A fabrica do açai


Como é o processo de industrialização do açaí?

Ocorre o ‘despolpamento’ e congelamento do açaí Após a lavagem, os frutos são encaminhados para uma máquina “despolpadeira” que serve para separar a polpa das sementes com mais rapidez. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento.


O que o açaí é feito?

O açaizeiro é a árvore que produz o açaí, é uma espécie de palmeira muito comum na região amazônica. Além do Brasil, o açaizeiro é uma espécie presente também em países como a Colômbia, Equador, Guianas e Venezuela. Essa árvore, além de produzir o açaí, é aproveitada para o comércio de outros produtos.


Qual é a fruta que faz o açaí?

Açaí, típico da região Amazônica, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae) é muito utilizado pelos habitantes no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes.


Quais são os benefícios do açaí para a saúde?

10 benefícios do açaí para a saúde: veja como consumir e se…Combate o envelhecimento. … Melhora o funcionamento dos intestinos. … Derruba o colesterol. … Protege o coração e melhora a circulação. … Fornece energia. … Fortalece o sistema imune e previne infecções. … Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer.More items…•


Como e feito o açaí puro?

Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro. A forma de conservação é muito importante para a sua qualidade, ele deve ser mantido em uma temperatura de -18º.


Porque o açaí da sono?

Além do mais, o açaí possui cafeína, estimulante conhecido por diminuir a percepção de fadiga e aumentar as sensações de alerta, foco e energia. Portanto, o açaí forma a combinação perfeita para estes dias que estamos sonolentos.


Como é o fruto do Assaí?

O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.


Qual é o nome da árvore do açaí?

Euterpe oleraceaeaçaí-do-pará, palmito-açaí, açaizeiro, palmiteiro, uaçaí Euterpe oleraceae Mart. Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo.


Como é a árvore do açaí?

Características. É uma palmeira delgada e alta que pode atingir de 20 a 25 metros. Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, o que totaliza, em média, de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.


Qual é a vitamina que o açaí tem?

Isso porque é rico em vitaminas que melhoram o funcionamento do corpo como um todo. São elas: complexo B (principalmente B1 e B2), vitamina C, E, magnésio, fósforo, potássio e até fibras, como destaca a nutricionista funcional e esportiva Orion Carneiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Quais são as vitaminas que o açaí tem?

Fonte rica em proteínas, fibras, lipídios, o açaí ainda possui Vitamina C, Vitamina B1 e Vitamina B2, além de Fósforo, Ferro e Cálcio. E com tantos nutrientes, a fruta traz diversos benefícios para a saúde.


Qual a melhor forma de consumir o açaí?

Consumido no café da manhã, após o almoço ou à tarde, ele traz uma série de benefícios: é rico em vitaminas, fibras e proteínas e ajuda a melhorar o humor, a libido e até a fertilidade, além de hidratar pele e cabelos.


Rota da Seda

A Rota da Seda foi um caminho que possibilitou uma evolução mais rápida dos fluxos comerciais entre a Ásia e a Europa. Apesar de pouco se falar sobre ela, essa rota foi um marco não apenas para as relações comerciais entre os dois continentes.


Dados sociais

Atualmente estima-se que a população chinesa esteja em torno de 1,4 bilhão de pessoas, o que corresponde a cerca de 20% da população mundial. Mais de 100 cidades chinesas atingiram a marca de mais de 1 milhão de habitantes. Em uma comparação breve, nos Estados Unidos apenas 10 cidades possuem essa mesma quantidade de habitantes.


Dados econômicos

Apesar do PIB ser uma variável relevante, quando falamos de China, alguns outros dados de mercado ajudam a explicar o porquê de o país estar se tornando uma referência em tecnologia e inovação. E esses dados, de certa forma, também estão ligados à enorme quantidade populacional chinesa.


Investimentos em IA e robôs

O primeiro aparecimento do que conhecemos hoje como Inteligência Artifical (IA) foi em uma conferência da Universidade de Dartmouth em 1956. O primeiro robô industrial chegou pouco depois, em 1961.


Brasil e China

Os investimentos planejados pela China como um todo são fruto não apenas de fundos governamentais, mas também de iniciativas municipais, contando com a participação de grandes players setoriais. Além disso, os investimentos chineses têm se mostrado cada vez mais diversificados, não apenas em termos setoriais, mas também geográficos.


Conclusão

A China vem se desenvolvendo e investindo altos montantes no decorrer desses últimos anos. O país superou a pobreza e agora deixa para trás sua fase de fábrica do mundo, se tornando um país referência em tecnologia e inovação.


1. Fábrica da Ford no Bom Retiro, em São Paulo

A trajetória da Ford no Brasil começa oficialmente em 1919, com a inauguração de um galpão na rua Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. Naquele mesmo ano, a multinacional assumiu as operações no país: veículos da marca já rodavam por aqui desde 1904, mas as importações ocorriam por iniciativa de representantes.


2. Fábrica da Ford do Ipiranga, em São Paulo

A segunda e, até então, maior das fábricas da Ford no Brasil entrou em operação em 1953. A estrutura incluía uma área de 200 mil metros quadrados e cerca de 2.500 empregados. Embora estivesse situada no bairro vizinho de Vila Prudente, o complexo ficou conhecido como “do Ipiranga”.


3. Fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP)

Uma das mais tradicionais fábricas de carros do Brasil não surgiu por iniciativa da Ford, e sim da Willys Overland. A unidade do Taboão, em São Bernardo do Campo (SP), iniciou as atividades em 1954, montando o utilitário Jeep. A linha cresceu rapidamente com a inclusão do sedã Aero, do compacto Gordini e da familiar Rural, entre outros.


4. Fábrica da Ford em Taubaté (SP)

Ao contrário das demais fábricas enumeradas aqui, a unidade da Ford em Taubaté não produzia automóveis, e sim motores e transmissões. Mas como esses conjuntos são vitais para os veículos, é merecidíssimo citá-la no listão. Além do mais, a unidade operou por quase 50 anos.


5. Fábrica da Ford em Camaçari (BA)

A mais moderna das fábricas que a Ford mantinha no Brasil não escapou do destino das demais. A planta de Camaçari operou por cerca de 20 anos, mas ainda assim entrou para a história: afinal, foi a primeira de grande volume industrial do setor automotivo construída na Região Nordeste.


Bônus: e a Troller?

A Troller pertence à Ford desde 2007. Quando anunciou o fechamento das fábricas de Camaçari e de Taubaté, a Ford informou que a unidade industrial da Troller, localizada em Horizonte (CE) continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Até lá, é possível que a planta seja vendida, o que garantiria o futuro das atividades.

Leave a Comment