Cada comprimido de liberação prolongada de glicazida 30 mg contém: gliclazida……………. 30 mg Excipientes………….. q.s.p. 1 comprimido Excipientes: povidona, fosfato de cálcio hidrogenado, hipromelose, dióxido de silício e estearato de magnésio. Para que serve Gliclazida
Qual o mecanismo de ação da gliclazida?
Para além das suas propriedades metabólicas, a gliclazida possui ainda propriedades hemovasculares. No diabético de tipo 2, a gliclazida restabelece o pico precoce da secreção de insulina, em resposta à glucose e aumenta a segunda fase da secreção de insulina.
Qual o prazo de validade da gliclazida 60 mg?
A gliclazida 60 mg deve ser guardada na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegida da luz e umidade. Nestas condições, este medicamento possui prazo de validade de 24 (vinte e quatro) meses, a partir da data de fabricação.
Qual a eficácia da gliclazida no controle da diabetes?
A Gliclazida, como a metformina, reduz a glicose sanguínea em jejum para aproximadamente 60 mg/dL e a hemoglobina glicosilada para 1,5% a 2%. A Gliclazida foi também efetiva em pacientes que não atingem o controle adequado dos níveis glicêmicos com sulfoniluréias de primeira geração ou biguanidas [10,12,14-18,22].
Quem pode tomar gliclazida durante a gravidez?
– Varfarina Informe o Médico ou Farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica (OTC), Produtos de Saúde, Suplementos Alimentares ou Fitoterapêuticos. A Gliclazida não é recomendada durante a gravidez.
Quanto tempo dura o efeito do gliclazida?
O início de ação de gliclazida, na maioria dos pacientes, pode ser notado em 2 semanas de tratamento.
Qual o melhor gliclazida ou metformina?
CONCLUSÃO: Em monoterapia todos os medicamentos foram igualmente eficazes na melhora do controle glicêmico, enquanto a combinação de metformina e gliclazida MR proporcionou os melhores resultados relativos à melhoria de ambos, controle glicêmico e perfil lipídico.
Qual o melhor gliclazida ou glibenclamida?
Portanto, são praticamente intercambiáveis, preferindo-se glibenclamida por ser mais testada. No entanto, esta, comparativamente à gliclazida, está relacionada a maior risco de hipoglicemia, sobretudo em idosos.
Qual o melhor horário para tomar a gliclazida?
Os comprimidos de gliclazida devem ser tomados com um copo de água no horário do café da manhã (e preferencialmente todos os dias no mesmo horário). A administração do seu(s) comprimido(s) deve ser sempre seguida por uma refeição.
Pode tomar metformina junto com gliclazida?
Pode tomar junto, sim! A gliclazida mais prescrita, que é disponível na rede pública, inclusive, é o Diamicron MR, uma medicação de liberação lenta, longa duração. Deve ser tomada pela manhã e, mesmo se for mais de 1 comprimido, tudo numa única tomada.
Qual a diferença de Glifage para gliclazida?
A gliclazida atua principalmente estimulando a secreção de insulina pelo pâncreas, enquanto a metformina reduz a resistência celular à insulina agindo na sensibilidade periférica (músculo esquelético) e hepática à insulina.
Qual o remédio que substitui o glibenclamida?
Princípio Ativo: glibenclamidaReferênciaPrincípio AtivoSimilar EquivalenteDaonilglibenclamidaGlibendiabDaonilglibenclamidaGlibeneckDaonilglibenclamidaGlicaminDaonilglibenclamidaGlionil
Qual a diferença entre diamicron e glibenclamida?
Nesina pertence a classe dos Inibidores do DPP-4, ajudando a diminuíção dos níveis glicêmicos principalmente pós refeições. Glibenclamida pertence a classe chamada de sulfoniúreias que ajudam na liberação de insulina pelo Pâncreas, como inconveniente causam muita hipoglicemia.
Quais são os efeitos colaterais da gliclazida?
Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a gliclazida são náuseas, vômitos, cansaço excessivo, urticária na pele, dor de garganta, má digestão, prisão de ventre ou diarreia.
Pode tomar o gliclazida à noite?
Pode ser tomado à noite sim porém seria melhor tomar no café da manha ou almoço.
Quantos comprimidos de gliclazida posso tomar por dia?
Este medicamento apenas deve ser utilizado em adultos. A dose diária pode variar de 1 a 4 comprimidos ao dia, isto é, de 30 a 120 mg em uma única tomada por via oral no café da manhã.
Quais os benefícios da gliclazida?
Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de glicose por estimulação da secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans. O aumento de insulina pós-prandial e a secreção de peptídeo C persistem após 2 anos de tratamento. Além destas propriedades metabólicas, a gliclazida possui propriedades hemovasculares.
Uso na gravidez de Gliclazida
Risco devido à Gliclazida: Atualmente não existem dados clínicos pertinentes ou em número suficiente para avaliação de um eventual efeito de má formação ou fetotóxico da Gliclazida quando administrada durante a gravidez.
Conduta a ser adotada: Manter o diabetes sob controle permite que a gravidez se desenvolva normalmente neste grupo de pacientes.
Interações medicamentosas de Gliclazida
1) Os seguintes produtos podem aumentar a hipoglicemia: Associação contra-indicada:
– Miconazol (via sistêmica, gel para uso oral): aumento no efeito hipoglicemiante com possível ocorrência de sintomas hipoglicêmicos ou até mesmo de coma.
Associações não recomendadas:
– Fenilbutazona (via sistêmica): aumento no efeito hipoglicemiante das sulfoniluréias (deslocamento da ligação às proteínas plasmáticas e/ou redução de sua eliminação).
Superdosagem
Uma superdosagem de sulfoniluréias pode levar à hipoglicemia. Sintomas moderados de hipoglicemia, sem perda de consciência ou sinais neurológicos, devem ser totalmente corrigidos pela administração de carboidratos e pelo reajuste da dosagem e/ou adequação da dieta.
Características farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas:
SULFONILURÉIA HIPOGLICÊMICA – ANTIDIABÉTICO ORAL A Gliclazida reduz os níveis de glicose no sangue estimulando a secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans.
Resultados de eficácia
Gliclazida é uma sulfoniluréia de segunda geração empregada para tratamento de pacientes com diabetes mellitus Tipo II não insulina dependentes que não respondem adequadamente à dieta e exercícios. A eficácia da Gliclazida no controle da diabetes está amplamente demonstrada em diversos estudos clínicos publicados na literatura científica.
Gliclazida – Bula para o Paciente
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
EROWGLIZ promove uma secreção adequada da insulina controlando as taxas de açúcar no sangue. O pâncreas, assim que comemos, libera a insulina que vai manter o açúcar do sangue em níveis normais. No diabetes , a secreção de insulina é inadequada provocando aumento do açúcar (hiperglicemia).
4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve seguir o tratamento prescrito pelo seu médico para alcançar os níveis de açúcar sanguíneos normais. Isso significa que além de fazer o tratamento regularmente, você deve seguir uma dieta, se exercitar e se necessário perder peso.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Você deve informar seu médico ou farmacêutico se você estiver tomando, se tomou recentemente ou vier a tomar algum outro medicamento, mesmo se for um medicamento que você possa comprar sem prescrição médica, porque este medicamento pode interagir com gliclazida 30mg.
INTERAÇÕES COM ALIMENTOS E BEBIDAS
A gliclazida 30mg pode ser tomada com alimentos ou com bebidas não alcoólicas. Não é aconselhável o uso de bebidas alcoólicas porque isso pode modificar o controle da sua diabetes de maneira imprevisível.
6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Dose Você sempre deve seguir a dose de gliclazida 30mg recomendada pelo seu médico. Em caso de dúvida, não hesite em esclarecê-la com seu médico ou farmacêutico.
Quais as contraindicações do Gliclazida?
Hipersensibilidade à Gliclazida, ou a outras sulfonilureias ou sulfonamidas, ou a qualquer um dos excipientes utilizados, listados no item da composição do produto;
Quais cuidados devo ter ao usar o Gliclazida?
Este tratamento somente deve ser prescrito se o paciente se alimenta regularmente (incluindo café da manhã). É importante ter uma ingestão regular de carboidratos devido ao maior risco de hipoglicemia se as refeições forem feitas fora dos horários, em casos de dieta inadequada ou se a dieta for pobre em carboidratos.
Resultados de Eficácia
Os benefícios clínicos da Gliclazida no tratamento do diabetes foram demonstrados através de vários estudos clínicos, desde o lançamento do produto no mercado.
Características Farmacológicas
Gliclazida é uma sulfonilureia, um antidiabético oral, diferindo de outros compostos relacionados por um anel heterocíclico nitrogenado com uma ligação endocíclica. Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de glicose por estimulação da secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans.
Interação alimentícia: posso usar o Gliclazida com alimentos?
Aumento da reação hipoglicêmica (por inibição de mecanismos compensatórios) podendo potencializar a ocorrência de coma hipoglicêmico. Deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de medicamentos contendo álcool.