A agua vai acabar nerdologia

image

Por que a água não vai acabar?

A água não vai acabar. Mas vai. | Super A água não vai acabar. Mas vai. Toda a nossa água veio do espaço, de carona em cometas. E não vai fugir daqui: as mesmas moléculas de H2O que você toma hoje já pasaram pela goela de algum dinossauro, já que a água é quase indestrutível.

Por que é preciso usar água?

Se parar para pensar, vai ver que, para realizar todas essas atividades, foi preciso usar água. A energia vinda das quedas d?água (via hidrelétricas) é que faz lâmpadas acenderem, chuveiros aquecerem e geladeiras refrigerarem. E para produzir o guardanapo que você passou pela boca é necessária muita água.

Por que a água não se esgote?

Mas em meio a tanta água, somente 3% é doce e adequada para o consumo. A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa.

Por que a água da torneira da pia nasce no fogão?

E é isso: uma parte da água que sai da torneira da sua pia nasce justamente no seu fogão, ali do lado. Mas não se trata de tanta água assim, claro. A quantidade de H 2 O que nasce das combustões por aí é irrelevante.

image


Ao contrário do que parece, a água é um recurso natural esgotável. Estudos sobre o sistema hídrico mundial são unânimes em indicar que, se a média de consumo global não diminuir no curto prazo, teremos problemas de escassez. O Brasil, que tem uma parcela significativa de água doce, também está ameaçado

Você acorda de manhã, acende a luz, toma um banho quente e prepara o café. Após se alimentar, limpa a boca com um guardanapo e lava a louça. Vai ao banheiro, escova os dentes e está pronto para dirigir até a escola para mais um dia de trabalho. Se parar para pensar, vai ver que, para realizar todas essas atividades, foi preciso usar água.


A escassez hídrica na África é um problema econômico

Fim do desperdício Não poluir os rios é mais inteligente e viável economicamente do que limpar suas águas. E o consumo tem de diminuir: a ONU recomenda o uso diário de 50 litros por habitante, mas há regiões em que a média é de 400 litros.


De olho nas pesquisas

Não só quem leciona Ciências ou Geografia precisa estar informado sobre a questão da água. O assunto está na pauta mundial e necessita ser tratado com critério e profundidade.


O Brasil tem um bom volume de água, mas usa mal o recurso

O Brasil detém entre 12 e 16% da água doce da superfície terrestre. O país possui bons índices de chuva, o Amazonas é o rio de maior volume e nosso território ainda abriga o aquífero Guarani, o maior do mundo. Um aquífero é um reservatório subterrâneo, aonde a água das chuvas chega por infiltrações no solo arenoso.


As soluções são conhecidas, mas não representam um consenso

Novos caminhos A crise de abastecimento de água é real e está piorando. Um dos caminhos para alcançar a sustentabilidade do recurso é a gestão integrada e o estímulo da reciclagem, com o aproveitamento da chuva e o controle da irrigação nas atividades agrícolas.


Problema de gestão

A situação hídrica no Brasil envolve problemas de quantidade e de qualidade. Todos os sistemas de águas continentais, tanto os de superfície como os aquíferos subterrâneos, têm sofrido pressão permanente pelos usos múltiplos, pela exploração excessiva e pelo acúmulo de impactos de várias magnitudes e origens.


Sinal de alerta

O ritmo alucinado das grandes cidades está fazendo mal ao nosso planeta. Nossos hábitos cotidianos, como a produção crescente de equipamentos tecnológicos e o acúmulo de resíduos, estão exigindo da Terra mais do que ela pode suportar. A saída é uma só: conscientização

image

Leave a Comment