A aposentadoria de dona de casa vai acabar

image

Full
Answer

Quando a dona de casa pode receber a aposentadoria?

Mas o caso da dona de casa é diferente: ela só poderá receber a aposentadoria propriamente dita se contribuir com o INSS no período de carência necessário para tal benefício.

Como se aposentar para a dona de casa em 2021?

A aposentadoria para a dona de casa em 2021 é possível para quem contribui para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mesmo quem nunca fez recolhimentos para o órgão, pode começar a qualquer momento. No entanto, é preciso ter ao menos 15 anos de contribuição para se aposentar por idade.

Como se aposentar se a dona de casa não se encaixa nas regras do BPC?

Se a dona de casa não se encaixa nas regras do BPC, ela só conseguirá se aposentar se tiver ao menos 15 anos de contribuição ao INSS. Quem já completou as exigências para se aposentar pode fazer o pedido pelo site do INSS. A dona de casa terá que selecionar o tipo de aposentadoria em que se enquadra e agendar o atendimento na agência do INSS.

Quanto custa a aposentadoria por mês?

Isso equivale a pagar R$ 121 por mês. Nesse caso o pagamento da aposentadoria também será de um salário mínimo. Essa é uma alternativa para quem deseja contribuir com valores maiores ao INSS, de modo a conseguir uma aposentadoria mais alta. Pode ser vantajoso para dona de casa que já teve carteira assinada.

image


Donas de casa têm direito à aposentadoria?

As donas de casa podem se aposentar pelo INSS caso contribuam na forma de seguradas facultativas. Essa categoria vale para quem não possui renda própria, bem como tem mais de 16 anos de idade. Além das donas de casa, podem se encaixar nessa modalidade os síndicos de condomínio não-remunerados, desempregados e estudantes.


Aposentadoria para dona de casa: como contribuir?

Primeiro, a cidadã deve ligar para o numero telefone 135 ou acessar o Portal do Ministério do Trabalho e Previdência Social, para realizar a inscrição na Previdência Social. Para seguradas que já têm o número do Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) não é necessário fazer essa inscrição.


Qual o valor do INSS para a dona de casa em 2021?

Com 5% ou 11% sobre o salário mínimo, ou ainda com 20% sobre o salário de contribuição. Veja como ficam os valores dessas três opções em 2021:


Recentemente, a Argentina estabeleceu regras que beneficiarão as mães que cuidam dos filhos

O desejo de todo trabalhador brasileiro com carteira assinada é se aposentar quando completar o tempo de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas qual seria a regra para as donas de casa, que não têm carteira assinada e nem salário fixo? Elas também têm direito ao benefício, mesmo sem receber pela função?


Como funciona no Brasil?

A dona de casa brasileira precisa contribuir por meio do Guia da Previdência Social, ou carnês, como segurada facultativa, com alíquota de 20% ou 11%. Se optar pela contribuição de 11%, não haverá direito à aposentadoria por tempo de contribuição, a menos que se realize complementações


Informais

Segundo levantamento divulgado em abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 34,1 milhões de trabalhadores são informais no Brasil, ou seja, sem vínculo empregatício.


Modelos de contribuição facultativa

Como mencionado anteriormente, existem três modelos de contribuição facultativa, que é a aposentadoria para dona de casa: plano normal, plano simplificado e o plano baixa renda. Veja abaixo o que os diferencia:


Como é feita essa contribuição de aposentadoria para dona de casa?

A aposentadoria para dona de casa feita pela contribuição facultativa é realizada pela presença da GPS. A sigla representa a palavra Guia da Previdência Social. Para isso, é possível que o contribuinte adquira um carnê e faça os pagamentos presencialmente ou então através da próprio plataforma Meu INSS.


Qual a aposentadoria para dona de casa que adota a contribuição facultativa?

Vale lembrar que mesmo que a dona de casa opte pelo Plano Normal, que dá direito a outros benefícios previdenciários, esse modelo de contribuição dá acesso apenas a aposentadoria por idade.


