resposta é a segunda opção, muito se engana.


Crises

Atualmente algumas cidades no mundo já tem ficado completamente sem água, necessitando de “pedir emprestado” às cidades vizinhas. Um exemplo é a cidade de Orme, no Tennessee (EUA), que teve suas fontes esgotadas em 2007, sendo socorrida por New Hope, cidade ao lado.


Mortes

Com a falta de água não só nós (humanos) morreríamos como grande parte das espécies, praticamente tudo, da fauna e flora mundial também. Como dissemos anteriormente, para se ter vida é preciso que haja água. Basta pensar o seguinte, se até os cactos e camelos que são capazes de passar dias, meses, sem se hidratarem imaginem o resto dos seres vivos.


Dessalinização

Uma das formas de utilizar as águas dos oceanos é a retirada do sal e mineração da água para que possa ser consumida. Um processo que ainda é caro, mas que pode ser uma das soluções futuras. Cientistas e pesquisadores da área trabalham arduamente para que a realização desses processos sejam cada vez mais rápidos, baratos e mais eficazes.


Degelo

Para aqueles que não sabem, uma grande porcentagem da água potável do planeta está congelada, nas calotas polares. Por conta do aquecimento global, uma parte dessas calotas já tem sido derretidas, como pudemos acompanhar ao longo desses últimos dez anos.

image

Leave a Comment