A canalização do ribeirao arrudas acabou com as enxentes

Por que a canalização de córregos na capital não é um fenômeno recente?

A canalização de córregos na capital não é um fenômeno recente, apesar de a sociedade vir tratando do assunto com maior ênfase desde 2007, quando a cobertura do Arrudas foi iniciada. Já na década de 20, segundo Borsagli, a cidade deu início à cobertura de seus rios.

Por que a população aprova a canalização de rios?

Em nova fase de obras do Bulevar Arrudas, já é possível ver faixa de asfalto onde antes passava o rio Para o pesquisador Alessandro Borsagli, 35, no entanto, a população em geral aprova a canalização de rios devido à propaganda do poder público desde a década de 50.

Como as canalizações afetam a paisagem da cidade?

O impacto dessas canalizações não somente afeta a paisagem da cidade, mas também altera o modo de vida das grandes metrópoles, segundo Borsagli. “A cidade perdeu o respeito pelos elementos naturais.

Como a canalização afeta o clima?

(A canalização) afeta o clima. Com o aumento da malha asfáltica, a cidade esquentou”. Água. A capital possui quatro grandes bacias (Arrudas, Isidoro, Onça e Velhas), 98 bacias elementares e 256 sub-bacias. Dos 654 km de rios, 165 km (25%) deram lugar a avenidas sanitárias.


Em que ano o rio Arrudas foi canalizado?

A canalização do trecho urbano foi concluída somente em 1940 na administração JK. Já os três córregos citados (Acaba Mundo, Serra e Leitão), todos afluentes da margem direita do Arrudas também tiveram a sua retificação e canalização a céu aberto iniciada nos anos 20.


Como o Ribeirão Arrudas era utilizado no passado?

A margem imediata do ribeirão era utilizada para o cultivo agrícola, como representado na planta, de forma a aproveitar as áreas de alagamento.


Qual a importância do rio Arrudas para as pessoas?

O caminho era usado por estudantes para aprender sobre ecologia e tinha várias pontes. A água também abastecia um lago com peixes, antes de desembocar no encontro de cursos de água que se transforma no ribeirão.


Quantos km tem o rio Arrudas?

Seu curso d’água principal tem aproximadamente 47 km de extensão, dos quais 37 km somente em Belo Horizonte. O Ribeirão Arrudas é o principal eixo hidrográfico da cidade, e constitui um importante condicionante da ocupação urbana na região.


Qual a importância do rio Arrudas para Belo Horizonte?

Qual a importância do rio Arrudas para as pessoas? Para se ter uma idéia da importância desse Ribeirão para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, pode-se ver no mapa abaixo (o Arrudas está destacado em azul e seu curso é de oeste para leste) que o mesmo é o principal coletor dos esgotos da Grande BH.


Onde deságua o Ribeirão Arrudas?

Rio das VelhasRibeirão Arrudas / FozO rio das Velhas é um curso de água do estado de Minas Gerais. Suas nascentes estão localizadas na cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto. É o maior afluente em extensão do rio São Francisco, desaguando neste em Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma. Wikipédia


Qual é o rio mais importante de BH?

Rio das Velhas O rio desagua em Barra do Guaicuí, na cidade de Várzea da Palma. A partir de sua nascente, o rio das Velhas passa por outras cidades como Sabará, Santa Luzia e BH.


Onde fica a nascente do Ribeirão Arrudas?

ContagemRibeirão Arrudas / NascenteContagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e é o terceiro município mais populoso do estado, reunindo 673 849 habitantes, segundo estimativa de 2021. Wikipédia


Quais são os rios de Belo Horizonte?

A rede hidrográfica de Belo Horizonte é composta por duas bacias principais: a do Ribeirão Arrudas e a do Ribeirão do Onça. Ambas desaguam no Rio das Velhas, já fora dos limites da capital. O Arrudas, no município de Sabará; já o Onça, em Santa Luzia.


Onde fica a nascente do rio Arrudas BH?

