Qual a diferença entre antagonismo reversível e irreversível?
Antagonismo reversível – o efeito das moléculas antagonistas é revertido quando há grandes quantidades de moléculas agonistas; já no antagonismo irreversível há inibição do efeito dos agonistas, independentemente da quantidade desses. Temos também um conceito um pouco mais complicado de entender, que é o agonismo inverso.
Qual a diferença entre antagonista e antagônico?
Ser antagonista é ser contra alguém ou algo, é atuar como adversário. O antagonista (substantivo de dois gêneros) é aquele indivíduo que é contraditor, impugnador, que apresenta ideias opostas, incompatíveis. O antônimo de antagônico é favorável, equivalente.
Qual a diferença entre antagonismo parcial e agonista total?
Antagonismo parcial – a molécula se liga a poucos receptores que são bastante específicos para ela, porém outros receptores não tão específicos ficam livres. Dessa forma, o efeito do agonista não é completamente anulado. Já o agonista total atua em diversos tipos de receptores, fazendo com que os efeitos do agonista não sejam manifestados.
Qual a origem da palavra antagônico?
Etimologia (origem da palavra antagônico ). A palavra antagônico deriva do francês “antagonique”, por influência de antagoniste. Antagônico é sinônimo de: adversário, contrário, incompatível, oposto Apesar do protetor solar ser essencial, o sol não é antagônico aos processos que envolvem lasers, por exemplo.
Células Haploides e Diploides
As células haploides (n) possuem apenas um conjunto de cromossomos. Assim, nos animais, as células sexuais ou gametas são haploides. Essas células possuem metade do número de cromossomos da espécie.
Genes
Os genes são esses fragmentos sequenciais do DNA, responsáveis por codificar informações que irão determinar a produção de proteínas que atuarão no desenvolvimento das características de cada ser vivo.
Alelos e Alelos Múltiplos
Um alelo é cada uma das várias formas alternativas do mesmo gene que ocupa um locus no cromossomos e atuam na determinação do mesmo caráter. Os alelos múltiplos ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas.
Genes Dominantes e Recessivos
Quando um indivíduo heterozigótico possui um gene alelo dominante ele se expressa determinando uma certa característica. Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose.
Fenótipo e Genótipo
O genótipo é o conjunto das informações contidas nos genes, desse modo, irmãos gêmeos têm o mesmo genótipo pois possuem os mesmo genes. Ele representa a constituição genética do indivíduo.