A bateria acabou não acende nem o painel

image

Bateria descarregada O painel do carro nem acende e o rádio não funciona? A primeira coisa a se fazer é analisar a bateria. No caso de virar a chave e não acender os faróis, painel ou até mesmo se as palhetas do para-brisa estiverem enfraquecidas, o diagnóstico está relativamente fácil: pode ser a bateria.

Full
Answer

Por que a luz da bateria acende no painel?

Por que a luz da bateria acende? Agora, vamos entender as razões para a luz de bateria acender no painel: Uma causa comum para o aviso é a presença de falha no alternador, equipamento responsável por gerar a energia que carrega sua bateria. Este é o dispositivo central do sistema elétrico.

Qual é o problema da bateria?

Mas é que não tem problema nenhum na própria bateria, até porque, cá pra nós, né, se a bateria acabou, pifou, não tem mais carga, como é que vai acender alguma luz no painel? Quando acende a luz da bateria, o problema é no circuito elétrico, não nela. Luz de alerta do óleo não indica (necessariamente) que o nível está baixo

Por que a bateria não passa energia para o automóvel?

Esse problema provoca um mau contato, ou seja, a bateria não passa energia para o automóvel. Isso é mais comum em carros mais antigos, que entraram mais em contato com umidade. Caso os cabos apresentem oxidação, você terá que trocá-los e fazer uma limpeza nos polos da bateria.

Por que a luz da bateria não indica que o carro está com problema?

Porque o nome já está errado: a luz da bateria não indica que a bateria está com problema. Até por que vamos e convenhamos: se a bateria do seu carro arriou, como é que vai acender a luz, se não tem bateria para acender nada?

image


Como dar partida no carro que descarregou a bateria?

Acelere o carro acima da marcha lenta (aperte um pouco o acelerador) durante cinco minutos e, em seguida, acelere por mais 20 minutos antes de desligá-lo. Isso dará carga suficiente para a bateria ligar o carro novamente.


Como saber se o alternador está carregando a bateria ou não?

Com a oscilação de rotação, veja se a voltagem fica entre 13 e 14,5 volts. Se oscilar entre esses dois níveis, o alternador está funcionando corretamente e não há nenhum problema com o mesmo, indicando que a falha no fornecimento de energia pode estar com a bateria.


Quando a bateria descarrega o painel acende?

Quando a luz da bateria fica acesa no painel do carro, é indicação de um problema elétrico. Ou seja, o defeito pode ser na bateria ou em outro componente do sistema. Uma possibilidade pode ser que ela não está sendo recarregada e vai deixar de funcionar em pouco tempo.


Quando vira a chave é não da partida?

Bateria descarregada No caso de virar a chave e não acender os faróis, painel ou até mesmo se as palhetas do para-brisa estiverem enfraquecidas, o diagnóstico está relativamente fácil: pode ser a bateria. O próprio componente pode dar sinais de que está na hora de realizar a troca.


Quanto tempo leva para carregar o alternador?

Esse processo, que pode levar de 15 a 20 horas, permite que o acumulador recupere a capacidade máxima sem que haja danos na bateria.


O que acontece quando o alternador parou de funcionar?

Quando o regulador de voltagem de um alternador está com defeito, é enviada uma carga excessiva à bateria do veículo. Assim, ocorre a sobrecarga, o que pode causar sérios danos aos equipamentos elétricos. O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro.


O que faz acender a luz da bateria?

Geralmente, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é a correia responsável pelo alternador. A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.


Quando o carro não pega o que é?

Então, muito provavelmente ele está com superaquecimento em algum componente importante, como o motor, velas de ignição, entre outras peças. Em caso de superaquecimento do motor, que é a situação mais comum, é preciso parar de tentar ligar o veículo, já que essa atitude poderá piorar ainda mais a situação.


Como saber se o comutador de ignição está com defeito?

Alvarenga, o comutador pode dar defeito de várias formas, a mais comum é no contato dque dá a partida. E quando este está com problema o carro só pega “maceteando” a chave. É aquele defeito que necessita de um jeitinho especial para ligar o carro. Outro defeito é o carro não virar.


Qual a voltagem do alternador para carregar a bateria?

O funcionamento geral do regulador funciona com uma variação de 10% a 15% de carga superior à carga de saída. Essa porcentagem resulta em uma média de voltagem ideal do alternador, que fica entre aproximadamente 13,5 e 14,5 volts.


Qual o máximo que o alternador pode carregar?

Em geral, a tensão admissível deve estar entre 13,8 V e 14,4 V. Toda vez que o limite de 14,4 volts for superado, tem início um superaquecimento da bateria gerando a sobrecarga. A sobrecarga pode ser constante ou intermitente, dependendo da origem do problema.


Qual a velocidade para um alternador gera energia?

