A mãe amamentando pode tomar açaí

image

A mãe pode e deve tomar água enquanto amamenta para se hidratar e não há problema algum fazer isto durante a mamada. Imagina só que sofrimento que deve ser não tomar água quando a maioria das mães morrem de sede justamente enquanto amamentam! 😮 7. Se o bebê arrotar no peito o leite seca? Não. Esta afirmação não tem nenhum embasamento científico.

Full
Answer

Como é a amamentação?

A amamentação deve ser frequente, em horário livre, sem restrições na duração, nos intervalos ou no acesso a uma ou duas mamas em cada refeição. Não existe relação entre o tamanho do peito e a capacidade de produção de leite. O intervalo livre entre as mamadas habitualmente não ultrapassa as quatro horas.

Quais são os alimentos que podem ser consumidos durante a amamentação?

Dar preferência para carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, cereais, grãos e pão integral; Comer 2 a 3 porções de lácteos, como 1 copo de leite desnatado ou semi desnatado, 1 fatia de queijo branco e 1 iogurte natural, por exemplo.

Quais são as razões médicas para não amamentar?

A grande maioria das mulheres podem amamentar, as razões médicas para não amamentar são poucas e raras. Certamente “ leite fraco ” ou “ fissuras ” e qualquer outro problema durante o processo não são razões médicas para o desmame.

Quais são as condições médicas que não são compatíveis com a amamentação?

Existem algumas condições médicas que não são compatíveis com a amamentação. Em algumas situações, pode ser possível ordenhar e fornecer leite materno em um copinho temporariamente, em seguida, voltar a amamentar. No entanto, em outros casos, um bebê não deve receber leite materno, infelizmente.

image


Existem muitas dúvidas sobre amamentação, tantas que por mais que se escreva, sempre teremos novas

Diariamente mães enviam suas dúvidas sobre amamentação e tento respondê-las sempre utilizando os critérios mais atualizados sobre o tema, bem como livros de apoio sobre aleitamento, tanto brasileiros quanto internacionais e, claro, respaldando meu conhecimento em pesquisas científicas.


Dúvidas sobre amamentação e Mitos sobre amamentação andam de mão dadas

Esta lista de mitos sobre amamentação poderia ser enorme. Além das dúvidas sobre amamentação acima e como resolvê-las, resolvi listar 5 mitos sobre amamentação que toda mãe deveria saber para começar.


2. Cafeína

Os alimentos ricos em cafeína, como café, refrigerantes de cola, energéticos, chá verde, chá mate e chá preto devem ser evitados ou consumidos em pequenas quantidades durante a amamentação, isto porque o bebê não consegue digerir a cafeína tão bem quanto os adultos, e o excesso de cafeína no corpo do bebê, pode causar dificuldade para dormir e irritação..


3. Chocolate

O chocolate é rico em teobromina que tem um efeito semelhante ao da cafeína e alguns estudos mostram que 113 g de chocolate tem aproximadamente 240 mg de teobromina e pode ser detectada no leite materno 2 horas e meia após sua ingestão, podendo causar irritação no bebê e dificuldade para dormir.


4. Alimentos de sabor intenso

Os alimentos de sabor intenso, como o alho, os aspargos ou a cebola, ou os condimentos mais fortes podem causar alteração do sabor e do cheiro do leite materno, principalmente quando consumidos diariamente ou em grandes quantidades. Isso pode fazer com que o bebê rejeite o leite materno, dificultando o processo de amamentação.


5. Alimentos processados

Os alimentos processados ​​são geralmente ricos em calorias mas pobres em nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, o que pode prejudicar a produção e a qualidade do leite materno.


6. Alimentos crus

Os alimentos crus como os peixes crus usados na culinária japonesa, ostras ou leite não pasteurizado, por exemplo, são uma fonte potencial de intoxicação alimentar, o que pode causar infecção gastrointestinal para a mulher com sintomas de diarreia ou vômito, por exemplo.


7. Alguns tipos de chá

Alguns tipos de chá podem afetar a produção de leite ou causar efeitos colaterais no bebê, como é o caso da erva-cidreira, orégano, salsa, hortelã-pimenta, ginseng, kava-kava ou anis-estrelado, por exemplo. Assim devem ser evitados sempre que possível ou consumidos apenas sob orientação de um médico.


9. Aspartame

O aspartame é um adoçante artificial que quando consumido é rapidamente decomposto no corpo da mulher formando a fenilalanina, um tipo de aminoácido, que pode passar para o leite materno, e por isso, seu consumo deve ser evitado principalmente nos casos em que o bebê tem uma doença chamada fenilcetonúria, que pode ser detectada logo após o nascimento através do teste do pezinho.


