O engenheiro florestal Clóvis Eduardo de Souza alerta para a degradação de pelo menos 50% da área de caatinga pela ação humana. Segundo a Embrapa Semiárido, pelo menos três Estados nordestinos já possuem focos de desertificação no bioma – causado, principalmente pelo desmatamento e pelas variações climáticas.
Quais são as espécies que habitam a caatinga e estão ameaçadas de extinção?
Entre as espécies que habitam a caatinga e estão ameaçadas de extinção podem ser citadas a ararinha azul, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, o cachorro do mato, a águia-cinzenta, o lobo-guará, entre outras.
Quais são as principais ações responsáveis pela destruição da caatinga?
Dentre as principais ações responsáveis pela destruição da Caatinga estão: desmatamento, queimadas, exploração dos recursos naturais e mudanças no uso do solo. Os órgãos ambientais do setor federal estimam que mais de 46% da área da Caatinga já foi desmatada.
Quando é comemorado o dia da caatinga?
O “Dia da Caatinga” é comemorado desde 2003, no dia 28 de abril. Essa data representa o nascimento do ecólogo João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro nos estudos do bioma. O que é bioma?
Qual a importância da caatinga para a fauna brasileira?
A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
Quais as consequências da ação humana na Caatinga?
A Caatinga é um ambiente altamente susceptível à desertificação, processo caracterizado pela perda progressiva da cobertura vegetal, causada por ações antrópicas, como desmatamento e desflorestamento, associadas a intervenções naturais. Segundo dados do MMA, já foi desmatada cerca de 46% da sua área total.
Quais são os impactos ambientais sofridos no bioma Caatinga?
Seus principais impactos ambientais são a formação de grandes latifúndios para a criação de gado, desmatamentos para formar pastagens e implantar indústrias, exploração irregular de recursos hídricos, de combustíveis fósseis e projetos de irrigação e drenagem executados sem critério, que provocam a salinização do solo …
Quais são as principais ameaças à Caatinga?
Desde o início das ocupações da Caatinga, foram adotadas práticas agrícolas que contribuíram para acelerar sua degradação, como: a supressão da vegetação nativa, uso indiscriminado do fogo, uso de insumos químicos, plantios em margens de rios e açudes e pastoreio excessivo.
Qual o principal problema da Caatinga?
Infelizmente, a Caatinga é um dos biomas mais degradados do país, concentrando mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação. Historicamente, esta região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas.
Qual problema ambiental vem crescendo e afetando nosso bioma a Caatinga?
O desmatamento da Caatinga é um problema ambiental de grave impacto e está associado, principalmente, ao processo de desertificação da região Nordeste do Brasil. A Caatinga tem como principal característica o fato de ser o único bioma exclusivamente brasileiro.
Quais as principais causas da degradação da Caatinga?
O seu alto poder calorífico ocasiona a principal causa da sua degradação. Em uma região em que a escassez de rios implica acesso menor à energia elétrica, a lenha e o carvão vegetal correspondem a 30% da matriz energética usada nas indústrias da região, o que acaba intensificando o desmatamento local.
Quais as principais ameaças ao bioma Cerrado e Caatinga?
Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).
Quais as ameaças ao bioma?
O desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura provocam sérios impactos ambientais nos diferentes biomas brasileiros. A construção de hidrelétricas, bem como de barragens, usinas de grande porte e abertura de rodovias, afetam os principais rios brasileiros e degradam a vegetação nativa dos biomas.
Quais os maiores desafios da produção na Caatinga?
Nas últimas décadas, a pressão sobre a exploração dos recursos naturais da Caatinga vem aumentando, devido, principalmente, ao consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e não susrenrável para fins domésticos e industriais, ao sobrepasroreio e à conversão para pastagens em agricultura.
Quais são as principais causas do processo de desertificação?
CAUSAS DA DESERTIFICAÇÃO As más práticas agrícolas, desde colheitas sem rotação até solos desprotegidos ou o uso de fertilizantes e pesticidas químicos, etc. A excessiva exploração dos recursos naturais como consequência, por exemplo, de uma gestão irresponsável da vegetação ou da água.
Quais são as principais características da Caatinga?
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas. No entanto, quando ocorrem as chuvas, ela se transforma rapidamente, ganhando um aspecto diferenciado, com árvores cobertas de folhas e pequenas plantas forrando o chão.
Características da Caatinga
A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água.
