Quais são as despesas com saúde abatidas à coleta?
As despesas com saúde podem ser abatidas à coleta em 15%, até ao limite de 1 000 euros por agregado familiar (500 euros para a tributação separada). Esta dedução no IRS inclui prémios com seguros de saúde ou contribuições pagas a associações mutualistas ou a instituições sem fins lucrativos que prestem cuidados de saúde.
Quanto valem os dependentes da coleta?
Os dependentes, como os filhos, valem uma dedução à coleta de 600 euros, por cada um. Esta dedução é majorada em 126 euros para crianças até três anos de idade. Estes dependentes garantem assim um desconto de 726 euros.
Quais são as deduções à coleta?
As deduções à coleta são deduções feitas ao total do rendimento líquido de todas as categorias. Na prática, as deduções à coleta resumem-se a subtrações à coleta de IRS, tendo como finalidades ajustar o imposto à situação familiar de cada contribuinte e evitar a dupla tributação de certos rendimentos que foram objeto de retenção prévia.
Um Recém-chegado Pergunta
Estas perguntas são destinadas às pessoas que estão entrando em contato com A.A. – Alcoólicos Anônimos pela primeira vez. Nele, tentamos responder às perguntas mais frequentemente encontradas nas mentes dos recém chegados – as perguntas que estavam em nossas mentes quando pela primeira vez entramos em contato com a Irmandade.
Eu sou um alcoólico?
Se você repetidamente bebe mais do que tencionava ou quer, se você se mete em apuros, se você tem lapsos de memória quando bebe, você pode ser um alcoólico. Somente você pode decidir. Ninguém em A.A. dirá se você é ou não.
O que é Alcoólicos Anônimos?
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS® é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
Se eu for a uma reunião de A.A., isto me obriga a qualquer coisa?
Não. A.A. não mantém arquivo de membros nem registros de frequência. Você não tem que revelar qualquer coisa acerca de si mesmo. Ninguém o incomodará se você não quiser voltar.
O que acontece se eu encontrar pessoas que conheço em A.A.?
O que acontece numa reunião de A.A.?
Uma reunião de A.A. pode ser feita de diversas formas, mas em qualquer reunião você encontrará alcoólicos falando sobre o que a bebida fez em suas vidas e personalidades, quais as atitudes que tomaram para ajudar a si mesmos e como hoje estão vivendo.
Como isto pode me ajudar no meu problema com a bebida?
Nós em A.A. sabemos o que é ser dependente do álcool e ser incapaz de manter promessas feitas aos outros e a nós mesmos que iremos parar de beber. Não somos terapeutas profissionais.
Como ingresso em A.A.?
Você é um membro de A.A. se e quando assim você o disser. O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber, e muitos de nós éramos convictos o suficiente quando, pela primeira vez, nos aproximamos de A.A.
1. Dependentes e ascendentes
Os dependentes, como os filhos, valem uma dedução ao imposto a pagar (coleta) de 600 euros, por cada um. Esta dedução é majorada em 126 euros para crianças até três anos de idade, como prevê o Código do IRS.
IRS: até quando é que os filhos são considerados dependentes?
Também os ascendentes (por exemplo, os avós) permitem poupar no IRS. Para isso, devem viver em comunhão de habitação com o agregado familiar e não ter um rendimento superior à pensão mínima do regime geral. Por cada ascendente é possível deduzir à coleta 525 euros. Se na família houver apenas um descendente, a dedução à coleta sobe para 635 euros.
2. Pessoas com deficiência
As pessoas portadoras de deficiência fiscalmente relevante – isto é, com um grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60% comprovado por atestado multiuso – beneficiam de deduções no IRS especiais.
3. Despesas gerais familiares
São deduzidas à coleta do IRS 35% das despesas gerais familiares (faturas da água, eletricidade e gás; comunicações, supermercado e combustível, por exemplo). Esta dedução tem um teto de 250 euros por contribuinte. Para atingir este limite é necessário somar 715 euros de despesas gerais familiares.
4. Saúde
As despesas com saúde podem ser abatidas à coleta em 15%, até ao limite de 1 000 euros por agregado familiar (500 euros para a tributação separada). Esta dedução no IRS inclui prémios com seguros de saúde ou contribuições pagas a associações mutualistas ou a instituições sem fins lucrativos que prestem cuidados de saúde.
5. Educação
As famílias podem ainda subtrair à sua coleta 30% das despesas de educação e formação, com o limite de 800 euros (4oo euros para a tributação separada. Nesta categoria são ainda abatidas as rendas de estudantes deslocados até 300 euros por ano.
6. Imóveis
Para efeitos de IRS são aceites despesas com juros de contratos de crédito para aquisição de habitação permanente, celebrados até 31 de dezembro de 2011. São igualmente dedutíveis gastos com rendas para habitação permanente, pagas ao abrigo do RAU ou NRAU. Os juros podem abater à coleta, no máximo, 296 euros.