A bateria do carro acaba se esquecer

image

A bateria “acabou de acabar” e o motorista está lá, na rua ou em um estacionamento, sem conseguir andar com o carro. O que torna-se ainda mais comum com a chegada do inverno e do clima mais frio, já que a bateria fornece eletricidade através de uma reação química, que fica mais difícil conforme a temperatura baixa. VEJA TAMBÉM:

Full
Answer

O que fazer se a bateria do carro acabou?

A primeira reação é quase de desespero, em especial se você sente que vai se atrasar para o próximo compromisso. Mas antes de entrar em pânico, avalie a situação. Muitas vezes, é possível carregar a bateria do carro e resolver o problema, mesmo que momentaneamente.

Como saber se a bateria do carro está descarregando?

Como saber se a bateria do carro está descarregando? Caso o seu carro apresente algum dos sinais mencionados acima, existem algumas formas de descobrir se a sua bateria está fraca. A primeira forma, é observar enquanto o veículo ainda está ligado, se a iluminação do carro – faróis, lanternas e etc – está falha, ou irregular.

Quais são os erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros?

Esquecer os faroletes ligados Esse é o segundo erro da nossa lista que prejudica a duração da bateria automotiva. Um farolete não pode ficar ligado a noite inteira, pois isso descarrega a bateria do seu veículo. Portanto, toda vez que você chegar do trabalho ou de uma viagem, observe se desligou os faroletes do automóvel.

Por que a bateria do meu veículo não carrega?

Se o ícone da bateria estiver com a luz vermelha acesa constantemente, é o primeiro sinal de que ela pode ser a culpada pelo motor não ligar. Caso esteja dirigindo e ela acender, isso significa que não está carregando. A bateria pode até funcionar, mas há falhas no carregamento. Ou seja, é provável que o problema esteja no alternador.

image


Quanto tempo leva para descarregar a bateria do carro?

Estima-se que a bateria de um carro parado perde cerca de 3% da sua carga por dia. Se fizermos uma conta bem rápida, um carro parado por 10 dias gasta cerca de 30% da carga da bateria. Ou seja, depois de 30 dias sem ligar o carro, a força da bateria pode zerar por completo.


O que mais consome a bateria do carro?

Duração da bateria automotiva e os 10 erros que mais afetam sua…Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo. … Esquecer os faroletes ligados. … Escutar o rádio com o carro desligado. … Ter as luzes do porta-luvas e porta traseira com defeito. … Descuidar do alarme. … Ficar com a luz interna ligada. … Esquecer o som ligado.More items…•


O que fazer para economizar bateria do carro?

5 Dicas para conservar a bateria do seu carro1 – Desligue os componentes elétricos do carro. … 2 – Use sempre peças originais no seu veículo. … 3 – Faça revisões periódicas no sistema elétrico. … 4 – Ligue o motor com os componentes elétricos desligados. … 5 – Desligue os terminais se não usar o carro por um tempo.


O que fazer para economizar combustível?

Como Economizar GasolinaRespeite a troca de marchas. … Mantenha a manutenção em dia. … Uso do ar-condicionado. … Não acelere com o carro desengatado. … Evite levar muito peso no carro. … Verifique a pressão dos pneus. … Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia. … Não acelere com o carro parado no farol.More items…


Quando a bateria pode te deixar na mão

Os carros evoluíram e estão cobertos por tecnologias embarcadas, desde sistemas que facilitam a vida do motorista até outros que entretêm os passageiros. No entanto, de nada adianta ter tanto avanço se não há uma bateria saudável para alimentar a ignição e, consequentemente, todos esses circuitos.


Cuidados com a bateria

1) Eita! Tá cheio de zinabre: o zinabre é uma oxidação que ocorre nos pólos da bateria, caracterizada pela sua cor azulada. Ele se forma a partir da reação química do ácido sulfúrico da bateria com o oxigênio e os metais do pólo.


1. Alérgica ao frio

Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.


2. Motor vira devagar

Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.


3. Arranque não vira

O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.


4. Luz de alerta engana

A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.


5. Azinhavre nos polos

Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.


6. Data de fabricação da bateria

Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso.


Bateria descarregada é um problema grave?

Em geral, não. Quando a bateria descarrega, geralmente, é um problema pequeno, decorrente de um esquecimento e que pode ser resolvido em poucos minutos. Fazer uma chupeta na bateria é um procedimento simples e que traz a carga de volta.


