Qual é a cultura do açaí?
Brasília (28/07/2021) – O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, cultivada na região amazônica do país. Conhecido por ser uma das fontes de alimentos mais ricas em energia, o açaí nasce em palmeiras que podem atingir mais de 20 metros de altura. A planta produz cerca de quatro cachos da fruta por ano.
Qual é a época do açaí no Pará?
Cerca de 90% do açaí comercializado no Pará é produzido durante o período da safra, entre os meses de julho e dezembro.
Como é feito o cultivo do açaí?
Os açaizeiros podem ser cultivos à pleno sol ou sob sombreamento, oferecendo, portanto, muitas possibilidades de aproveitamento de áreas cobertas com matas, espécies arbóreas cultivadas (seringueiras, craveiros, cacaueiros, etc.) ou vegetação herbácea (desbravadas).
Como se chama açaí no Pará?
A “Juçara do Maranhão”, na verdade, é Açaí É nativo da região norte do Brasil, podendo ser encontrado em terra firme na Região Amazônica, incluindo os estados do Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós.
Que dia é o dia do açaí?
dia 5 de setembroDia do Açaí A importância é tão grande que ganhou uma data dedicada a ele, o dia 5 de setembro. O governo do Estado decretou, por meio da Lei nº 8.519, em 2017, o Dia Estadual do Açaí, que também coincide com a comemoração do Dia da Amazônia.
Quando o açaí ficou popular?
Com o boom da alimentação funcional, a partir da década de 1980, alimentos naturais e hiper nutritivos passaram a ocupar espaço.
Quanto tempo leva Pará produzir um pé de açaí?
período da floração à frutificação: 5 a 6 meses. produção da planta adulta (após 6 – 7 anos): em média 15 kg/estipe. produtividade: em média 24 toneladas por hectare.
Onde fica a plantação de açaí?
Nativo da Amazônia brasileira, o açaizeiro tem o estado do Pará como principal centro de dispersão natural desta palmácea, que é adaptada às condições elevadas de temperatura, precipitação pluviométrica e umidade relativa do ar.
Como é feita a extração do açaí no Brasil?
Há dois processos para a extração da polpa do açaí: um é manual e outro com despolpadeira. Nos dois, devemos sem- pre ter cuidado com a qualidade da água e com a higiene5 pessoal, dos utensílios e frutos.
Qual é a região do açaí?
Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.
Qual é o nome do pé de açaí?
Ciclo de Vida: Perene O açaí ou açaizeiro é uma palmeira nativa da região amazônica, cujos deliciosos frutinhos, são amplamente consumidos pela população local e vem conquistando o Brasil e o resto do mundo nas últimas décadas.
Tem açaí em outros países?
Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.
Qual é a região do açaí?
Região Norte do BrasilO açaizeiro é uma palmeira brasileira típica do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins, na Região Norte do Brasil. Nesses estados, o açaí é consumido com farinha de mandioca, tapioca, ou até mesmo na forma de pirão com farinha para acompanhar um peixe assado ou camarão.
Por que o açaí é tão caro?
O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.
Onde Vem o açaí?
Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.
Como o açaí é consumido na região Norte?
Nos estados do Amazonas e do Pará, além dos outros da região amazônica, o açaí é consumido principalmente acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleia, sorvetes e doces.
RESUMO
O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) é baseado no cálculo de um índice para cada nutriente. Para o cálculo das normas DRIS há a necessidade de um banco de dados contendo resultados de análise foliar e produtividade. No Estado do Pará não existem normas DRIS desenvolvidas para a cultura do coqueiro híbrido.
ABSTRACT
The Integrated Diagnosis and Recommendation (DRIS) is based on the calculation of an index for each nutrient. For the calculation of DRIS norms, there is a need a database containing the results of leaf analysis and yield. In Pará State, no DRIS norms developed for the cultivation of hybrid coconut.
INTRODUÇÃO
A cultura do coqueiro é nutricionalmente exigente por demandar elevada quantidade de nutrientes, uma vez que a planta se desenvolve de forma contínua, com ocorrência simultânea da floração, frutificação e maturação dos frutos ( SOBRAL; NOGUEIRA, 2008
SOBRAL, L. F.; NOGUEIRA, L. C.
MATERIAL E MÉTODOS
O trabalho foi realizado em área de produção comercial de coqueiro localizada no município de Moju, no Estado do Pará (“02° 07’00” S e 48° 22’30” W), em que predominam solos pertencentes a classe dos Latossolos Amarelos ( EMBRAPA, 2013
EMBRAPA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3. ed. Brasília: Embrapa/CNPS, 2013. 353 p.
).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os maiores valores de desvio padrão, variância e coeficiente de variação foram encontrados nos teores foliares de ferro, manganês e boro ( Tabela 2 ). Dias et al (2013
DIAS, J. R. M. et al. Normas DRIS multivariadas para avaliação do estado nutricional de laranjeira “Pera” no estado do Amazonas. Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 44, n. 2, p.
AGREDECIMENTOS
Os autores agradecem a Empresa SOCOCO Agroindústria da Amazônia pelo apoio técnico e operacional para a realização do presente estudo, como também ao Engenheiro Agrônomo Dr. Paulo Manoel Pontes Lins, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo SOCOCO pelo apoio e disponibilidade dos dados.
Aspectos Históricos Do Pará
See more on todamateria.com.br
Capital Do Estado Do Pará
-
A principal cidade do Pará é Belém, a capital do estado, também conhecida como cidade das mangueiras. A população estimada é de 1,4 milhão de habitantes, conforme a previsão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para 2015. Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616, com objetivo de servir como porto fluvial. A fundação ocorreu após a expulsão dos france…
Cultura Do Pará
-
O patrimônio histórico – material e imaterial do Pará – faz o estado ser conhecido mundialmente. Têm destaque o museu Emílio Goeldi, fundado em 1866, e o Círio de Nazaré, que atrai milhares de fiéis a Belém nos meses de outubro. No museu Emílio Goeldi são realizados importantes estudos sobre a biodiversidade da Amazônia. No local, além da exposição de animais e plantas …
Relevo Do Pará
-
O relevo do Pará tem três influências: o planalto norte-amazônico, a planície amazônica e o planalto sul-amazônico. No planalto norte-amazônico estão localizados terrenos cristalinos e as serras de Acarí e Tumucumaque. A planície Amazônica é caracterizada por uma faixa sedimentar alongada e estreita. Nessa região corre o rio Amazonas. E no planalto sul-amazônico está a serr…
Hidrografia Do Pará
-
A bacia hidrográfica do Pará chega a 1,2 milhão de km2, cuja grande maioria da extensão pertence ao rio Amazonas. Os principais afluentes do Amazonas nessa região são Tapajós, Xingu, Tocantins, Trombetas, Maicuru, Paru e Jari.