Por que a floresta autóctone é tão importante para o meio ambiente?
A floresta constituía uma importante fonte de madeira utilizada para diversas construções e para energia. A pesca, o comércio marítimo, e a época dos Descobrimentos exigiram, igualmente, um grande consumo de madeiras, sendo os carvalhos utilizados na construção de diversas embarcações.
Como é a floresta amazônica?
Outra característica é o elevado índice pluviométrico que varia entre 1400 a 3500 mm por ano. Em geral, as estações do ano na floresta distingue-se por dois períodos: o seco e o chuvoso. O solo da floresta amazônica é considerado pobre com uma fina camada de nutrientes.
Quais são os principais problemas ambientais na floresta amazônica?
Ameaças ambientais na Floresta Amazônica. Muitos problemas ambientais afetam a floresta amazônica e os principais são: Desmatamento. Queimadas. Criação de pastos. Disputa de terras. Assentamentos humanos. Caça e pesca ilegal. Em 1995, foi o ano em que ocorreu o maior desmatamento na Floresta Amazônica.
Principais características da Floresta Amazônica
A floresta amazônica localiza-se no norte da América do Sul, abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima, além de menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Amazônia Legal
Criada em 1953, a Amazônia Legal é uma área que abrange nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Ela compreende cerca de 61% de todo o território brasileiro.
Curiosidade
No dia 5 de setembro é comemorado o “Dia da Amazônia”. A data foi escolhida, pois, a província do Amazonas foi criada por D.Pedro I no dia 5 de setembro de 1850.