A cor das fezes quando come açaí

image

As fezes de cor escura, podem estar relacionadas a alimentação, como o consumo exagerado de alimentos escuros ou arroxeados, como a beterraba. Pode ser devido ao uso de certos medicamento, como na reposição de ferro (sulfato ferroso), ou por um sangramento no sistema digestivo, principalmente o estômago, o que chamamos de hemorragia digestiva.

Full
Answer

Qual é a cor das fezes?

No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo. Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.

Quanto tempo dura a alteração na cor das fezes?

Quando a alteração na cor das fezes permanece por mais de 3 dias, é importante consultar um gastroenterologista para identificar se existe um problema e iniciar o tratamento adequado, caso seja necessário. Veja o que as alterações na forma e consistência das fezes pode dizer sobre a saúde. 1. Fezes verdes

Quais são os alimentos que alteram a cor das fezes?

Corantes, aromatizantes e substâncias tóxicas não só alteram a cor das fezes, como também prejudicam a saúde. Inclua probióticos em sua dieta. Os iogurtes e alguns suplementos contêm bactérias boas que ajudam a digestão e mantêm uma boa consistência das fezes.

Por que as fezes do bebê mudam de cor e consistência?

Aos 6 meses, ou quando o bebê começa uma alimentação diversificada, as fezes voltam a mudar de cor e consistência, se tornando mais parecidas com as fezes de uma criança ou adulto, tanto no que diz respeito à cor, como à consistência e aroma.

image


Quais alimentação interfere na cor das fezes?

Comer couve, espinafre, brócolis e alface é super indicado para a obtenção de ferro no nosso corpo. Mas pode acontecer de você perceber que, após sua ingestão, as fezes saíram esverdeadas. A clorofila presente nestes alimentos faz com que a cor do que eliminamos na evacuação mude.


Quando se preocupar com a cor das fezes?

​A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, normalmente, refletem a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. No entanto, as alterações na cor também podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo.


Qual a cor das fezes sadias?

O cocô ideal Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.


É normal defecar vermelho depois de comer beterraba?

As fezes vermelhas são bastante comuns, geralmente causadas por corantes naturais e artificiais encontrados em beterrabas, oxicocos (cranberries), beterraba, suco de tomate, gelatina vermelha e misturas de bebidas (ou seja, Ki-suco).


Como são as fezes de quem tem câncer no intestino?

Alterações significativas no formato das fezes O formato das fezes pode ser alterado quando a passagem do intestino está bloqueada por um tumor. Fezes longas e finas, em formato de lápis, indicam que algo está impedindo as fezes de ocuparem todo o diâmetro do órgão.


O que significa quando as fezes estão escuras?

As fezes escuras ou pretas normalmente surgem quando existe sangue digerido na composição do cocô e, por isso, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestivo, especialmente no esôfago ou no estômago, provocado por úlceras ou varizes.


O que acontece quando as fezes estão verdes?

“Fezes esverdeadas podem sinalizar que você está processando sua comida de forma muito rápida e tendo problemas que geram uma má absorção, por exemplo. As fezes também podem ficar verdes devido ao pigmento da bile. A bile é uma substância verde-clara produzida pelo fígado que auxilia na digestão.


O que pode deixar as fezes claras?

As fezes claras podem indicar hepatite, entre outras doenças a investigar. De modo geral, eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto por órgãos como o pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar.


O que a cor das fezes pode dizer?

Alterações na cor. As fezes são formadas por uma mistura que contém restos alimentares não absorvidos, alimentos não digeridos, bactérias, água, enzimas digestivas e bile. A presença da bile é que dá a coloração habitual do cocô, que varia de castanho claro a castanho escuro.


Como saber se é sangue nas fezes ou beterraba?

Fezes com sangue ou muito escuras podem indicar sangramento em seu trato gastrointestinal ou outras alterações. Você também pode ter evacuações escuras depois de comer alimentos de cor forte, como beterraba.


Quais são os sintomas de câncer no intestino?

Os sintomas mais frequentemente associados ao câncer do intestino são:sangue nas fezes;alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre alternados);dor ou desconforto abdominal;fraqueza e anemia;perda de peso sem causa aparente.alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas)More items…•


O que acontece quando a gente Caga sangue?

Entre as possíveis causas de sangramento retal estão a doença hemorroidária, fissuras anais, trauma local, parasitoses intestinais, presença de pólipos, diverticuloses, doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, ou mesmo tumores.


Formas e textura das fezes

Todo alimento consumido, passa por vários processos ao longo do sistema gastrointestinal. Onde as sobras não absorvidas, e se misturam com secreções intestinais, como a bile, formando assim o bolo fecal. Ou seja, o cocô, que são eliminadas naturalmente pelo organismo.


Cor de fezes e tipo ideal

É considerado como saudável, quando o cocô está na cor marrom. Que tem essa cor devido à presença da estercobilina. Mas, o que seria a estercobilina? Trata-se de um pigmento de cor escura, que se forma na digestão da bile.


