A faculdade açao judicial de prestação de serviço


O que pode acontecer se não pagar a faculdade?

Caso o estudante esteja com as mensalidades em atraso, a faculdade pode sujar o nome, sim. No entanto, a instituição não poderá impedir o estudante de ter acesso ao semestre ou ano letivo sob alegação de inadimplência. Esse direito é previsto na Lei nº 9.870, de 23 de dezembro de 1999.


Como funciona dívida de faculdade?

A dívida com a faculdade caduca após se passarem 5 anos. Assim, depois desse período, a instituição não pode acionar as vias judiciais para cobrar a pessoa. Mas, o valor continua sendo um débito em haver. Mesmo sem a cobrança, a quantia pode atrapalhar na hora de conseguir financiamento ou crédito.


Como quitar dívida com a faculdade?

Negociação. Vá, pessoalmente, à faculdade e converse com a área responsável sobre sua situação, demonstre interesse em continuar o curso. Tente um acordo para parcelar sua dívida e continuar o próximo ano letivo.


O que é ação judicial de dívida?

A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. Ela parte do mesmo princípio da ação judicial, ou seja duas partes que discordam de um fato. Mas neste caso, os envolvidos não conseguem resolver o pagamento de uma dívida por meio de uma negociação.


Quanto tempo posso ficar devendo a faculdade?

Se a inadimplência for maior que 90 (noventa) dias, a instituição tem o direito de se recusar a renovar sua matrícula para o semestre ou ano seguinte.


Quanto tempo caduca dívida com faculdade?

cinco anosDívida de faculdade caduca? Após cinco anos, a dívida pode caducar. No entanto, isso não significa que a dívida deixa de existir: ela simplesmente não poderá ser cobrada judicialmente, mas o aluno continua inadimplente.


Porque faculdade não suja nome?

Não há nenhuma lei que impeça que uma faculdade ou qualquer instituição de ensino registre o nome de seus devedores em órgãos de proteção ao crédito ou em outros bancos de dados. Isso ocorre porque, de acordo com o Código de Defesa ao Consumidor, o estudante nada mais é do que um consumidor de serviços educacionais.


Quando a pessoa é processada e não tem dinheiro para pagar?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.


Como pagar a faculdade desempregado?

Conheça alternativas para pagar a faculdade quando não se tem dinheiroFies e P-Fies. … Financiamento estudantil dos bancos. … Financiamento estudantil de empresas de crédito. … ProUni. … Bolsas de estudos de programas. … Bolsas de estudos da universidade. … Financiamento pelas universidades.


O que acontece quando uma dívida é cobrada judicialmente?

A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.


O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial?

O que acontece se eu não pagar uma dívida judicial? Quando uma dívida judicial não é paga, o credor pode pedir que sejam tomadas diversas medidas contra o devedor. Essas medidas vão desde o bloqueio do salário até a penhora de bens.


Como é feita a cobrança judicial?

Para cobrar uma dívida judicialmente é preciso ter a documentação em mãos e ingressar com um processo de cobrança, assim você poderá receber os valores na justiça e com juros e correção monetária. O devedor será intimado para pagar os valores e você poderá receber os valores.

Leave a Comment