Devastação da Caatinga
A Caatinga é considerada uma das 37 regiões do planeta que devem ser conservadas, pois contribui para a manutenção das características climáticas locais e globais, além de apresentar grande biodiversidade. Sua preservação é fundamental, principalmente porque esse bioma é o berço de diversas nascentes que abastecem o sertão nordestino.
Vegetação
A vegetação da caatinga constitui um tipo de vegetação adaptada à aridez do solo e a escassez de água da região. Dependendo das condições naturais das áreas em que se encontram, apresentam diferentes características.
Fauna
A Caatinga abriga um grande número de espécies da fauna brasileira, como, mamíferos, répteis, aves, anfíbios, entre eles, a cutia, o gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba, gatos selvagens, a asa branca, e uma variedade de insetos, que exercem grande importância para o bioma.
Ameaças
Como acontece em muitos outros biomas, a Caatinga também sofre com uma série de ameaças que comprometem a conservação da sua biodiversidade, sendo que um desses riscos acontece por causa do tráfico de animais.
Curiosidade
O “Dia da Caatinga” é comemorado desde 2003, no dia 28 de abril. Essa data representa o nascimento do ecólogo João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), pioneiro nos estudos do bioma.
O Semi Árido Brasileiro
No Nordeste do Brasil, o semi-árido conhecido como sertão está em marcante contraste ecológico com a zona costeira ( zona da mata ) e a zona de transição ( agreste ). Enquanto a zona costeira é úmida, recebendo mais de 1.600 mm de chuva por ano, a precipitação diminui para o interior, menos de 800 mm caem no sertão.
Mudanças Analisadas
Nos últimos anos, o sertão está mudando à medida que os governos federal e estadual tentam promover o desenvolvimento regional através do estabelecimento de projetos de irrigação, que tentam utilizar recursos hídricos escassos construindo barragens, reservatórios e canais de irrigação e introduzindo bombas elétricas e outras instalações de irrigação.
Agricultura de Irrigação
Durante os anos 80, o sertão experimentou uma transformação substancial onde a água de irrigação se tornou disponível. Neste trabalho, observamos dois tipos de agricultura de irrigação. A agricultura de irrigação espontânea em pequena escala é praticada em torno de reservatórios construídos em pequenos rios no Boqueirão e Teixeira.
Impactos Ambientais na Caatinga
No semiárido nordestino, as principais causas de degradação da terra são sobre pastoreio e uso de práticas agrícolas inadequadas, como corte e queimadas. Tudo isso levou ao rebaixamento do lençol freático e à salinização devido à irrigação excessiva, à salinização produzida pela irrigação e ao desmatamento para plantações e pecuária.
Características gerais da Caatinga
A Caatinga é o único bioma cujos limites encontram-se totalmente dentro de território brasileiro, ocupando uma área de cerca de 750 mil a 1 milhão de km², o que corresponde a cerca de 10% do território brasileiro.
Flora da Caatinga
A flora da Caatinga é constituída por uma vegetação xerofítica, com adaptações para desenvolver-se no clima semiárido.
Fauna da Caatinga
A fauna da Caatinga é bastante diversificada, apresentando diversas espécies de répteis (cerca de 97 espécies), anfíbios (cerca de 45 espécies), aves (mais de 200 espécies) e mamíferos (cerca de 178 espécies).
Conservação da Caatinga
A Caatinga vem sofrendo ao longo do tempo com o processo de desmatamento, principalmente para o uso do solo. Dentre as atividades realizadas nesse ambiente, destaca-se a plantação da cana-de-açúcar. Com isso, diversas espécies são afetadas pela destruição de seu habitat, podendo inclusive chegarem à extinção.
Degradação Ameaça Resiliência Do Bioma
See more on agenciaeconordeste.com.br
Tecnologia permite detectar Secas
-
A pesquisa consolida o produto Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), do satélite Meteosat, cujo algoritmo foi elaborado em 2008, pelo Lapis, com o Instituto de Meteorologia da Turquia. A tecnologia ainda era inexistente na Agência Europeia para Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT). A partir da publicação desse artigo, o produto passo…
Capacidade de Resposta Da vegetação
-
O artigo também analisou a seca plurianual, no Semiárido brasileiro, no período de 2012 a 2016, considerado os cinco anos mais críticos, em termos de totais de chuvas, desde 1901. Durante o quinquênio, com o transcorrer dos anos, identificou-se o progressivo agravamento dos efeitos da seca. Apesar de os períodos secos serem relativamente comuns na Caatinga, há uma preocupa…