A bateria vicia se carregar antes de acabar

image

Quando os celulares se popularizaram, circulava a informação de que as baterias viciavam. Se você as carregasse antes de finalizar a carga anterior, a seguinte duraria menos tempo e assim por diante. Os primeiros celulares possuíam baterias de níquel, que requeriam que a carga se esvaísse por completo antes de fazer uma nova recarga.

Full
Answer

Quando a bateria vai viciar?

Toda bateria vai viciar em algum momento. Você pode postergar esse momento com alguns cuidados de manutenção simples, e tirando da cabeça alguns mitos sobre baterias que ainda persistem nos dias de hoje.

O que fazer quando a bateria não está carregada?

As baterias são inteligentes o suficiente para parar de carregar quando chegam ao seu limite de carga. O único cuidado aqui é deixar o celular em um lugar ventilado, e sem a capinha, para evitar o superaquecimento.

Por que a bateria do celular fica viciada?

É verdade que recarregar a bateria do celular ou smartphone antes de descarregar vicia? Resposta: Se seu celular for antigo há sim o problema, mas se sua bateria for composta de íons de lítio não vicia. O “efeito memória”, vulgar “vicio”, acontecia nas baterias mais antigas.

Como saber quando a bateria está com a carga completa?

Os smartphones, como o próprio nome diz, são programados para saber quando a bateria está com a carga completa, e o momento exato que devem parar de carregar enquanto o aparelho ainda estiver conectado à fonte de energia.

image


Estrutura interna das baterias

De forma simples a estrutura interna de uma bateria é basicamente composta de duas chapas, sendo que uma positiva e a outra negativa, um material isolante entre as placas e um meio condutor de eletrólito, que deve ser mantido sob pressão e temperatura controladas.


Utilizar o celular enquanto carrega

Usar o celular enquanto carrega, por exemplo enviando mensagens, jogando ou assistindo a vídeos durante o carregamento são práticas não aconselháveis, estas fazem aumentar a temperatura do dispositivo, levando a um aquecimento fora do normal.


Carregar o celular somente após ter descarregado completamente

Com certeza alguém já te falou para deixar o celular descarregar completamente, para só então carregá-lo, caso contrário a bateria do seu smartphone pode ficar viciada.


Deixar o smartphone carregando durante a noite toda

Muitos dizem que não é bom deixar o celular carregando mesmo depois de ter completado a carga, mas isso na verdade não prejudica o aparelho, bateria ou carregador.


Carregar o telemóvel todas as noites vicia a bateria?

Este é um debate que não parece acabar. Para além de já ter ouvido esta afirmação um sem número de vezes, há outras tantas que se associam a esta. Por exemplo, se deve, ou não, deixar que a bateria descarregue antes de a carregar; se deve, ou não, carregar o smartphone até aos 100%; se o deve manter perto de si enquanto dorme, entre outras.


Deve deixar que o smartphone descarregue todas as noites?

Não, não o faça. Exatamente por estarmos a falar de telemóveis com baterias de lítio, essa situação deve ser evitada ao máximo. Claro que se isso acontecer muito esporadicamente – por não ter o carregador por perto, por exemplo -, não existe o risco de a bateria viciar.


O que podemos, então, concluir?

Os smartphones mais recentes foram construídos para perceberem que devem parar de carregar quando a bateria já estiver carregada. Contudo, fazer com que um smartphone continue ligado à corrente várias horas após o carregamento total pode trazer um desgaste adicional que prejudica a vida útil do smartphone.


Como aumentar a vida útil da bateria de um smartphone

Claro está que não pode esperar que a bateria dure “uma vida inteira”, pois o facto de serem de lítio tem também as suas desvantagens, nomeadamente o facto de ter um ciclo de vida mais curto que as baterias mais antigas.


Tenho que deixar a bateria do celular zerar para carregar novamente?

Não, as baterias dos Smartphones Samsung são de Lition dessa forma não possuem efeito memória.


A tomada que utilizo pode influenciar no tempo que o aparelho leva para carregar?

Sim, dependendo do circuito elétrico da residência isso pode influenciar.


Se eu usar carregadores que não são originais meu aparelho pode ser danificado?

Sim, a Samsung não recomenda o uso de outros carregadores, especialmente carregadores não certificados ou falsificados. Isso pode dificultar o carregamento do aparelho e caso usado a longo prazo pode causar problemas de bateria.

image

Leave a Comment