Quais são os exemplos de angiospermas?
Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras. As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos.
Qual a diferença entre Gimnosperma e Angiosperma?
Porém, ao contrário do que ocorre com as gimnospermas, as angiospermas apresentam flores e suas sementes são protegidas por um fruto. Assim, as angiospermas são o único grupo de plantas a apresentar flores e frutos.
Qual a diferença entre Angiosperma e ovário?
O ovário é uma dilatação da base do estilete onde se desenvolvem os óvulos. Nas angiospermas, as flores podem ser unissexuadas quando apresentam um único sistema reprodutor. Nesse caso, as flores podem ser masculinas, quando desenvolvem apenas o androceu, ou femininas, quando desenvolvem apenas o gineceu.
Qual é o ciclo de vida das angiospermas?
No ciclo de vida das angiospermas, assim como no das briófitas, pteridófitas e gimnospermas, existe o fenômeno da metagênese ou alternância de gerações entre uma fase esporofítica e uma fase gametofítica. Para esse grupo, a fase esporofítica é predominante, sendo a própria planta, que está organizada em raiz, caule e folhas.
Estrutura
Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. As flores possuem uma diversidade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros. São encontradas solitárias ou agrupadas, sendo estas últimas chamadas de inflorescências.
Reprodução
Como ocorre em todas as plantas, as angiospermas também apresentam em seu ciclo de vida uma alternância de gerações, ou seja, elas passam por uma fase haploide ( n ), denominada de gametófito, que se alterna com a geração diploide (2 n ), conhecida como esporófito.
Evolução
As características compartilhadas pelas angiospermas sugerem que elas sejam derivadas de um ancestral comum. Essas plantas são divididas em duas grandes classes, as monocotiledôneas, que incluem as palmeiras, bromélias e orquídeas, e as eudicotiledôneas, tendo como representantes o feijão, o ipê-amarelo e a soja.
Ciclo de Vida e Reprodução
A reprodução das angiospermas inicia com a polinização. A polinização é o transporte do grão de pólen da antera até o estigma, onde se forma o tubo polínico.
Grupos das Angiospermas
As angiospermas são divididas em dois grandes grupos, as monocotiledôneas e dicotiledôneas. Tal classificação baseia-se no número de cotilédones. Os cotilédones são folhas embrionárias modificadas, responsáveis pelo transferência de nutrientes para as plantas, durante os estágios iniciais de seu desenvolvimento.
Semente nua
Por meio das gimnospermas, pela primeira vez na história evolutiva das plantas, aparecem a semente e a flor. As flores desses vegetais são chamadas de estróbilos ou pinhas e são polinizadas pelo vento.
Ciclo de vida das Gimnospermas
O ciclo de vida de todos os vegetais é chamado haplodiplobionte, pois apresenta uma fase haplóide (n) e uma fase diplóide (2n).
Angiospermas
A maioria das plantas que conhecemos são angiospermas, que pertencem à divisão Antophyta das gimnospermas. Essas plantas correspondem a pelo menos 230 mil espécies, ou seja, são o maior grupo de seres fotossintetizantes.
Características
Las angiospermas son, en su mayoría, plantas de vida libre, sin embargo, existen algunas especies parásitas y saprófitas. Algunas angiospermas son lianas que trepan hasta lo alto del bosque pluvial tropical, mientras que otras son epífitas que crecen dentro del estrato arbóreo del bosque.
Origen y evolución
Las angiospermas aparecieron en el Cretácico inferior hace aproximadamente 125 millones de años, alcanzando un alto grado de especialización en el Cretácico Medio. Los fósiles de plantas del Cretácico inferior comparten características con grupos existentes y reconocibles actualmente.
Clasificación de las angiospermas
La primera clasificación de las angiospermas fue realizada por Linneo basado en el Sistema Sexual de las plantas en 1735, este empleó caracteres florales para distinguir entre grupos de fanerógramas.
Ciclo de vida de las angiospermas
Como todas las espermatófitas, las angiospermas poseen una alternancia de generaciones. El gametofito se desarrolla por completo dentro de las estructuras reproductivas del esporofito, siendo este un ciclo de vida heterospórico.
Ejemplos de especies angiospermas
Tal y como se hizo mención con anterioridad, las angiospermas agrupan a todas las plantas con flor que conocemos. Por lo tanto, elegir especies ejemplares dentro de esta subdivisión de plantas puede ser una tarea no tan trivial.
Características gerais
As angiospermas, assim como as gimnospermas, são plantas espermatófitas, ou seja, plantas que desenvolvem sementes. Entretanto, nas angiospermas, as sementes estão protegidas no interior de estruturais especiais, os frutos. As sementes e os frutos são formados a partir das flores, após a ocorrência da fecundação.
Estrutura da flor
A flor representa o órgão de reprodução das plantas angiospermas. Apresentam grande diversidade de cores, tamanhos e formas, o que é muito importante para a atração de insetos, pássaros e morcegos, que atuam como agentes polinizadores.
Classificação das angiospermas
Tradicionalmente, as angiospermas eram classificadas em dois grandes grupos: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. Essa classificação baseia-se em aspectos morfológicos e anatômicos das plantas, sendo o principal o número de cotilédones presentes no interior das sementes.
Reprodução das angiospermas
Nas angiospermas, assim como nas gimnospermas, o gametófito masculino é o grão de pólen, a partir do qual se desenvolve o tubo polínico. Essa aquisição evolutiva foi importante para as espermatófitas (angiospermas e gimnospermas), pois, com o tubo polínico, a fecundação tornou-se independente da água do ambiente (sifonogamia).
As sementes
As sementes são formadas a partir dos óvulos, depois da fecundação. Uma semente é constituída por uma casca de proteção, que pode ser muito rígida ou não, por um material de reserva alimentar, o endosperma triploide, e pelo embrião.
Os frutos
Os frutos são estruturas exclusivas das angiospermas e garantem a essas plantas grande capacidade de dispersão, além de protegerem as sementes, e estas, o embrião.
O que são angiospermas
As angiospermas são plantas que tem como principal característica a presença de flores e sementes protegidas por frutos. Elas possem raiz, caule, folha, flor sementes e fruto. É o maior grupo do reino plantae. Também são conhecidas como antófitas ou magnoliófitas.
Principais características das angiospermas
As angiospermas (do grego aggeion = bolsa; sperma = semente) são plantas que apresentam raiz, caule, folhas e sementes. Porém, ao contrário do que ocorre com as gimnospermas, as angiospermas apresentam flores e suas sementes são protegidas por um fruto.
Reprodução das angiospermas
As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos.
Uma representação da filogenia para o reino plantae
Em todas as espécies de plantas conhecidas atualmente, ocorre a formação de um embrião, o qual origina um novo indivíduo. A figura a seguir mostra as características usadas como critério para definir o Reino Plantae.