A geleia de açai veio de que pais

image

Qual a origem da geleia?

Popular no Brasil, a origem da geleia é incerta. Há quem acredite que fazer as compotas de frutas foi a maneira que os árabes encontraram de conservar por mais tempo o alimento. O intuito era usar as geleias para fins medicinais, já que as frutas são capazes de ajudar no tratamento de diversas doenças.

Por que a indústria de geleias e doces tomou outro rumo?

“Após essa descoberta, a indústria de geleias e doces tomou outro rumo, produzindo sabores naturais e com maior validade”, conta Valéria, que é especialista na técnica francesa. O geletificante natural descoberto, cientificamente chamado de pectina, é uma fibra solúvel que garante mais sabor e leveza às geleias.

Como são feitas as geleias em Portugal?

Dele consta a distinção legal entre «doce» e «geleia», que foi, ulteriomente transposta para a legislação nacional, pelo Decreto-Lei n.º 230/2003, de 27 de Setembro. Dessarte, aos olhos da legislação portuguesa, a «geleia» assume-se como «mistura, suficientemente gelificada, de açúcares e sumo e ou extracto aquoso de um ou mais tipos de frutos.»

Qual a diferença entre geleia e gelatina?

Uma geleia tradicional em Portugal é feita com as cascas e caroços do marmelo, depois de usar a polpa para fazer marmelada. Também se chamam geleias ou gelatinas (ou jellies) as sobremesas fabricadas com gelatina ou pectina, açúcar ou adoçante artificial, corantes e aromatizantes com sabor a frutas, fabricadas industrialmente.

image


Onde se originou o açaí?

Originária da região amazônica, além da fruta produzir um saboroso palmito, ele é muito rico em ferro energizante e, em seu estado puro, uma excelente maneira de se evitar o envelhecimento precoce.


Como o açaí chegou no Brasil?

Era assim para os índios caçadores-coletores há mil anos. E segue assim hoje – principalmente para quem tem pouco dinheiro. 60% das famílias que recebem até um salário mínimo no Pará consomem açaí todos os dias. Batido ou amassado no pilão até formar uma pasta, o açaí serve de prato principal, de suco e de sobremesa.


Quem foi que inventou o açaí?

ItakiItaki então mandou que apanhassem os frutos, deles foi obtido um suco avermelhado que batizou de AÇAÍ, em homenagem a sua filha (Iaçã invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu sua ordem de sacrificar as crianças.


Quando surgiu o açaí no Brasil?

O açaí é um alimento muito importante na dieta do nortista brasileiro, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia, é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, tendo sido introduzido no resto do mercado nacional durante os anos 1980 e 1990.


Porque o açaí se popularizou?

A família Gracie, de Belém do Pará, que são lutadores de jiu-jitsu, popularizaram seus costumes do norte, inclusive o açaí, por onde passavam. Logo, o açaí, que fazia parte da dieta dos esportistas, se popularizou nas praias do Rio de Janeiro, onde a família morava.


Quando foi criado o sorvete de açaí?

As receitas vieram em sua bagagem, mas não saíram da Itália até meados do século XVI, quando um certo Buontalenti, cozinheiro de Catarina de Médici (1519-1589), introduziu a requintada sobremesa na corte francesa.


Porque o açaí tem esse nome?

Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa “fruta que chora”. Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.


Tem açaí fora do Brasil?

Além dos Estados Unidos e Japão, o açaí também conseguiu encantar os australianos e europeus. De acordo com a reportagem de 2019, do portal G1, a Austrália, seguida da Alemanha, Bélgica, França, Holanda e Portugal, compõem a lista dos 10 países que mais recebem as exportações do nosso açaí no mundo.


Tem açaí nos Estados Unidos?

Estados Unidos é o principal destino de exportação de açaí do Pará No top 10 dos países que mais receberam açaí em 2018, os Estados Unidos estão na liderança e são responsáveis por quase 40% do consumo total, com mais de mil toneladas, algo em torno de US$ 2,7 milhões.


Quais países produzem açaí?

O açaizeiro pode chegar até 30 metros de altura, tem preferência por áreas úmidas. Por isso, é muito comum encontrar diversos açaizeiros nas margens dos rios da Amazônia, Venezuela, Colômbia, Equador e Guianas.


Quais são as frutas de origem brasileira?

