Por ser uma região de grande potencial hídrico, solo fértil e apresentar grande biodiversidade, o Pantanal sofre com a ação humana. Essa área é muito procurada para a construção de hidrelétricas, que alteram o fluxo dos corpos d’água e todo o ecossistema, e para a agricultura e pecuária, o que afeta a qualidade do solo e causa desmatamento.
Como restaurar a biodiversidade do Pantanal?
Depois do reconhecimento de cada área, escolhe-se a técnica de combate mais eficaz. A restauração da biodiversidade se baseia na chuva e na recuperação do ciclo hidrológico do Pantanal de forma correta afim de proporcionar ambiente adequado e equilibrado.
Quais são os biomas que influenciam o Pantanal?
A sua área aproximada é 150.355 km² (IBGE,2004), ocupando assim 1,76% da área total do território brasileiro. Em seu espaço territorial o bioma, que é uma planície aluvial, é influenciado por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai.
Quais são os animais que vivem no Pantanal?
De acordo com a Agência de Notícias do IBGE, o Pantanal contém: 132 espécies de mamíferos: anta, capivara, veado, onça-pintada, morcego; 85 espécies de répteis, sendo os jacarés com a maior variedade; 263 espécies de peixes: pacu, pintado, bagre, traíra, dourado, piau, jaú (o maior da região). Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal.
Quais as consequências da devastação do Pantanal?
A devastação do Pantanal ocupou as manchetes da imprensa nacional e internacional no segundo semestre de 2020. A partir de meados de julho, período de seca do bioma, o aumento de focos de calor e imagens impactantes sobre as consequências do fogo na região deixaram a sociedade perplexa.
Como é a biodiversidade encontrada no Pantanal?
São cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 124 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves e 325 espécies de peixes. O bioma se destaca pela forte presença de comunidades tradicionais, como os povos indígenas e quilombolas, que no decorrer dos anos ajudaram a difundir a cultura pantaneira.
Como é a ação humana no Pantanal?
A remoção da vegetação nativa nos planaltos para implementação de lavouras e de pastagens, sem considerar a aptidão das terras, e a adoção de práticas de manejo e conservação de solo, além da destruição de habitats, são fatores que aceleraram os processos erosivos nas bordas do Pantanal.
Quais as consequências da ação humana no Pantanal?
A principal consequência das queimadas no Pantanal é justamente a perda da biodiversidade local. O ecossistema pantaneiro possui uma grande biodiversidade, marcada pela ocorrência de espécies vegetais, como ipês e orquídeas, e animais, como a onça-pintada.
Quais são os principais impactos ambientais do Pantanal?
Impactos sobre o ecossistema Pantanal: – Pecuária extensiva – Emulação com a fauna nativa. – Pesca predatória e caça ao jacaré – redução das reservas pesqueiras e possibilidade de extinção de algumas espécies de animais. – Garimpo de ouro e pedras preciosas – Processo de erosão, contaminação dos rios.
Quais são as tradições dos pantaneiros?
Esses pantaneiros buscam reinventá-las, organizando, periodica- mente, festas em que procuram, além de resgatar aspectos essenciais das festas antigas, como o baile, a música, a gastronomia, reascender o clima de hospitalida- de que sempre marcou as comemorações pantaneiras tradicionais.
Como são as festas e tradições do homem pantaneiro?
Assim, além do Festival América do Sul supracitado, ocorre, também, o Festival de Inverno de Bonito que valoriza as festas tradicionais; a Festa do Sobá, em Campo Grande; o Banho de São João, em Corumbá; Festa Junina, de Nova Andradina; Festa da Linguiça, de Maracaju; Leitão no Rolete, de São Gabriel do Oeste; Festa do …
Quais são as principais ameaças para o Cerrado?
Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).
Qual foi a causa do incêndio no Pantanal?
98% dos incêndios no Pantanal tem origem em ações humanas (Ibama/Prevfogo) que são, principalmente, para a limpeza de pastagens; de material de desmatamentos e das estradas.
O que acontece com o Pantanal quando fica sem a proteção natural das matas?
Sem a proteção natural das matas, o vento e a chuva levam a camada superficial do solo em direção aos rios, o que resulta em danos ambientais, como a elevação do leito (dificultando a navegação) e diminuição do volume de água nos períodos mais secos.
Quais são os impactos ambientais na Amazônia e no Pantanal?
Desmatamento de outros biomas A Amazônia é uma das grandes responsáveis por trazer chuva ao Pantanal. Ao ser desmatada, os períodos de chuva em outras áreas do país, inclusive no Pantanal, se encurtam e as secas são acentuadas. Já o Cerrado é fonte das nascentes dos rios que cortam o Pantanal.
Quais os principais impactos ambientais sofridos pelo domínio das Araucárias?
