A indisponibilidade do bem de familia em açao trabalhista

image

A perda do bem de família na execução trabalhista é o objeto deste estudo como o propósito principal de descobrir em quais circunstancia o proprietário perder o direito de usufruir, gozar e dispor desse bem, para isso termos que definir o que é bem de família e entidade familiar.

Full
Answer

Quais são os requisitos para a indisponibilidade do bem de família?

Demonstrada a qualidade de bem de família do imóvel do devedor e, assim, sua condição de bem impenhorável, deve ser levantada a indisponibilidade do art. 185-A do Código Tributário Nacional que sobre ele havia recaído. TRIBUTÁRIO.AGRAVO DE INSTRUMENTO.

Qual é o conceito de bem de família?

O conceito de bem de família existe desde meados do século XIX. Segundo a doutrina majoritária, iniciou nos Estados Unidos, com a intenção de proteger de dívidas existentes na terra trabalhada. No Brasil, o conceito e sua aplicabilidade foram adotados no final do século XIX. Mais tarde, passou a ter previsão no Código de Processo Civil de 1916.

Quais são os requisitos para caracterizar o bem de família?

Nos termos dos arts. 1º e 5º da Lei nº 8.009/90, são requisitos necessários para caracterizar o bem de família: ser único o imóvel e destinado à moradia da entidade familiar. 2.

Quais são os bens imóveis considerados bem de família?

O bem de família pode ser uma casa, uma terra rural usada para plantação que garante sobrevivência da família, além dos instrumentos profissionais e bens móveis que guarnecem a residência. Desde que quitados, todos são considerados como bem de família. Logo, não somente bens imóveis são considerados bem de família.

image


Quem pode requerer a indisponibilidade de bens?

Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a indisponibilidade de bens é uma medida excepcional e só pode ser conferida no caso de ficar comprovada situação de perigo, quando é justificável o receio de dilapidação do patrimônio ou desvios de bens.


É possível a penhora do bem de família para a satisfação do crédito trabalhista?

Podemos então concluir, que existe sim, a penhorabilidade do bem família em algumas circunstancia na execução trabalhista. CKZAJKOWISK, Rainer. A impenhorabilidade do bem de família: comentários à Lei 8.009/90.


Quais são os bens impenhoráveis na Justiça do Trabalho?

A impenhorabilidade pode ser absoluta (art. 833 do CPC) ou relativa (art. 834 do CPC). Podem ser penhorados, à falta de outros bens, os frutos e rendimentos dos bens inalienáveis, salvo se destinados à satisfação de prestação alimentícia (art.


Em quais situações o bem de família pode ser penhorado?

É possível penhorar o bem de família para saldar a dívida originada do contrato de empreitada global celebrado para a construção do próprio imóvel. A situação se amolda à exceção da impenhorabilidade prevista no artigo 3º, inciso II da Lei 8.009/1990.


Pode ser penhorado crédito trabalhista?

A resposta para a pergunta é SIM, o crédito trabalhista de uma ação judicial pode ser penhorado para o pagamento de dívidas do credor, em situações específicas. Porém, como se trata de uma verba alimentar, essa situação não costuma se verificar com frequência.


Quanto tempo demora um processo de penhora de bens trabalhista?

O sistema convencional de penhora, o juiz tem o prazo de 24 (vinte e quatro) horas para despachar deferindo a constrição judicial. A partir daí o cartório deverá cumprir a decisão em até 48 (quarenta e oito) hora do recebimento dos autos do gabinete.


Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.


O que não pode ser penhorado pela Justiça do Trabalho?

Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados. Certos bens também podem ser declarados pelo executado, de forma voluntária, para que não sejam penhorados.


Quais os bens podem ser penhorados para pagar dívidas?

Quais bens materiais podem ser penhorados para pagar dívidas?Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;Veículos de via terrestre;More items…•


Pode penhorar o único bem de família?

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (1º), o Projeto de Lei (PL) 4188/2021, de autoria do governo de Jair Bolsonaro (PL), que, entre outros pontos, permite que bancos e instituições financeiras possam penhorar o único imóvel de uma família para quitar dívidas.


Pode haver penhora em imóvel considerado como bem de família?

Bem de família só pode ser penhorado por credor ao qual outorgada a hipoteca. A penhora do imóvel de família destinado à residência do devedor e de sua família só é possível para o exato credor em favor do qual o bem foi outorgado em hipoteca.


Quando um imóvel de família pode ser penhorado é leiloado?

Atualmente, o imóvel de família é, em regra geral, impenhorável. Esse bem só pode ser usado como garantia do financiamento do próprio imóvel e leiloado em caso de inadimplência do financiamento imobiliário. Outros casos de penhora dependem de decisão judicial e do valor do imóvel.

Leave a Comment