Chave na ignição por muito tempo

Pode parecer uma besteira, mas, deixar a chave na ignição (quando ela está girada até acender as luzes do painel, mas não para dar partida no motor), mesmo que por esquecimento, é um dos problemas mais frequentes para bateria descarregada.


Esquecer faróis ligados

Outro “hábito” que as pessoas cometem muito. Chegam em casa ou em determinado lugar, estacionam o carro, desligam, mas se esquecem de desligar os faróis. Se isso durar a noite inteira, por exemplo, provavelmente de manhã não haverá bateria que resista a esse lapso de memória.


Rádio ligado, motor desligado

Se você é daquele tipo de pessoa que adora escutar uma musiquinha no carro, aprenda uma coisa: ligue o motor quando estiver fazendo isso por muito tempo. Seja em situações que você esteja querendo relaxar ou quando estiver lavando o possante, nunca deixe somente o rádio ligado, pois isso suga a bateria em uma velocidade muito rápida.


Problemas com luzes internas

Sabe aquela luzinha que tem dentro do porta-luvas? Ou aquela que fica na parte de trás dos passageiros? Então, qualquer problema com a ligação dessas luzes pode ocasionar o problema da bateria arriada.


Bateria muito antiga

Como falamos anteriormente, a bateria de um carro tem vida útil de, mais ou menos, 2 anos a 2 anos e meio, variando de acordo com a utilização do carro, seja para mais ou para menos.


Alternador com problema

Esse problema é menos comum, mas também o mais caro de ser reparado. Quando o alternador não está funcionando corretamente ele deixa de carregar a bateria. Em alguns casos, ele pode até mesmo descarregá-la.


Como saber se a bateria do carro está descarregando?

Caso o seu carro apresente algum dos sinais mencionados acima, existem algumas formas de descobrir se a sua bateria está fraca.


O que fazer quando a bateria descarrega?

A primeira solução que te vem a cabeça pode ser a famosa “chupeta”. Ela é realizada por meio dos cabos de transmissão que levam a energia de uma bateria de outro carro para o seu veículo.


O que pode prejudicar a saúde da bateria?

Algumas ações podem contribuir para que a bateria se deteriore mais rapidamente, tais como:


1. Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo

Às vezes por puro esquecimento, você deixa a chave de ignição ligada por muito tempo. Este é um dos erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros. O mau uso da chave de ignição pode roubar a carga da bateria do seu automóvel e deixá-lo na estrada.


2. Esquecer os faroletes ligados

Esse é o segundo erro da nossa lista que prejudica a duração da bateria automotiva. Um farolete não pode ficar ligado a noite inteira, pois isso descarrega a bateria do seu veículo. Portanto, toda vez que você chegar do trabalho ou de uma viagem, observe se desligou os faroletes do automóvel.


3. Escutar o rádio com o carro desligado

Quem é que não gosta de música, não é mesmo? A maioria dos motoristas gosta. No entanto, ter o costume de escutar o rádio por muito tempo, talvez por horas, sem ligar o motor do automóvel, prejudica a duração da bateria. Por isso, curta o seu possante e a boa música que ele pode oferecer, mas não fique ligado no rádio durante horas.


4. Ter as luzes do porta-luvas e porta traseira com defeito

Por menor que seja o problema do seu automóvel, você precisa fazer a manutenção. Você sabia que pequenos defeitos como luzes do porta-luvas e porta traseira podem descarregar a bateria? Pois é, então, para que você não seja surpreendido com a sua peça descarregada, faça esse pequeno reparo e garanta uma longa vida útil para a sua peça automotiva.


5. Descuidar do alarme

O alarme pode ser um grande “ladrão” de carga da bateria automotiva. Se você deixar o carro na garagem da sua casa e o alarme disparando as luzes e com a sirene queimada, isso poderá prejudicar a duração da bateria.


6. Ficar com a luz interna ligada

Se você, por algum motivo, deixa a luz interna do seu automóvel ligada, isso prejudica a duração da bateria. A luz ligada a noite toda consome a carga da peça. Portanto, toda vez que sair do seu veículo, observe se você deixou a luz ligada para não ter problemas com a sua bateria no dia seguinte.


7. Esquecer o som ligado

Se você esquece o som do automóvel ligado, você pode diminuir a duração da bateria. Portanto, antes de sair do carro, verifique se o dispositivo está desligado e evite problemas. Afinal, ninguém quer sair por aí e ficar a pé, não é mesmo?

image

Leave a Comment