ContagemRibeirão Arrudas / Nascente


terça-feira, 15 de junho de 2010

O rio Cheonggyecheon, em Seul, capital da Coreia do Sul, era um rio canalizado, poluído e degradado que cortava a área central da capital sul-coreana. Em alguns locais era até coberto, assim como nosso Arrudas hoje no centro de BH.


sábado, 12 de junho de 2010

Quando o chefe da comissão de construção da nova capital, Aarão Reis, desenhou os contornos da nova cidade, levou em consideração toda a riqueza de recursos naturais que a bacia do Arrudas oferecia. Se olharmos o traçado original de BH, podemos ver, que o rio Arrudas e seus afluentes estão presentes em todos os pontos.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dá para imaginar Paris sem o Sena? ou Londres sem o Tâmisa? e para não ficar no internacional… Você consegue imaginar Recife sem o Capibaribe? O rio Capibaribe foi um fator geográfico determinante na história de Pernambuco.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

O ribeirão Arrudas, popularmente chamado de “rio Arrudas”, é um ribeirão canalizado que atravessa a cidade de Belo Horizonte. Nasce no Barreiro, em BH, passa por Contagem e atravessa o centro da Capital rumo ao leste, seguindo para Sabará onde encontra o rio das Velhas, um dos principais afluentes do rio São Francisco.


Descrição geral

Arrudas is a stream that begins its course in Contagem and goes down through Belo Horizonte in the Brazilian state of Minas Gerais. It is one of the source of Das Velhas River Rio das Velhas in Sabará. Ribeirão Arrudas is formed by many streams: Jatobá, Barreiro, Bonsucesso, Cercadinho, Piteiras, Leitão, Acaba Mundo, Serra, Taquaril, Navio-baleia, Santa Terezinha, Ferrugem, Tijuco, Pastinho, among others, which are the tributaries of Arrudas. Together, Arrudas and its affluent…


Usos


O Arrudas e a construção da capital de Minas

O ribeirão Arrudas é um curso de água que nasce no município de Contagem, desce por parte de Belo Horizonte até desaguar no rio das Velhas no município de Sabará . O ribeirão Arrudas é formado por vários córregos que nele desembocam ao longo do seu curso: Jatobá, Barreiro, Bonsucesso, Cercadinho, Piteiras, Leitão, Acaba-Mundo, Serra, Taquaril, Navio-baleia, Santa Terezinha, Ferrugem, Tijuco, Pastinho, etc, em um total de 19 afluentes. Juntos, o Ribeirão Arrud…


Intervenções

O Ribeirão Arrudas cumpriu um papel importante na ocupação humana do território que veio a se tornar Belo Horizonte. A existência do ribeirão e de seus afluentes favorecia a presença humana. Com grande oferta de águas, a população indígena percorria e habitava a região, mesmo antes da colonização feita pelos brancos. Vestígios da ocupação indígena anterior ao século XVII foram encontrados, por exemplo, no Córrego do Cardoso, um dos afluentes do Arrudas .


O Arrudas e a questão da habitação

No final do século XIX, foram realizados estudos de localidades para a construção de uma nova capital para o estado de Minas Gerais. Um dos pontos que contou a favor da escolha do antigo Arraial do Curral Del Rei, rebatizado de Belo Horizonte, foi a presença de águas correntes para abastecimento e saneamento básico dos futuros moradores . E o Ribeirão Arrudas se tornaria a corrente de água principal para essas funções.


História recente

Mesmo antes da inauguração da nova capital de Minas, ao longo de 1896, foram realizadas as primeiras intervenções com a finalidade de retificar o Ribeirão Arrudas na área central da cidade. Naquele ano, o canal de água foi totalmente rebaixado para começar as obras de retificação do leito . Nesse momento, seguiam-se as previsões da planta elaborada pela Comissão Construtora da Nova Capital, como demonstra um detalhe da Planta Geral da cidade, abaixo, o curso d’água …


Ver também

A década de 1950 foi marcada pela explosão demográfica de Belo Horizonte, impulsionada pela grande migração para a cidade, sua população quase duplicou, passando de 360.313 habitantes para 683.908 . Um contexto associado ao estabelecimento de várias favelas na cidade, com destaque para algumas delas criadas às margens do Ribeirão Arrudas, como a Vila dos Marmiteiros, uma referência à presença dos trabalhadores da construção civil – também cham…


Ligações externas

Em 2005, novas obras foram feitas no Ribeirão Arrudas, como parte do Projeto Linha Verde, criado em 2005 pelo governo do estado de Minas Gerais. Essa iniciativa foi realizada com a intenção de conectar o centro da capital mineira ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Para realizar a obra mais processos de desfavelamento foram realizados, em especial ao longo da Avenida Cristiano Machado. Cerca de 900 famílias das vilas São Paulo/Modelo, São Miguel/Viet…

Leave a Comment