A mae realiza uma açao penalmente relevante

image


O que é uma conduta penalmente relevante?

* voluntariedade – a conduta será penalmente relevante se houver ato voluntário por parte do agente; se tal não ocorrer (por ex. na coação física irresistível), não haverá conduta (penalmente relevante), consequentemente a conduta será atípica (atípico penal).


Quando o crime é culposo?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.


Quem responde por omissão?

O agente tem obrigação de agir, não de evitar o resultado. Portanto, nos crimes omissivos próprios, o agente responde pela mera conduta de se omitir e não pelo resultado de sua omissão, embora em alguns casos o resultado possa configurar majorante ou qualificadora.


Quem é o agente garantidor?

É aquele que, pela ordem normativa, está obrigado a evitar um resultado danoso. A figura do garantidor surge de acordo com o Código Penal Pátrio no crime omissivo impróprio (também chamado de comissivo por omissão), consiste na omissão ou não execução de uma atividade predeterminada e juridicamente exigida do agente.


Como saber se o crime pode ser culposo?

18, II, do CP, que define como culposo o crime “quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia”. O que se pode perceber é que se pune a violação ao dever de cuidado, e não precisamente o resultado que a conduta ocasionou.


Quais são os requisitos do crime culposo?

Os elementos do crime culposo são conduta humana voluntária; violação ou inobservância de um dever de cuidado objetivo; resultado naturalístico involuntário; nexo entre conduta e resultado; previsibilidade; e tipicidade.


Quem por ação ou omissão?

Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.


O que é responsabilidade civil por omissão?

A responsabilidade civil ou extracontratual do Estado corresponde à obrigação de reparar danos causados a terceiros em decorrência de comportamentos comissivos ou omissivos, materiais ou jurídicos, lícitos ou ilícitos, imputáveis aos agentes públicos.


Quando a omissão vai ser relevante para responsabilizar alguém?

O dever de indenizar pode, evidentemente, nascer pela omissão em observar as regras de proceder. Mas não nos afigura correto reconhecer que a omissão somente é relevante para a hipótese da negligência. Ainda que determinada pessoa não tenha dever de cuidado8 no caso concreto, pode ser observada conduta culposa.

Leave a Comment