O que explica a lenda do açaí?
A lenda do açaí é uma lenda indígena que tem origem na Região Norte do Brasil. Diz a lenda que, nessa região, havia uma tribo cujo número de habitantes era bastante elevado. Por esse motivo, cada dia estava se tornando mais difícil conseguir uma quantidade de mantimentos suficiente para alimentar a todos.
Qual é a história do açaí?
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa “fruta que chora”. Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.
Qual foi a solução proposta pelo cacique itaki?
Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional de sua tribo. Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçã, deu à luz uma bonita menina, que também teve de ser sacrificada.
O que diz a lenda do Uirapuru?
A lenda do Uirapuru é a lenda de um pássaro especial, pois dizem que ele é mágico, quem o encontra pode ter um desejo especial realizado. O Uirapuru é um símbolo de felicidade. Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela filha do grande cacique. Por se tratar de um amor proibido não poderia se aproximar dela.
Como o açaí conquistou o mundo?
Em 2000, uma dupla de surfistas americanos que visitava o Brasil ficou particularmente interessada na frutinha roxa. Eles começaram a levar a polpa congelada para os Estados Unidos e vendê-la nas praias de Los Angeles. Foi a primeira incursão internacional do açaí.
Por que o açaí é tão caro?
O litro pode ser encontrado por até R$ 25. De acordo com o doutor João Freitas, especialista em sistemas agroflorestais e no cultivo do açaí, um dos motivos do alto preço do produto é a falta do apanhador, o homem que faz a coleta do fruto no açaizeiro. “Outro ponto importante é o período de chuva.
Qual é a função do cacique na tribo indígena?
Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de “chefe” político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.
Como é escolhido o cacique de uma tribo?
Na escolha do cacique, considera-se a tradição, a hereditariedade (descendência patrilinear), a experiência e o prestigio conquistado pela família, bem como a participação histórica desta nas lideranças do grupo.
Quais são as responsabilidades de um cacique?
O cacique desempenha funções importantes dentro de uma tribo indígena. Ele é o responsável em aplicar as regras da tribo, definir punições, resolver conflitos, definir guerra e organizar a caça.
O que é o uirapuru para os índios?
Uirapuru é um ser mitológico, descrito como homem transformado em pássaro que os índios brasileiros consideram o rei do amor.
Qual é o pássaro que canta uma vez por ano?
uirapuruO canto do uirapuru pode ser curto e forte, quando pretende demonstrar domínio do território; ou longo e melodioso, quando sua intenção é a atração sexual. Dura de 10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho, e canta apenas cerca de quinze dias por ano.
É possível saber quando se passa a história?
Isso quer dizer que é possível saber em que momento a história acontece. Esse tempo pode ser: cronológico – quando as coisas acontecem numa sequência normal, de horas, dias, anos. psicológico – quando as coisas não acontecem numa sequência normal, mas de acordo com a imaginação do narrador ou de um personagem.
O Tangram
Formada por 7 peças (2 triângulos grandes, 1 triângulo médio, 2 triângulos pequenos, 1 quadrado e 1 paralelogramo), o Tangram é uma especia de quebra cabeça de origem chinesa muito popular aqui no Brasil.
Texto sobre a Lenda do Tangram para imprimir
Diz a lenda que um sábio chinês deveria levar ao Imperador uma placa de jade, mas, no meio do caminho, o sábio tropeçou e deixou cair a placa que se partiu em sete pedaços geometricamente perfeitos. Eis que o sábio tentou remendar e, a cada tentativa, surgia uma nova figura.
Quem era a Iara?
A Iara, também conhecida como “ mãe d’água ”, é uma entidade que faz parte do folclore brasileiro, sendo muito conhecida, principalmente na região Norte do Brasil. Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe. Ela mora dentro de um rio e possui grande beleza física, uma bela voz e muitas riquezas.
Origem da lenda
A lenda da Iara possui muitos elementos que remetem à cultura indígena, portanto a origem dela é indígena, certo? Errado! A Iara é uma lenda que surgiu a partir do folclore europeu e que foi adaptada ao folclore brasileiro. Essa afirmação foi realizada por um dos maiores folcloristas que o Brasil já teve, o potiguar Luís da Câmara Cascudo|1|.