Há um pequeno número de mães que não podem ou não devem amamentar seus filhos. E quando não amamentar é a opção de verdade?

Existem algumas condições médicas que não são compatíveis com a amamentação. Em algumas situações, pode ser possível ordenhar e fornecer leite materno em um copinho temporariamente, em seguida, voltar a amamentar.


1. Baixa produção de leite materno é razão para desmame?

Em grande parte dos casos a baixa produção de leite materno é resultado de uma condição externa como o uso de bicos (chupetas, mamadeiras e intermediários) ou de alguma mamoplastia que foi muito agressiva na retirada dos tecidos mamários (ainda assim muitas mulheres com mamoplastia amamentam normalmente).


3. Uso de medicações?

Muitos medicamentos são compatíveis com a amamentação, mas alguns não são. Certos medicamentos prescritos podem prejudicar o bebê, e outros medicamentos podem causar uma diminuição na produção de leite.


HTLV

O vírus 1 do linfotrópico das células T humanas (HTLV-1) é um vírus que pode levar a leucemia e linfoma. O vírus linfotrópico das células T humanas 2 (HTLV-2) pode causar problemas cerebrais e pulmonares.


Herpes com bolhas ativas na região do peito

A herpes não é transmitida pelo leite materno, desde que as lesões não estejam no peito, qualquer lesão em outras partes do corpo são cobertas e com lavagem completa das mãos, se torna seguro amamentar.


Câncer em tratamento

O tratamento contra o câncer não é compatível com a amamentação e neste caso, é recomendado que a mãe não amamente e faça o tratamento até estar totalmente curada do câncer. Depois de curada e sem o uso de medicações para combater a doença e quimioterapia, é possível amamentar.


Quando um bebê não pode mamar, dependendo da situação como em casos de internação materna, ele ainda pode receber leite materno ordenhado

Mães e bebês são únicos, assim como todas as situações que envolvem a amamentação. Se você deseja amamentar, mas é-lhe dito que não pode; pode ser devastador. Tudo bem sentir-se brava ou triste e se dê um tempo para trabalhar com suas emoções.


Consumo não indicado

Alguns adoçantes são proibidos para grávidas e lactantes por oferecerem riscos ao bebê. Entre eles está o aspartame, cujas pesquisas ainda não comprovaram sua segurança. “Prefira a sucralose se realmente quiser utilizar um adoçante, ela também é indicada na gestação”, recomenda Marcelo Reibscheid, pediatra da maternidade São Luiz Itaim.


Consuma com moderação

Bebidas que contenham cafeína como o café, chá preto ou mate, energéticos, refrigerantes e o até mesmo o chocolate devem ser consumidos em pequenas quantidades. A cafeína pode tornar os bebês mais irritados e com dificuldade para dormir. Tome, no máximo, duas xícaras de café por dia.


Consuma à vontade

Beba muito água! Ela irá te deixar hidratada e manterá uma adequada produção de leite para o seu bebê. Por isso, mantenha sempre uma garrafinha de água ao seu lado, principalmente quando estiver amamentando.


Evitando as cólicas

Na realidade, cada mãe vai perceber quais alimentos geram cólicas no seu bebê e passará a evitá-los em seu dia a dia. Não existe uma fórmula única, toda dupla mãe-bebê tem suas características próprias.


Amamentação: benefícios para o bebé e para a mãe

O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebé: previne infeções, obesidade e diabetes. Além disso, está sempre pronto e à temperatura ideal, sendo económico e de fácil digestão.


Leite Materno

A quantidade de leite produzida não depende da mãe, sendo regulada pelo bebé segundo vários fatores: intervalo entre as mamadas, volume de leite ingerido de cada vez e se obtém leite de uma só mama ou das duas.


Dieta e estilo de vida da mãe durante a amamentação

Enquanto estiver a amamentar, a mãe deve procurar manter uma dieta equilibrada e variada com ingestão de líquidos. Não deve ingerir bebidas estimulantes como chá preto e café ou bebidas alcoólicas, fumar ou tomar medicamentos sem receita médica.


Extração e conservação de leite materno

Antes de iniciar a extração do leite, a mãe deve lavar bem as mãos. Os materiais utilizados na extração e armazenamento podem ser lavados na máquina da loiça ou com água quente e sabão e enxaguados abundantemente com água. Seque-os e guarde-os em local limpo.

image

Leave a Comment