Variação na cor das fezes

Quando as fezes estão escuras, pode ser sinal de sangramento no esôfago, estômago ou duodeno, que tem por nome melena. Que tem como característica um mau cheiro forte, forma pastosa e grudenta. Já em caso de ingestão de suplementos de ferro e medicamentos, o cheiro não é tão forte.


Diagnóstico

Quando a cor das fezes sofrer alguma alteração, ou em sua forma ou na textura, e continuar por um período maior, é necessário procurar por orientação médica.


1. Ingestão de alimentos ricos em ferro

Fazer uma alimentação muito rica em alimentos como feijão, carne vermelha ou beterraba aumenta os níveis de ferro no organismo, fazendo que o intestino não absorva todo o ferro disponível nos alimentos, sendo eliminado na fezes e provocando uma coloração escura.


2. Consumo de alimentos vermelhos ou pretos

Além dos alimentos ricos em ferro, aqueles que possuem uma coloração vermelha muito intensa ou que têm cor preta, também podem alterar a cor das fezes, deixando-as mais escuras. Alguns exemplos de alimentos incluem:


3. Uso de suplementos e remédios

O uso de alguns suplementos, especialmente os de ferro e chumbo, assim com o uso de alguns remédios, como anti-coagulantes ou anti-inflamatórios, podem levar ao escurecimento das fezes cerca de 1 a 2 dias após o início do tratamento.


4. Úlceras no estômago

A úlcera no estômago, também conhecida como úlcera gástrica, é uma ferida que pode ser formada na mucosa do estômago e levar ao aparecimento de alguns sintomas, como dor no estômago, enjoo, vômito e sangramentos no estômago, que é notado através das fezes, que ficam mais escuras e com o cheiro mais forte.


5. Varizes esofágicas

As varizes esofágicas acontecem quando os vasos sanguíneos do esôfago ficam dilatados, o que é normalmente consequência de alterações do fígado, e podem levar ao aparecimento de sintomas quando rompem, resultando em vômito com sangue e sangue nas fezes, o que as tornam escuras.


6. Câncer no estômago ou no intestino

O câncer no estômago ou no intestino podem também deixar as fezes mais escuras devido à maior sensibilidade dessa região, havendo maior risco de sangramentos, o que é observado nas fezes.


Fezes escuras, o que pode ser?

As fezes de cor escura, podem estar relacionadas a alimentação, como o consumo exagerado de alimentos escuros ou arroxeados, como a beterraba. Pode ser devido ao uso de certos medicamento, como na reposição de ferro ( sulfato ferroso ), ou por um sangramento no sistema digestivo, principalmente o estômago, o que chamamos de hemorragia digestiva.


Fezes claras, o que pode ser?

As fezes claras, são consequência da falta do pigmento bilirrubina no bolo fecal, e isso acontece principalmente quando existe algum problema nas vias biliares ou no fígado.


Fezes verdes ou esverdeadas, o que pode ser?

A presença de fezes verdes ou esverdeadas, sugere algum problema na digestão, ou na flora bacteriana intestinal, responsável por modificar a cor esverdeada da bilirrubina para o castanho.


Fezes avermelhadas ou com sangue, o que pode ser?

As fezes com presença de sangue vivo, ou avermelhada, não “escuras” como no caso da melena (descrita acima), falam a favor de uma doença do trato intestinal baixo, ou lesão de vasos sanguíneos próximos ao reto, orifício de saída das fezes. Porque não deu tempo de “digerir” esse sangue, por isso é mais vermelho.


Muco nas fezes, o que pode ser?

O muco é uma espécie de descamação da mucosa do intestino, que pode ser expelido com as fezes em situações de maior peristaltismo, como no uso de laxantes, na preseça de infecção intestinal, mais uma vez, ou outras doenças intestinais.


Fezes moles ou muito duras, o que pode ser?

As fezes mais amolecidas, ou “coco mole”, costuma acontecer nos casos de alimentação líquida ou gordurosa, uso de antibióticos e outros medicamentos mais potentes. Para cada um dos casos, será indicado um tratamento e orientações.


Qual a cor normal do cocô?

A coloração considerada normal para o cocô, deve ser castanho, em geral castanho-escuro. A coloração mais escura, mais clara, esverdeada, amarelada, com presença de sangue ou de muco, sinalizam diferentes situações, que detalhamos mais adiante para cada caso.


Ingerir alimentos e substâncias com ferro

A primeira coisa que deve fazer ao detectar que as suas fezes se tornaram escuras é considerar qual é a dieta que mantém. Consumir alimentos que tenham concentrações elevadas de ferro é a causa típica de um escurecimento nas fezes.


Quais alimentos podem fazer com que as fezes sejam escuras?

Há vários alimentos de origem agrícola que ao serem consumidos em grandes quantidades podem tornar as fezes escuras: as verduras de folha escura, beterrabas, pimentões verdes, ameixas, feijões, tomates, o suco de uva e os mirtilos, podem fazer com que as fezes adquiram cores que vão desde vermelho brilhante até um tom preto.