A Mata das Araucárias vem sofrendo com problemas ambientais causados pelo homem, especialmente com o desmatamento, a exploração de espécies vegetais e o tráfico de animais silvestres. Atualmente, a Mata das Araucárias já perdeu cerca de 2% de toda sua extensão territorial, que já chegou a 100 mill km2.
Quais são as principais características do Pantanal?
As principais características do bioma Pantanal são:Ser a maior planície alagável do mundo;Relevo formado por serras e chapadas;Possuir grande biodiversidade (segunda maior do Brasil);Clima Tropical;Chuvas muito bem distribuídas;Possuir sistema de cheias e secas;Solo fértil, arenoso, argiloso;More items…•
Maior planície alagável do planeta, o Pantanal é considerado uma região de transição entre a Amazônia e o Cerrado e abriga espécies de ambas as áreas
A devastação do Pantanal ocupou as manchetes da imprensa nacional e internacional no segundo semestre de 2020. A partir de meados de julho, período de seca do bioma, o aumento de focos de calor e imagens impactantes sobre as consequências do fogo na região deixaram a sociedade perplexa.
Onde fica
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a área aproximada do Pantanal é de 150 mil quilômetros quadrados, o que representa 1,76% da área total do território brasileiro. É o menor bioma do país. O Pantanal está localizado na região centro-oeste e ocupa parte dos territórios dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.
Animais
O Pantanal é uma região com grande riqueza de espécies de animais. De acordo com a ONG WWF Brasil, no bioma já foram registradas 263 espécies de peixes, 122 de mamíferos, 93 de répteis, 656 de aves e 1.032 de borboletas.
Vegetação típica
Ao mesmo tempo em que o Pantanal é conhecido por ser a maior planície alagável do planeta, o bioma é também uma região de transição entre a Amazônia e o Cerrado e conta com espécies de ambas as áreas.
Desmatamento na maior planície inundável do mundo
O bioma pantaneiro tem predominantemente 9.171.100 hectares de vegetação campestre, bem como outras coberturas naturais, como a área úmida.
Ambientalistas condenam omissão governamental
Cristiane Mazzetti, porta-voz do Greenpeace em Desmatamento Zero e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics, critica a omissão governamental. “É mais uma entre muitas sinalizações de que o meio ambiente não tem espaço na gestão atual.
Recuperação do meio degradado
A restauração da biodiversidade se baseia na chuva e na recuperação do ciclo hidrológico do Pantanal de forma correta afim de proporcionar ambiente adequado e equilibrado.
Características do Pantanal
O Pantanal apresenta grande integração de outros biomas, podendo ter áreas de ocorrência com o Cerrado, a Caatinga, e florestas tropicais. Entretanto, a principal característica desse bioma é sua planície inundada, sua marca registrada no Brasil.
Aspectos econômicos do Pantanal
A economia pantaneira gira em torno das atividades pesqueiras e do turismo. Entretanto, recentemente foi incluída nas atividades da região a pecuária bovina, principalmente no estado do Mato Grosso.
Impactos ambientais no Pantanal
Na região pantaneira, e em quase todo o estado do Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso, as atividades agropecuárias são extremamente importantes para a economia. Entretanto, quando essas atividades são feitas de maneira exagerada quanto ao uso do solo e de adubos químicos, graves impactos surgem no meio ambiente, e em alguns casos são irreversíveis.
Origem das queimadas
A origem das queimadas na região do Pantanal (brasileiro, paraguaio ou boliviano) está ligada a pelo menos três fatores que provocam o avanço dessas práticas. São eles:
Causas das queimadas
As causas das queimadas e incêndios no Pantanal, em muitos casos, são desconhecidas. Dados oficiais apontam para o ser humano como principal responsável por essa prática. A queimada provocada pelo homem é justificada por suas ações em prol do desenvolvimento social e econômico.
Queimadas e desmatamentos
As queimadas para a formação de pastagens têm sido percebidas desde o avanço da fronteira agrícola para a região, em 1979. Do início da década de 1980 até a década de 1990, 1% da área teria sido desmatado para a formação de pastagens na região.
Consequências das queimadas
As consequências das queimadas, de modo geral, só trazem aspectos negativos, e na região do Pantanal esse fator não é diferente. A perda da biodiversidade é o pior dos problemas enfrentados na região, pois trata-se de uma área riquíssima em fauna e flora. Aves, répteis, mamíferos, peixes e insetos, todos sofrem com a ocorrência de queimadas.
Dados das queimadas no Pantanal
Alguns dados revelam a atual situação do Pantanal nos últimos anos no Brasil. Em relação a 2019, os focos de incêndios e queimadas já aumentaram 210%, considerando-se o mesmo período neste ano. Essa realidade já fez com que o Pantanal perdesse 15% da sua cobertura de vegetação original, afetando drasticamente o bioma.
Artigos Relacionados
Aprenda mais sobre a Amazônia. Veja suas principais características quanto à vegetação, fauna, flora, hidrografia e ao clima. Saiba a respeito do seu desmatamento.