Isso é necessário porque o alternador do automóvel gera energia juntamente com a rotação do motor. A rotação do motor tem uma variação grande por conta da aceleração e redução na velocidade do carro, mudando entre 800 e 5.000 rpm, em média.


Problemas no alternador

Uma das causas da luz da bateria acesa no painel pode ser o alternador. É ele quem gera a energia que é armazenada na bateria automotiva. O dispositivo funciona como uma central elétrica do automóvel. Por meio de uma correia, o alternador é acionado pelo motor do carro e transforma a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria automotiva.


Cabos com zinabre

O zinabre é uma palavra que serve para identificar ferrugem. Zinabre nada mais é do que a camada gerada nos polos das baterias resultante da oxidação do cobre ou ligas que contém cobre quando expostas ao ar úmido que contém gás carbônico. Esse problema provoca um mau contato, ou seja, a bateria não passa energia para o automóvel.


Bateria descarregada

Chegamos na causa mais comum para a luz da bateria acesa. A bateria descarregada pode representar um problema mais sério, especialmente em veículos que têm muitos componentes elétricos.


Desligue os dispositivos que consomem energia

A luz da bateria acesa significa que ainda há bateria para alimentar o automóvel. No entanto, isso não acontecerá por muito tempo. Ao notar essa situação, você deverá desligar qualquer dispositivo que consuma energia. Desligue o sistema de ar condicionado e aquecimento, luzes interiores, aparelho de som ou qualquer outro acessório.


Estacione o automóvel

Se você notar qualquer aumento de temperatura do motor, pare o veículo na lateral da estrada. Observe se há uma perda de direção hidráulica e se seu carro está com a correia quebrada. Veja se a direção hidráulica, a bomba de água ou o alternador não giram. Ligue o carro em um local seguro. Se a luz acender novamente, não conduza o automóvel.


A luz da bateria acendeu no painel do carro? Saiba o que fazer

Entrou no seu carro para suas atividades de rotina, ligou o veículo e percebeu que a luz da bateria continuou acesa? Esse alerta pode indicar problemas que vão além da bateria em si. Mas o que fazer com essa informação?


Problemas no alternador

Uma causa comum para o aviso é a presença de falha no alternador, equipamento responsável por gerar a energia que carrega sua bateria. Este é o dispositivo central do sistema elétrico.


Defeito no painel

Agora que você sabe como funciona o sistema elétrico do seu carro, é possível identificar onde está a falha de energia. E se o problema não estiver sob o capô, pode estar no próprio painel. Apesar de serem equipamentos cada vez mais modernos e seguros, painéis também apresentam erros.


Cabos com zinabre

Zinabre nada mais é que o termo técnico para ferrugem. Baterias que não recebem manutenção ou correta instalação, acumulam em seus polos cobre ou ligas de cobre que, em contato com umidade e gás carbônico, enferrujam ali mesmo. O mau contato entre os polos e cabos do veículo, causam problemas elétricos no seu carro.


Bateria descarregada

Por último, mas não menos importante, temos a falta de carga na bateria. Apesar da fácil solução, bateria descarregada pode acarretar graves problemas.


Desligue os dispositivos que consomem energia

Se a luz de bateria do seu carro está acesa, significa que você ainda tem energia em seu sistema, mas logo não terá mais. A melhor e mais segura atitude nesse momento é estacionar o veículo, desligar luzes, ar condicionado, som e equipamentos que estejam conectados, como aparelhos celulares e carregadores.


Bateria nova

Sempre pensando em sua segurança, procure um local seguro e entre em contato com seu fornecedor de baterias de confiança. Caso esteja em Fortaleza (CE), ou região metropolitana, você pode entrar em contato com o time da AE Baterias. Nossos especialistas vão até você rapidamente, com equipamento necessário para diagnóstico e substituição de bateria.


Porque a luz da bateria acesa no painel deve ser levada a sério?

A luz da bateria acesa no painel indica mau funcionamento ou carga insuficiente da bateria. Essa luz acende sempre que o sistema de carregamento não carrega a bateria com uma tensão acima de aproximadamente 13,5 volts.


Veja o que fazer quando a luz da bateria acesa no painel resolve aparecer

Mantenha a calma e concentre-se na pista.
Se a luz da bateria acesa no painel aparece enquanto você estiver dirigindo, é provável que o computador de bordo tenha detectado um problema com a carga da peça. Continue conduzindo o veículo normalmente, mas mantenha a calma e fique de olho na pista até conseguir estacionar para resolver a situação.


O que significa as principais luzes acesas no painel?

Luz de abastecimento: Essa é provavelmente a luz mais conhecida, pois indica que o combustível está acabando. A luz é geralmente laranja e pode ter um símbolo de bomba de combustível ou bola.

image

Leave a Comment