O que fazer ao detectar fezes escuras?

É importante compreender que os alimentos que consome não são a única causa da cor de suas fezes, a cor escura na matéria fecal pode ocorrer devido à presença de um sangramento no trato gastrointestinal.


Outros problemas

Dr. Roberto Gomes explica que restos de comida também podem aparecer no cocô, já que nem tudo que consumimos é facilmente digerido. Exemplo disso é o milho. Entretanto, se é acompanhado de diarreia persistente, perda de peso ou outras alterações no hábito intestinal, é melhor procurar um médico.


Frequência

Além dos problemas que podem ser notados pelas fezes, o gastroenterologista explicou também que não há uma regra exata para a frequência de evacuações. “O ideal pode variar de três vezes ao dia a três vezes por semana. Se esse ritmo intestinal mudar ou estiver associado a algum incomodo como dor, aí, sim, vale a pena investigar.”


Fezes marrom claro ou escuro

As fezes marrom indicam normalidade. O tom marrom claro ou escuro é o habitual das fezes, sendo provocado pela ação conjunta da bilirrubina e das bactérias intestinais que fazem com que a bilirrubina se transforme em estercobilina, cuja cor é marrom, o que provoca essa cor nas fezes.


Fezes esverdeadas

A cor verde das fezes indica que passaram demasiado rápido pelo intestino e não tiveram tempo para a bílis se modificar. Podem ser provocadas por uma alimentação rica em vegetais ou verduras ricas em clorofila. Neste caso, a cor desaparece ao expulsar todos os restos dessa comida.


Fezes esbranquiçadas

As fezes brancas indicam que existe uma ausência de bílis. Isso pode ser provocado por um distúrbio no fígado, no pâncreas ou na vesícula, sendo importante consultar o médico quando ocorre esse tipo de evacuação.


Fezes amareladas

As fezes amarelas costuma indicar que a pessoa padece de alguma doença. Se as suas fezes apresentam uma cor amarelada, é conveniente que você consulte o seu médico.


Fezes pretas ou vermelhas

Tanto as fezes pretas como as vermelhas indicam a presença de sangue, mas existem algumas diferenças. As fezes negras indicam uma grande consistência de alcatrão e isto é provocado por uma hemorragia do trato digestivo superior (esófago, estômago ou intestino delgado). É conveniente realizar uma endoscopia para saber o diagnóstico.


Fezes

Ler este artigo pode ser desagradável para algumas pessoas, mas é preciso admitir que as fezes são parte do nosso dia a dia e é preciso deixar o “nojo” de lado e observar mais todas as coisas que acontecem com o seu corpo, incluindo as fezes.


O que suas fezes revelam sobre sua saúde?

Cada indivíduo no planeta Terra apresenta fezes diferentes, mas há alguns fatores básicos que são aproximadamente similares para todos e que compõem um “cocô saudável”, tais como a cor, a forma, o tamanho, a consistência, a frequência e o tempo de evacuação.


Cheiro

É normal que as fezes apresentem um odor desagradável. Tal cheiro se deve à presença de compostos conhecidos como mercaptanos e que contêm enxofre em sua composição.


Formato

Embora a forma seja o aspecto que mais pode variar nas fezes, o mais comum é que o cocô apresente um formato de “salsicha”. Mas tudo bem se as suas fezes apresentarem um formato um pouco diferente disso, pois há uma escala que falaremos mais adiante sobre os formatos que elas podem adotar.


Tamanho

Apesar do tamanho das fezes também poder variar, não é normal elas serem muito pequenas. As fezes devem ter pelo menos alguns centímetros de comprimento e não devem causar desconforto ou dor na hora da evacuação.


Consistência

A consistência das fezes deve ser firme e “macia”. Se elas forem duras ou moles demais, pode haver um problema relacionado à falta ou ao excesso de fibras na dieta ou a problemas de saúde como a má digestão.


Tempo de evacuação

Sabe aquelas pessoas que ficam dezenas de minutos no banheiro tentando evacuar? Isso não é normal. Um cocô saudável deve sair com facilidade e não deve demorar mais do que 1 minuto para sair do intestino.


A cor das fezes

A matéria fecal são as fezes que o trato digestivo expele através do reto. A maioria é composta de cerca de 75% de água, e o resto são bactérias de alimentos que não puderam ser digeridos e substâncias liberadas pelo intestino e pelo fígado.


Cuidado com o que você come

Um dos nutrientes mais importantes para a digestão é a fibra que ajuda a combater a prisão de ventre, reduz os níveis de colesterol e previne o aparecimento de células cancerosas no cólon.


Se você notar alterações nas fezes, consulte um médico

Em conclusão, a mudança na textura e na cor das fezes pode ter uma infinidade de causas. Quando detectada, é aconselhável procurar um especialista para descartar qualquer doença, seja leve ou grave. Como já vimos, em alguns casos se deve apenas aos corantes naturais e artificiais dos produtos que consumimos.

image

Leave a Comment