Qual a origem das lendas?
A palavra lenda provém do latim e significa “o que deve ser lido”. Em sua origem, as lendas formavam o conjunto de histórias que narravam a vida dos santos e dos mártires e eram lidas nos refeitórios dos conventos. Com o tempo, as lendas foram apropriadas por indivíduos comuns e se tornaram populares, em razão da comparação entre o seu teor …
Qual a origem da lenda da Iara?
Trata-se de uma lenda folclórica de origem indígena, oriunda da região amazônica. Apesar de ser originária dessa região, a Lenda da Iara é conhecida em todo Brasil.
Por que a Iara é uma personagem da lenda do folclore brasileiro?
Na lenda da iara, ela usa de sua beleza, voz e riquezas para seduzir homens e levá-los para o fundo do rio.
Quais são as lendas indígenas associadas com a Iara?
Outra lenda indígena que foi associada com a Iara foi a da cobra-grande, também conhecida como Boiuna. A cobra-grande era uma cobra negra que habitava os rios, perseguindo os homens que ousassem cruzar os seus domínios. Não tinha forma humana e também não seduzia homem algum.
Conhecendo a lenda da iara
A iara é uma lenda do folclore brasileiro que fala de uma sereia, isto é, um ser que é parte peixe e parte mulher. A iara é conhecida por ter uma grande beleza, longos cabelos, uma bela voz e grandes riquezas. Na lenda, ela se utiliza desses atributos para seduzir os homens que passam perto de seus domínios.
De onde veio a lenda da iara?
Apesar dos traços indígenas na lenda e do nome em tupi, a lenda da iara não é indígena ou mesmo brasileira. Existem evidências que apontam que até o século XVII não havia nenhuma lenda parecida com a da iara entre os indígenas brasileiros.
Origem da lenda da vitória-régia
A lenda da vitória-régia é uma lenda indígena que teve sua origem na Amazônia, e nela conta à história de como a bela flor aquática, vitória-régia surgiu.
Surge a lenda da vitória-régia
Até que em uma noite linda de luar, Naiá percebeu que a luz da lua se refletia nas águas do rio, pensando que era Jaci que ali tomava banho, mergulhou atrás dele.
A importância das lendas
O folclore brasileiro é muito rico em lendas, que, assim como a lenda da vitória-régia, são consideradas como patrimônio cultural e histórico. Afinal, através das lendas, elementos da sabedoria popular são passados de geração para geração.
O que diz a lenda de Iara?
A Iara é uma lenda do folclore brasileiro, sendo também muito conhecida como Mãe d’Água. A lenda, muito conhecida na Região Norte do Brasil, fala de uma sereia que possui parte do corpo em forma de mulher e a outra parte do corpo em forma de peixe. A Iara tem sua casa no fundo do rio, possuindo grande beleza e riqueza.
Qual é a origem da lenda de Iara?
Apesar de todos os elementos indígenas na lenda da Iara, a origem dessa lenda não é indígena, mas europeia. É o que aponta o folclorista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo. Segundo ele, a lenda da Iara teria sua origem na Europa, estando presente, por exemplo, na tradição cultural dos gregos e dos portugueses.
Quem era a Iara?
A Iara, também conhecida como “ mãe d’água ”, é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro, sendo muito conhecida, principalmente na região Norte do Brasil. Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe. Ela mora dentro de um rio e possui grande beleza física, uma bela voz e muitas riquezas.
Origem da lenda
A lenda da Iara possui muitos elementos que remetem à cultura indígena, portanto a origem dela é indígena, certo? Errado! A Iara é uma lenda que surgiu a partir do folclore europeu e que foi adaptada ao folclore brasileiro. Essa afirmação foi realizada por um dos maiores folcloristas que o Brasil já teve, o potiguar Luís da Câmara Cascudo|1|.
Como surgiram as lendas
A palavra lenda provém do latim e significa “o que deve ser lido”. Em sua origem, as lendas formavam o conjunto de histórias que narravam a vida dos santos e dos mártires e eram lidas nos refeitórios dos conventos.
Características das lendas
Contadas de boca em boca, de geração em geração, as lendas vão sendo transformadas, mas sem perder uma de suas principais características: a fantasia.
A lenda do lobisomem
De acordo com a lenda, o lobisomem é um homem com aspecto de lobo. Este homem ficou assim porque, em certa noite de lua cheia, foi mordido por um lobo. Desde então, em todas as noites de lua cheia, este homem se transforma em lobisomem e, caso morda outra pessoa, a vítima passará a sofrer o mesmo feitiço.
A lenda do Curupira
Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro. A lenda do Curupira surgiu entre os povos indígenas, é conhecido como um ser mítico que protege a floresta.
A História do Curupira
Acredita-se na história do curupira que ele é o guardião da fauna e da flora, por isso mesmo utiliza estratégias para despistar os caçadores de seus alvos, fazendo-os perder o rumo ou mesmo deixando as caças invisíveis aos olhos do homem.
Curupira: o protetor da natureza
Conta a história do curupira que quando vai cair uma tempestade, o curupira percorre toda a floresta e vê as condições de cada árvore, se ele percebe que alguma está prestes a cair com a chuva, avisa todos os animais para não se aproximarem.