Como começar a contribuir para o INSS sendo dona de casa

A ideia que geralmente temos a respeito da aposentadoria é que somente trabalhadores registrados em carteira conseguem o direito. Eles certamente podem obter sua aposentadoria ao encerrar as atividades por tempo de contribuição ou idade. Mas não são os únicos.


Por quanto tempo é necessário contribuir para ter aposentadoria?

As regras da aposentadoria para donas de casa são as mesmas aplicadas a trabalhadores registrados. É possível aposentar-se por idade ou por tempo de contribuição. A dona de casa deve realizar sua contribuição por pelo menos 15 anos e pode se aposentar por idade a partir dos 60 anos.


Quanto contribuir por mês

O INSS oferece dois tipos de contribuição para as mulheres que desejam receber a aposentadoria pelo INSS. A primeira é direcionada a famílias de baixa renda, ou seja, que recebem menos de dois salários mínimos como renda familiar. Essa opção é para possibilitar que um número maior de donas de casa tenha acesso a esse direito essencial.


Plano completo vs. plano simplificado de aposentadoria

Mesmo donas de casa que realizam a contribuição usando o valor de 11% ou 20% do salário mínimo possuem diferentes planos à disposição. O plano simplificado de aposentadoria é destinado àquelas que pagam o valor de 11%. Nesse caso a dona de casa não terá acesso à aposentadoria por tempo de contribuição e certidão de tempo de contribuição.


Como fazer o pagamento

A dona de casa terá que gerar uma guia da Previdência Social pelo site ou comprando carnês nas papelarias e preenchendo manualmente. Será necessário informar um dos códigos descritos acima, de acordo com a categoria escolhida.


Outros benefícios

Quem paga INSS tem direito não só de se aposentar, mas também de ter benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e salário-maternidade, afirma o advogado previdenciário Rômulo Saraiva. Porém, nesses casos, é preciso cumprir um período de carência, ou seja, um tempo mínimo de contribuições:


Quem nunca contribuiu

Se a dona de casa nunca contribuiu, uma opção de benefício é o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Ele é pago para idosos com 65 anos ou mais que comprovem baixa renda. Para ter direito, é preciso que a renda média por pessoa do grupo familiar seja menor do que um quarto do salário mínimo em vigor (R$ 238,50, em 2018).


Como pedir a aposentadoria

Quem já completou as exigências para se aposentar pode fazer o pedido pelo site do INSS. A dona de casa terá que selecionar o tipo de aposentadoria em que se enquadra e agendar o atendimento na agência do INSS.

image


Como Funciona O Plano Normal?


Como Funciona O Plano Simplificado?

  • No Plano Simplificado o percentual de recolhimento é reduzido de 20% (Plano Normal) para 11% (Plano Simplificado). Essa porcentagem é calculada usando o salário mínimo como base, nesse plano não é possível escolher um salário maior para a arrecadação. Códigos da GPS A GPS exige que o segurado escolha o plano que vai aderir, nesse caso o código é 1473 ou 1490. Importante…

See more on jornalcontabil.com.br


Como Funciona O Plano de Baixa Renda?

  • Essa última categoria de plano determina que o contribuinte cumpra alguns requisitos, são eles: 1. Não exercer atividade remunerada e não ter nenhum tipo de renda própria (como aluguel, pensão e outros benefícios previdenciários); 2. Dedicar-se de forma exclusiva ao trabalho doméstico no âmbito da própria residência; ter uma renda familiar não superior a dois salários …

See more on jornalcontabil.com.br


Quais São as Regras Da Aposentadoria para Dona de Casa em 2022?

  • A dona de casa consegue a aposentadoria por idade, mas esse benefício exige alguns requisitos, como: 1. Ter idade mínima de 62 anos; 2. No mínimo 15 anos de contribuição. Importante:Desde 2020, são acrescidos 6 meses a cada ano na idade mínima da mulher, até chegar a 62 anos em 2023, portanto em 2022 a idade mínima é de 61 anos e 6 meses. Vale escl…

See more on jornalcontabil.com.br

Leave a Comment