Conheça as frutas brasileirasBiribá Crédito: Reprodução da internet. … Feijoa. Também conhecida como goiaba-serrana, a feijoa é uma fruta típica do sul do Brasil e muito parecida com a goiaba, embora haja diferenças consideráveis. … Graviola. … Jatobá … Juá … Camu-camu. … Cambuci. … Cupuaçu.More items…•


Quais são as frutas nativas do Brasil?

Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.


¿Que é a geleia?

Dessarte, aos olhos da legislação portuguesa, a «geleia» assume-se como «mistura, suficientemente gelificada, de açúcares e sumo e ou extracto aquoso de um ou mais tipos de frutos.» Não podendo as quantidades de de sumo e ou de extracto aquoso utilizadas no fabrico de 1kg de geleia ser inferiores às listadas na tabela do Anexo I do diploma legal supramencionado.


¿Como saber se a geleia está no ponto?

Se for possível abrir um sulco no meio da geleia, ficando a ver-se o prato, a geleia está no ponto.


Geleias Premium

As geleias premium possuem no mínimo 45% de fruta em sua composição. Isso garante a perfeita geleificação e conservação por 12 meses, sem nenhum uso de aditivos ou conservantes.


Confiture x Gelée x Marmelada x Chutney

Confiture é a geléia a qual conhecemos: fruta e açúcar. Aproveita-se a polpa e, em alguns casos, também a casca. As frutas podem ser utilizadas em forma de pasta ou em pedaços.


Tendências

Para aqueles que comem geleia apenas em torradas com chazinho, eis uma novidade: as geleias têm sido usadas para dar um toque especial em pratos salgados. Nova tendência da gastronomia contemporânea – elas têm invadido os restaurantes!


Elogios viraram incentivo

O incentivo para apostar em geleia veio por conta dos elogios dos amigos. Como Lucas cozinhava, o teste era feito a partir das pessoas que consumiam o que ele produzia. Quando Gabriela perdeu o emprego, resolveram apostar.


Aposta no consumo consciente

O casal queria que o produto fosse o mais artesanal possível e respeitasse o consumo consciente. Não usam conservantes, estabilizantes ou corantes, apenas o açúcar ou o álcool – no caso das combinações que misturam fruta com bebida alcoólica, como a geleia de banana com rum – servem para manter as geleias e os molhos por mais tempo.


Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.

image


Descrição geral

A geleia é um tipo de doce de fruta, confeccionado com o líquido resultante da cozedura de frutas, tem um aspecto translúcido e uma consistência gelatinosa, graças à pectina das frutas.


Confecção

No que respeita à confecção de geleia, a metodologia clássica de confecção passa por cozer a fruta descascada, em lume brando até que a mesma se desfaça. De seguida, tira-se do lume e coa-se, sem se espremer a polpa, sob risco de a geleia não obter o grau máximo de translucidez.
Subsequentemente, mede-se o líquido coado e junta-se o açúcar, em partes iguais. Misturam-se os dois, até que o açúcar se dissolva. Posteriormente, leva-se a mistura ao lume, para que ferva …


Usos regionais

A geleia de marmelo, em Portugal, ao contrário das demais geleias de frutas tradicionais portuguesas , é feita com as cascas e caroços do marmelo, depois de se ter usado a polpa para fazer marmelada .
No sul do Brasil, há um doce de frutas semelhante à geleia, chamado de “chimia”, que é feito com o bagaço e, às vezes, também com a casca da fruta.


Estatuto jurídico

A directiva europeia 2001/113/CE de 20 de Dezembro de 2001, que é o normativo geral europeu que tutela a confecção de «doces e geleias de frutos, citrinadas e creme de castanha destinados à alimentação humana» . Dele consta a distinção legal entre «doce» e «geleia», que foi, ulteriomente transposta para a legislação nacional, pelo Decreto-Lei n.º 230/2003, de 27 de Setembro.


Definição culinária

Além da geleia de fruta, o conceito de «geleia» no âmbito da culinária também abarca outros preparados, designadamente, o extracto mucilaginoso de vegetais, carnes ou peixe que, depois de arrefecido, adquire consistência mole e trémula.
As geleias de carne, peixe ou vegetais, também conhecidas como «aspic», são substancias gelatinosas e transparentes, que conhecem ampla utilização culinária.

Leave a Comment